quinta-feira, 13 de julho de 2017

Curiosidades e impressões sobre Assunção/Paraguai

- Não tem semáforo na cidade. Normalmente, cada motorista para seu carro no cruzamento, dá uma olhada e passa se não tiver ninguém vindo. Apesar disso, não vimos trânsito ou congestionamentos (não sei se fomos numa época em que a cidade está mais vazia ou se é assim mesmo sempre). Também não vimos faixa de pedestre, então, era meio que "cada um por si" na hora de atravessar as ruas hehe e os motociclistas também não usavam capacete. No geral, não sei se é porque não conheço as leis de trânsito paraguaias, mas achei a cidade meio bagunçada nesse quesito.

- Uma coisa que me chamou muito a atenção foram os cheiros. Em todo lugar que a gente entrava tinha um cheiro/perfume diferente (desde o aeroporto até a lojinha da esquina).

- Na rua, vira e mexe, aparecia uma pessoa com um monte de chipa (comida típica do Paraguai) para vender. Comi uma num restaurante e achei bem parecido com o pão de queijo do Brasil, só que mais "duro" e num formato diferente ~.^

- No McDonald's as opções de sabor de sorvete são baunilha ou doce de leite (e não chocolate, como é no Brasil).

- Eles faziam propaganda de vender refrigerante de 600 mL, mas quando a gente foi reparar, na verdade, a garrafinha é de 500 mL (mas nos anúncios era sempre 600 mL haha).

- Ao longo das ruas Palma e Estrella tem várias lojas tocando músicas de sucesso. E o que eles tocavam lá era basicamente música brasileira: desde Mamonas Assassinas (sim! Eles tocam muito Mamonas lá!!) até pagode e marchinhas de carnaval. Eles também pegam o ritmo de músicas brasileiras e trocam as letras (igual no Brasil, que pegam o ritmo de músicas americanas e põem outra letra em cima). Além disso, também toca muito reggaeton e catchaca (que é uma música típica do Paraguai).

- Os prédios no centro tem uma aparência de mal conservados por fora, mas alguns são bem arrumados por dentro! (outros nem tanto hehe)

- A comida no geral era muito barata! Um restaurante chique, de excelente atendimento e excelente comida lá saia mais ou menos o mesmo preço que um restaurante self-service aqui (convertendo para reais). Os restaurantes equivalentes ao self service de lá então, muito barato! Tanto é que a gente achou que ia pro Paraguai comprar coisas, mas fomos lá é pra comer!

- Não sei se a cidade normalmente é perigosa ou se é rotina lá, mas caminhando pela cidade a gente sempre via um (ou mais) policial por perto. E eles realmente trabalham: em duas situações vi pessoas sendo multadas. A primeira, foi um cara que parou "rapidinho" em um local proibido, mas não teve chance, foi multado na hora! Inclusive, ele tentou se explicar com o guardinha, mas não teve jeito. Multa! Na outra, foi um cara que passou que nem um doido num cruzamento. O guardinha viu e pediu pra ele encostar o carro. Mas ele ignorou, saiu esbravejando e seguiu a viagem. Mas o guardinha não se intimidou e anotou as informações do carro!

- Tem muito ônibus velho e carro velho circulando pelas ruas!

- É muito comum ver as pessoas levando uma garrafinha pra tomar tererê onde quer que estejam. Vimos pessoas com essas garrafinhas nos shoppings, nas ruas, policias em serviço, nas lojas... enfim, reparem que eles estarão em todos os lugares! Além disso, sempre tem uma lojinha que vende essa garrafa com os mais variados modelos e desenhos.

- Não sabíamos falar espanhol e conseguimos nos comunicar bem com os nativos! =D

- O dinheiro do Paraguai é composto por 4 moedas e notas acima de 2.000 guaranis. 

- Em muitas lojas eles dão o preço das coisas em guarani e em dólar (e às vezes só em dólar), principalmente em lojas de eletrônicos. Isso fazia uma confusão na nossa cabeça na hora de pagar, porque às vezes tinha que ficar convertendo na hora e eles usam uma taxa louca quando é assim. Então, dependendo do que for comprar, pode valer a pena pagar em dólares.

- Tinha muito brasileiro na cidade!! Sei que estava tendo um simpósio na mesma época e alguns brasileiros estavam lá por isso (e nosso hotel estava lotado por isso também), mas em todo lugar que a gente via, sempre tinha um grupo de brasileiros!

- Em algumas lojinhas de eletrônicos tem aparelhos de vídeo game antigos a venda! Além de jogos para os mesmos <õ>

Até mais,
Mari =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)