segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Busca por emprego

Agora que já estamos estabelecidos, nosso próximo item na lista de prioridades é buscar empregos. Cada pessoa tem sua estratégia de busca de empregos. Acredito que varia muito da área, dos objetivos profissionais, experiência prévia, etc... Acredito também que não tem uma maneira certa ou uma fórmula mágica, tem que ver o que vai funcionar pra cada caso. De qualquer forma, vou contar aqui um pouco como tem sido minha busca por emprego. Para entenderem o histórico de maneira geral: no Brasil eu era Veterinária com um curso de especialização em Patologia Clínica e minha vida inteira trabalhei e fiz estágios em laboratório para análises clínicas veterinário.

Minha busca por emprego pode ser dividida em várias etapas e estratégias a longo to tempo, que eu vou tentar explicar a seguir:

1) Ainda no Brasil, já tinha ouvido falar que o LinkedIn era uma boa forma de procurar empregos no Canadá. Então, no período pré-embarque eu já atualizei meu perfil todo pro inglês e marquei pra receber e-mail sempre que surgissem vagas em Toronto (qualquer tipo de vaga, só pra eu ter uma ideia das possibilidades. Geralmente eu recebo um e-mail todo dia com cerca de 800 vagas novas); vagas pra Laboratory Technician em Toronto (recebo pelo menos um e-mail por semana com vagas, mas não é tão frequente); vagas que requerem Português como pré-requisito (recebo às vezes um por semana. As vagas geralmente são pra atendentes ou telemarketing. Estou esperando que apareça alguma para dar aula); e vagas para voluntário (uma vez por semana eu recebo, mas quase não tem vaga de voluntário. Não entendo porque ficam aparecendo vagas aleatórias só nesse e-mail).

Antes disso eu dava umas olhadas de vez em quando no jobbank, que é um site do governo canadense onde as empresas podem anunciar vagas. Eles tem um sistema de notificações de vagas quando é compatível com seu perfil, mas até hoje nenhuma vaga que eles diziam ser compatível servia pra mim (geralmente aparece técnico em farmácia ou outros que precisam de certificações que eu não tenho).

Também pesquisei empresas de laboratório veterinário na região de Toronto e só encontrei a Idexx, que fica em Markham (uma cidade aqui perto), e a HealthGene, que  fica em Vaughan (outra cidade aqui perto). Pelas minhas pesquisas, conclui que muitos lugares devem ter laboratórios na própria clínica/hospital, mas acredito que quem processa as amostras é o mesmo técnico veterinário que ajuda a colher amostra, auxilia nas cirurgias, faz raio-x e outras coisas da clínica e não alguém específico/especializado, porque sempre que tem vaga de técnico de veterinária as funções das vagas especificam tudo isso e ainda mais!

2) Ainda no Brasil, eu pesquisei bastante sobre estilos de resume e vi que cada vaga que aplica tem que ter um resume específico, onde você foca em habilidades e qualificações específicas para aquela vaga. Tem muitos sites que ajudam a fazer isso, um dos que eu gostei foi o do settlement.org, porque é financiado pelo governo. Então, arrumei dois currículos "base" pra mim: um funcional e um cronológico e fiz uma lista de skills e qualificações que eu poderia colocar, dependendo da vaga, mas não mandei nenhum (tem muita gente que já começa a mandar currículos do Brasil e às vezes até já chega aqui com entrevista marcada. Mas acho que sejam profissionais com muitas oportunidades de vagas no Canadá, o que não era o meu caso). Vou incrementando essa lista aos poucos e descobri skills que eu nem imaginava que tinha (como experiência em customer service, por atender telefonemas e receber pagamentos em um dos locais que trabalhei, por exemplo). Tem que pensar fora da caixa nessas horas. Para não ser considerada overqualified para as vagas de laboratório que queria aplicar, coloquei minhas funções de trabalhos antigos como "laboratory technician" ao invés de "veterinary clinical pathologist", já que as funções são basicamente as mesmas. Além disso, estou considerando minha residência como experiência de trabalho ao invés de especialização (já que é basicamente um treinamento em serviço).

3) Depois de chegar aqui, fomos ao YMCA em busca de orientação. A moça disse que a melhor opção pra eu continuar na área de veterinária seria procurar trabalhos voluntários em hospitais, zoológico, abrigos, etc... que vou fazer contatos e uma hora aparece uma vaga que eu posso ser contratada. Também deu endereços de agências financiadas pelo governo de Ontario que poderiam me ajudar de graça a revisar currículo, dar mais dicas, etc... Então, eu decidi passar em uma delas assim que terminasse a mudança.

4) Além disso, eu já tinha ouvido falar de um site chamado craigslist, que era uma boa procurar emprego por ele. Então, desde a época do airbnb, eu sempre ficava de olho nas vagas e mandei uns currículos por lá. Achei o site bem interessante e com uma variedade de vagas imensa. Nesse site, descobri que teria uma job fair em uma das agências que a moça do YMCA tinha sugerido, então, resolvi ir lá conferir.

5) Cheguei ao Woodgreen Workforce Development e falei com uma moça, que me levou a um computador pra eu fazer meu cadastro: informações pessoais e depois uma lista com meu histórico profissional, incluindo funções, salários, etc... Depois de preenchido isso, fui encaminhada para uma outra moça, que seria a minha conselheira e iria me ajudar.

Ela perguntou quais meus objetivos de emprego, pediu pra ver os resumes que eu tinha feito (e disse que eu teria que mudá-los) e começou a pegar um monte de papel com lista de sites onde eu poderia encontrar informações sobre a minha área. Ela também sugeriu fazer voluntariado na área, mas eu perguntei se faria diferença no meu caso, já que eu não quero vagas pra clínica. Perguntei se laboratórios também tem voluntário e ela não sabia, sugeriu eu pesquisar. 

Perguntou sobre eu tirar a licença pra atuar como veterinária aqui e eu expliquei o porquê que não pretendo fazer isso a curto/médio prazo, mas falou que se eu quisesse, pra procurar por bridging programs (e eu acabei de descobrir que o único programa pra veterinários vai fechar as portas em março xD). Eu disse que estava procurando vagas para Laboratory Technician e ela recomendou ver sobre regulamentação da área. 

Perguntou se eu sabia de cursos do governo pra minha área que tem estágio no final. Aí eu comentei que o Armando ia fazer um desses, eu só não sabia o nome e disse que não encontrei nenhum pra veterinária. Ela ficou feliz em saber que o Armando ia fazer, disse que é uma ótima opção e perguntou se era o can-ex. Eu não sabia se era esse, mas ela disse de novo que cursos nesse estilo são muito bons. Então, ela entendeu que eu preciso começar a trabalhar logo, enquanto ele fizer esse curso, e perguntou se eu queria participar da job fair que ia acontecer ali pra trabalhar em uma pizzaria famosa e eu disse que sim \õ/ fomos lá me cadastrar e voltamos pra salinha pra ela terminar de me passar informações.

Me passou várias listas de sites pra pesquisar, me cadastrou em vários workshops que eles vão fazer em janeiro sobre resume, cover letter, técnicas de procura de emprego, etc... (O YMCA tem cursos semelhantes e também nos cadastramos quando fomos lá, só não lembro as datas agora), mas disse que se eu conseguisse a vaga na pizzaria, que não precisaria assistir aos workshops. Ela também falou que um bom site pra procurar emprego é o indeed. Me deu exemplos de como mudar o currículo e que, quando eu mudasse, mandasse pra ela pra ela dar uma olhada.

6) Fui a uma job fair (contarei num próximo post) e achei bem interessante essa forma de procurar vagas de emprego. Você chega lá, se cadastra, leva o currículo e eles fazem a entrevista na hora. A moça disse que iria ligar durante a semana com a resposta.

7) Assim que cheguei em casa comecei a olhar vagas pelo indeed. Fiz meu perfil no site (achei bem melhor do que o do LinkedIn) e comecei a salvar e aplicar para vagas entry level e vagas na minha área. Cada vaga eu mudava meu currículo focando no que eles pediam (por exemplo, pra uma vaga de caixa é mais importante dizer que tem experiência em customer service, enquanto pra uma vaga na cozinha eu focava em outras coisas, como organização) e fazia uma cover letter diferente. Mandei cerca de 15 currículos ao longo dos dias e achei sensacional algumas vagas de Dishwasher (lavador de pratos) pedirem experiência e pagarem salário mínimo '-' (penso que se pede experiência devia pagar mais, não? ~.^ vale experiência em casa? >.<)

8) Ao mesmo tempo que procurei vagas no indeed (e antes até) sempre dava uma olhada em vagas de empresas grandes, tipo Walmart, Sobbeys, KFC, etc... que geralmente tem no próprio site vagas abertas, com a possibilidade de se cadastrar pelo site deles mesmo. Eu gostei dessas vagas, porque geralmente não precisava mandar um currículo, só responder as perguntas lá (acho que pode se considerar até como sendo uma "pré-entrevista", já que as perguntas geralmente são referentes a alguma situação que você pode passar, características suas, etc... que é o que importa mesmo pra essas vagas, né?). Só precisa ter endereço e telefone canadense (a Idexx contrata dessa forma, então, só pude começar a aplicar pra vagas deles depois que cheguei aqui). Inclusive, muitas vagas no LinkedIn, quando vai aplicar, te encaminham pro site da empresa ou outros de busca de emprego, quase nenhuma vaga dá pra aplicar por lá '-'

9) Um dia eu resolvi tentar uma outra estratégia, que foi sair ao redor da área onde estou morando e sair entregando currículos direto nos lugares. Eu procurava lojas com placas de "Hiring" na frente e deixava meu currículo nelas. Não tinha tantas vagas assim, entreguei 3 currículos só: um no Dollarama (que não tinha placa de hiring, mas eu resolvi tentar mesmo assim. A funcionária disse que eles contrataram muito em dezembro, então, acho que vai ser improvável me chamarem lá), um no Valu-Mart (um mercado aqui por perto. Tive que entregar meu currículo e preencher um formulário na loja) e no McDonald's (entreguei meu currículo, mas disseram que eu tinha que aplicar no site também). Tinha também uma loja procurando vendedor de colchão, uma procurando vendedor de sapato com experiência e algumas procurando hair stylist, mas não apliquei pra essas xD

Depois de uma semana intensa focando na busca de emprego, tive uma resposta por enquanto, de uma vaga que eu apliquei pelo indeed \õ/ me mandaram e-mail perguntando se eu ainda estava interessada e queriam marcar entrevista. Eu disse que sim e... o resto da história vai ficar pra uma outra hora xD mas fiquei muito feliz por saber que minha procura deu resultados, que mesmo não tendo experiência em nenhuma área além de laboratório consegui uma entrevista e que a o meu currículo deu certo \õ/

Até mais,
Mari =D

PS: Depois de conversar com os especialistas do YMCA, achamos que o melhor para o Armando é fazer um curso ELT. Esse é um programa do governo para pessoas formadas no exterior em alguns cursos específicos desenvolverem inglês voltado para o trabalho, serem ajudadas a montar currículo, entrevista, etc... e, ao fim do programa, ainda tem um placement de 6 semanas em alguma empresa na área (como um estágio não remunerado). Ficamos mais interessados nessa possibilidade porque assim ele consegue experiência na área, contatos, referências e ainda tem a possibilidade de ser contratado depois (como acontece com algumas pessoas que fazem esse tipo de programa).

Então, enquanto ele faz esse curso (8 semanas de aula + 6 semanas de trabalho) eu vou ficar responsável por ganhar dinheiro (ainda não vai ser o suficiente para fechar as contas, mas já vai ajudar bastante!), principalmente porque ainda não descobri nenhum curso semelhante que formados em veterinária possam participar. Existem alguns pra pessoas da área da saúde, mas já mandei e-mail e veterinários não são qualificados pra estes cursos.

2 comentários:

  1. O Armando está gostando do curso ELT? Dei uma olhada no site e achei interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o curso está sendo bem legal porque ele te ensina como fazer seu currículo e sua cover letter no padrão canadense, além de dar muitas dicas sobre procura de emprego, melhorar sua conversação durante o curso e até fazem praticas de entrevista com você. Tem algumas coisas que você pode já até saber como por exemplo eles ensinam como fazer uma apresentação em PowerPoint que eu já sabia, mas no geral tá valendo muito a pena.

      Excluir

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)