segunda-feira, 16 de abril de 2018

Dicas de supermercados em Toronto

Esses dias estávamos conversando sobre supermercados aqui em Toronto num grupo de Whatsapp e a nossa amiga e excelentíssima Lorena nos fez um resumo incrível. Eu já tinha pensado em fazer um post sobre os mercados daqui, mas nada iria chegar nem perto das experiências que ela teve. Pedi a autorização dela pra postar aqui o que ela escreveu, então, voilà:

"No Frills com certeza o mais barato, mas se paga pelo que se tem. Fiquem atentos às datas de validade porque outro dia quase compramos um palmito que estava vencido há mais de 1 ano. Os produtos da Noname são bons, compara ao supermercado Dia do Brasil. Dessa marca o que não gostei foi o iogurte e os embutidos. Minha experiência de comprar frutas e verduras lá não foi boa também, os produtos perderam muito rápido. Curiosidade: o Listos' No Frills (localizado na Finch com Don Mills) vale uma visita: como está no meio de uma comunidade asiática, indiana e muçulmana, tem muitos produtos curiosos por lá.  O que só achei No no Frills  por enquanto foi palmito e creme de leite. Lá também tem um queijo muito semelhante ao fresco do Brasil, ele vem sem uma embalagem de plástico rígido e você vai ver que tem muito soro nele. O sabor é realmente parecido. Comentário da Mari: o único "ruim" no No Frills é que não dá pra pagar no cartão de crédito, a não ser que você faça o cartão deles.

Loblaws, Metro e Sobeys dizem que é caro (e são mesmo!), mas tem as melhores promoções, fiquem atentos pelo aplicativo Flipp. Faz a sua lista de compras básicas e toda semana vai verificando o que tem de promoção. Gosto muito de comprar frango no Metro. A padaria do Sobeys é sensacional e direto tem uns descontos  nesses produtos e a marca própria deles (Compliments) também é bem boa. No Loblaws perto da Young e Eglinton tem uma parte para diferentes tipos de queijos mais finos (fica a dica pra quem gosta de queijos e vinhos). 

Nations Experience é um supermercado asiático e curiosamente foi onde achamos mais produtos "brasileiros". Por exemplo todos os ingredientes de uma digna feijoada (farmers sausage foi a mais parecida com a nossa calabresa, e já vi em vários supermercados), incluindo todos os pedaços do porco e a couve igual do Brasil. Foi o melhor supermercado pra comprar vegetais, tem muita coisa diferente lá e tudo muuuito fresco, alta qualidade nesses produtos. Lá também tem os produtos da Nestlé importados do México: leite ninho e farinha láctea. Nesse supermercado tem uma praça de alimentação gigante com playground pras crianças. Tem várias estações de comida de diferentes nacionalidades. Curiosidade: foi o banheiro mais diferente que já entrei.

Costco (já falamos um pouco dele aquia gente já fazia compra em atacadista então adoramos comprar coisas lá, compensa muito para quando se quer volume. Se for com fome não tem problema porque tem tanta degustação que dá pra almoçar lá e no final tem que rolar o cachorro quente de 2 dólares com bebida liberada. Também é bom pra comprar roupas mais básicas. Eu gosto de comprar queijo lá (by the way, Friulano foi o queijo mais parecido que achei com o Queijo Minas Padrão e estou usando o Asiago pro pão de queijo). O Spring mix (salada) lá também é bem bom o preço, nunca paguei mais do que 4 dólares num pacotaralho, nos outros supermercados é quase 6 dólares um pacote médio. Tudo o que compramos até agora da Kirkland, que é a marca própria deles, foi muito bom também. Desvantagem: tem que pagar anuidade no cartão de fidelidade. Também não paga no cartão de crédito, a não ser que tenha o cartão deles.

Os mercados portugueses (como por exemplo o Nosso Talhocom certeza dá pra suprir a vontade de comer coisas do Brasil, mas até agora tenho encontrado produtos semelhantes que não são brasileiros. Na verdade acho que a única coisa que não achei em outros mercados foram os derivados de mandioca, como farinha, farofa pronta e polvilho, mas este tem no bulkbarn (já falei um pouco dele aqui).

Longos deixa um fígado mas tenha a experiência de ir lá, é um supermercado de alto nível pra fazer um graça de vez em quando, tipo datas especiais. A delicatesse de lá é pqp. Aliás eles tem uma pegada diferente de vender muita coisa pronta (facilidade na vida do consumidor) e tudo é  produzido na hora, bem fresco. Foi o supermercado mais limpo que entrei. Eu trabalhava em um restaurante industrial e acabei aprendendo a ver a comida com um olhar mais crítico (nojo mesmo) e lá é o que tem os melhores padrões sanitários. Paga pelo que se tem.

Whole food do nível do longos pra cima. Se quiser encontrar gente rica provavelmente estará lá. Eles produzem umas tartas que me deixam sem palavras só de lembrar.

St. Lawrence Market vai no sábado mais cedo, come o tradicional Pealmeal Bacon, dá uma passada na feira dos produtores que fica em outro galpão. Mas não faça compras básicas, tipo verdura e carne, só mesmo aquilo que for mais exótico ou der vontade na hora. Lá é muito mais experiência gastronômica do que compra da semana.

E dica pra quem gosta de bebidas, pra quem não conhece vale a visita na lcbo da Summerhill. De longe é a Lcbo que tem maior variedade, uma das únicas que tem growler de cerveja sempre com rótulos diferentes, e fica numa estação antiga de trem. O lugar em si é bonito pra caramba, já vale a visita só pra ver. Essa LCBO da Summerhill vale a visita mesmo pra quem não bebe, lugar é lindo mesmo. E um parque de diversão pra quem bebe. Pra quem curte cerveja artesanal tem rótulo pra mais de um ano sem repetir. Principalmente por causa das sazonais."

O único que eu acrescentaria a lista, que ela não comentou, e é geralmente onde eu e o Armando compramos, é o Walmart. Nossa paixão pelo Walmart começou desde a época de Dells, já que era o único mercado da região e tinha coisas incríveis pros nossos olhos de estrangeiros. Então, mantemos o hábito e geralmente fazemos compras lá. Os preços são bons (acho que talvez igual pra um pouco mais caro que o No Frills, mas mais barato que o Metro) e tem uma graande variedade de produtos. Sempre tem uma seção com produtos internacionais, mas a variedade vai depender do Walmart que for (o que vamos em Scarborough geralmente tem uma pequena seção portuguesa, onde já vimos Guaraná e outras coisitas brasileiras. Mas teve um outro que a gente foi não lembro onde que tinha uma seção portuguesa beeem maior e achamos batata palha yoki, entre outras coisas). Só tem que ficar ligado que não é todo Walmart que tem seção de comida, como descobrimos a duras penas aqui hahah só os maiores que tem!!

Mas depois dessas dicas que a Lorena deu, até eu vou me organizar pra procurar esses mercados que ela falou!! xD vai dizer que não vale a pena bater perna em mercado?

Até mais,
Mari! xD

2 comentários:

  1. Opa, parabéns pelo post , gostaria de saber o endereço do supermercado Nations e se vcs sabem algum lugar onde vende requeijão

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! O endereço do Nations Experience https://www.facebook.com/nationsexperience/

      Requeijão, até agora, só sei de uma loja online brasileira que descobri recentemente: https://brazilianmarket.ca/

      Até mais! :D

      Excluir

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)