terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Carteira de motorista de Ontario e PR card! \õ/

Finalmente, nosso PR card chegou!!! \õ/ e ele é lindoo!! *_* o tempo normal de processamento é de até 61 dias, se demorar mais que isso tem que entrar em contato com o governo do Canadá. Nosso prazo iria encerrar essa semana, felizmente chegou antes (o que quer dizer que eles receberam alguma das formas de mudança de endereço que eu mandei: por fax e por e-mail) :D não precisamos mandar foto nem nada. Agora não precisamos mais usar nosso Co-PR (confirmação de residente permanente) que estávamos usando como comprovante do nosso status no Canadá. E se por acaso precisarmos sair do Canadá, podemos usar o cartão para retornar ao país <3 a validade vai até 2023. Depois disso, teremos que renová-lo (ou aplicar pra cidadania canadense, se preenchermos os pré-requisitos até lá).

Além disso, também dei o segundo passo pra tirar minha carteira de direção de Ontário. Vou tentar explicar como é o processo mais ou menos:

Primeiro tem que fazer a prova teórica. São 20 questões de leis e direção defensiva, seguidas de 20 questões de placas. Você precisa acertar 16 de cada pra conseguir passar. A prova pode ser no computador ou no papel, depende do local onde for fazer. Não precisa agendar, só ir a um test center que faz na hora a prova.

Se passar, você consegue a carteira de motorista G1, que permite que você dirija com uma pessoa com 4 ou mais anos de experiência de motorista em Ontário ao lado (além de ter outras restrições, como 0 teor de álcool no sangue e não poder dirigir entre meia noite e 5 da manhã, por exemplo). Depois 1 um ano com essa carteira (ou 8 meses, caso você faça as aulas dos centros), você pode fazer a primeira prova prática, que avalia coisas básicas de direção. Se passar nessa prova, você consegue a carteira G2, que também tem algumas restrições, mas menos do que a G1 (não precisa mais dirigir com alguém habilitado e pode dirigir em highways, por exemplo). Depois de um ano com a G2, você faz outra prova prática, que vai avaliar habilidades mais avançadas de direção, incluindo estacionar de baliza e dirigir na highways. Caso passe, aí sim consegue a carteira definitiva G.

Quando você tem experiência de direção em outro país, pode usar essa experiência para pular as etapas. Com isso, só precisa fazer a prova teórica e uma prática (a segunda), e não as duas. E também não precisa esperar todos esses anos pra fazer as provas práticas, pode fazer logo em seguida da teórica.

Então, como eu já tinha carteira no Brasil há alguns anos, o primeiro passo pra fazer a canadense foi ir ao consulado brasileiro pra pedir a legalização da carteira, que eu expliquei aqui.

Desde então, comecei a estudar para a prova, aos poucos, lendo o guia para motoristas de Ontário. Fui lendo devagar e, quando terminei, fiz os simulados presentes num outro livro fornecido pelo governo de Ontário. Enquanto estava estudando, percebi que a forma de pensar dos motoristas aqui é muito interessante e totalmente diferente do Brasil. Algumas regras e informações achei sensacionais (por exemplo, aqui o motorista SEMPRE para pro pedestre na faixa - como funciona em Brasília, mas não no resto do país; ou então que você DEVE olhar por cima do ombro, e não só nos retrovisores, pra poder diminuir o problema do ponto cego)! Mas tem algumas coisas parecidas no Brasil, também.

Livro que ensina a dirigir em Ontário :) 

Livro com simulados.
Depois que terminei de estudar, fui no sábado (tentar) fazer a prova. Como era só chegar e fazer, almocei e saí de casa. Cheguei ao centro na Lawrence quase 3h e tinha um aviso na porta dizendo que eles não estavam mais emitindo senhas praquele dia, porque a fila já estava ultrapassando o horário de fechamento do centro (5h no sábado). Fiquei bastante decepcionada, mas aproveitamos pra passar no No Frills e no Toys'R'Us que tem perto do centro, então, não foi uma viagem totalmente perdida. Também aproveitamos pra tirar essas fotos do céu de Toronto (quem disse que só Brasília tem céu bonito?)

Pra onde foi a neve??? :'(

Por do sol :D

Que cores! (ao vivo estava ainda mais incrível!)
Esperei uma semana e fui no sábado seguinte pra fazer a prova. Mas antes, fiz mais uns simulados, dessa vez nesse site, pra ver se eu ainda lembrava das coisas pra prova. Alguns detalhes eu ainda errava (principalmente quando era alguma coisa específica de números, como pontos na carteira ou distâncias). Mas sempre acertei o suficiente pra passar, então, senti que ainda estava preparada.

No sábado, acordei, tomei café e fui pro mesmo centro, na Lawrence. Peguei minha senha B123 às 9h55 da manhã, uns papeis pra assinar, responder umas perguntas e colocar o endereço e fui me sentar pra esperar. E esperei. Esperei. Esperei mais um pouco. Minha bunda começou a doer de ficar sentada, então, dei uma voltinha, pra depois sentar em outro lugar (porque a sala estava lotaaaada). Mais de 3h depois de chegar, minha senha foi chamada. 

Assim que cheguei pra ser atendida, a moça que me chamou estava comentando com a do lado que não ia mais chamar senhas começadas em B nem F, só A e C. Não entendi porque esse preconceito com os B (ou os F), mas realmente eu já tinha notado que estavam sendo menos chamados do que os outros. Eu tinha imaginado que era chamado pela ordem de chegada, mas aparentemente não (não sei se a fila das outras letras era maior, ou se pra resolver coisas do B ou F era mais chatinho, ou o quê, pra ter essa diferença toda). Dei uma de desentendida e perguntei se sempre demorava assim pra ser chamado e ela disse que era porque era sábado, aí ficava mais cheio. Enfim... ela pegou os papeis que eu preenchi, o papel que o consulado fez (e disse que esse não iria me devolver), minha carteira de motorista brasileira e preencheu umas coisas no computador. Fez meu teste de visão (ver uns números num aparelho e depois falar se a luz estava piscando do lado direito ou esquerdo) e tirou minha foto. Assinei mais um papel e paguei as taxas. Então, ela percebeu que preencheu errado as coisas no computador (esqueceu de colocar minha experiência no Brasil), então, fiz tudo de novo xD (menos o teste de visão e pagar as taxas xD). Por fim, ela perguntou se eu queria que meu teste fosse em inglês mesmo (dá pra escolher outras línguas, inclusive português). Eu disse que era em inglês mesmo, então, ela me encaminhou pra uma outra sala, para fazer a prova em si.

Entreguei os papeis que a primeira moça me deu pra uma outra atendente, ela conferiu, me devolveu tudo e disse o computador que eu ia usar pra prova ("computador" né, porque era só uma tela touchscreen hehe). A prova foi basicamente igual aos simulados que eu fiz, com algumas questões idênticas mesmo, o que eu achei bom, porque algumas das questões que eu errei no simulado caíram, aí e acertei na prova \õ/ cada questão te dá 4 opções de resposta, eu tinha que clicar na que eu achava certa, confirmava se era isso mesmo e o computador já dizia se eu acertei ou não! Dava pra pular as questões que eu não sabia, pra fazer no final (e foi o que eu fiz, pra não ficar desestabilizada se caso errasse muitas no meio da prova xD). Acertei todas sobre leis e direção defensiva e errei duas de placas (curiosamente nos simulados eu geralmente acertava todas as de placas e errava uma ou duas de leis e direção defensiva). Assim que acabaram as questões, apareceu uma mensagem de que eu passei e que era pra eu me encaminhar pra atendente.

Quando cheguei, ela pediu pra eu deixar o papel no balcão e sentar pra esperar. Uns 5 min depois ela me chamou e me deu um "Parabéns, você passou" mixuruca. Pediu pra eu confirmar meu endereço e me deu um papel com minha carteira provisória, até chegar a definitiva daqui 2 a 3 semanas \õ/ também me deu uns papeis com informações para as próximas etapas :D

Agora, é só fazer algumas aulas de direção aqui (porque tem algumas coisas diferentes) e marcar a prova prática! \õ/

Até mais,
Mari! =D

PS: Achei que existem poucos centros de teste de direção aqui em Toronto (só 4!!), para o tamanho da cidade! Talvez por isso também que estivesse tão cheio. 

2 comentários:

  1. Parabéns Ma que Deus continue abençoando vcs!!
    Sugestão: quando puder conta sobre a rotina de trabalho, como é trabalhar no restaurante e se o chefe é chato kkkk bjaoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Acho que farei um post sobre meu trabalho quando receber meu primeiro paycheck! xD

      Excluir

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)