sexta-feira, 28 de julho de 2017

A saga IELTS (parte 3): General Training

Na minha segunda tentativa do IELTS, como eu e o marido precisávamos de uma nota bem maior e estávamos com menos tempo de procurar na internet materiais de estudo, contratei umas aulas particulares para gente praticar. As aulas eram pelo skype e foram boas. A professora explicava cada dia um tipo de writing e passava um tema pra gente treinar durante a semana. Depois ela corrigia e dava o feedback pra gente (dizendo como poderíamos melhorar a nota. Porque não adianta escrever sem erros, não vai tirar 9. Existem outros fatores tão importante quanto isso). Além disso, ela passou uma lista enorme de exercícios que me ajudaram a relembrar regras gramaticais e vocabulário. Durante as aulas, ela também sempre fazia vários simulados do speaking, corrigindo e dando dicas de como melhorar. E também nos deu várias provas antigas (algumas eu já tinha feito da primeira vez que estudei, mas fiz de novo), para podermos ir praticando o listening e o reading.

Dessa vez, minha rotina de estudo era a seguinte. Acordava as 7h da manhã durante a semana (que era antes de começar a me arrumar pra ir trabalhar) pra poder fazer alguns exercícios gramaticais, provas antigas ou writing por 1h mais ou menos. Uma vez por semana a noite a gente tinha a aula com a professora. E no sábado ou no domingo eu fazia um simulado completo (fazia a prova nos moldes que seria no dia: listening, depois reading e depois writing, no tempo que eu teria no dia da prova). Além disso, uma nova regra foi instituída lá em casa e todos os filmes e seriados que fôssemos ver seria apenas em inglês com legenda em inglês, pra praticarmos. Eu nunca fui muito de ver séries, mas comecei a criar hábito para poder praticar. Também começamos a falar em inglês entre nós. Nossas aulas começaram no fim de julho e nossa prova foi dia 10 de dezembro.

Minhas notas do reading eram suficientes. Meu listening variava muito. Tinha provas que eu acertava 36, mas outras eu acertava 30, dependendo dos tipos de questões. Então, eu estava torcendo para no dia, a prova oficial ser parecida com uma das que eu acertava 36, ao invés de ser uma das que eu acertava 30 hahaha no começo meu writing variava em torno de 6,0 a 6,5, mas mais perto da prova eu estava conseguindo chegar no 7,0 (mas dependia do tema). Eu sentia que meu speaking estava melhorando, mas sempre pedia feedback da professora pra ver quanto seria a minha nota e etc... Acho que meu maior problema no speaking era parar pra tentar pensar numa resposta mais elaborada. Com isso, ficava com muitas pausas enquanto eu estava falando.

Recebemos o e-mail do Bristich Council com a data do Speaking. O Armando faria de manhã e eu de tarde. Não fiquei tão nervosa ou preocupada dessa vez porque eu tinha me preparado bem mais e sabia o que me esperava (mas ainda sim, fiquei um pouquinho ansiosa).

Nossas provas foram mais ou menos parecidas (principalmente a primeira parte. Mas quando ele saiu da prova eu não fiquei perguntando muito das questões pra não ficar esperando uma coisa e ser pega de surpresa depois). Me perguntaram sobre o local que eu moro, o que eu via da minha janela e depois começaram a falar de bolsas (pra ele, perguntaram sobre mochilas): o que eu considerava quando tinha que escolher uma, se eu gostava de usar. A parte dois foi pra descrever uma época very busy da minha vida (perguntava quando foi, porque era movimentada, o que eu fiz pra lidar com isso, como eu me senti). Na parte três a moça perguntou sobre a vida movimentada das pessoas, se eu achava que as pessoas trabalhavam melhor sob pressão, falar sobre advantages e disadvantages de trabalhar sobre pressão, como as empresas podem compensar funcionários quando trabalham muito, se o entertainment poderia ajudar as pessoas a lidar com o estresse, porque algumas pessoas não conseguem se distrair mesmo quando deveriam relaxar, se a tecnologia tem feito as pessoas ficarem mais estressadas.

Não sai muito confiante do speaking hehe acho que poderia ter feito melhor, mas não sei. Tentei usar algumas high level words (productivity, incentives, pay increments, perks, day off), mas na hora não lembrei de muitas mais. Falei "bad" duas vezes :/ e também não prestei atenção se usei muito "I think", mas acho que não. Com relação ao tempo verbal, não sei dizer se cometi muitos erros, mas tentei não parar tanto pra pensar nem nada assim pra tentar ganhar mais pontos na fluência. Acho que pelo menos nisso consegui ir bem.

No segundo dia saí beem mais confiante. A prova era exatamente o que eu esperava, o áudio estava muito bom, os temas do writing foram bons, então, achei que tinha ido bem.

Perto do natal vimos nossas notas online (já que estávamos viajando). Tirei 9 no reading e no listening\õ/, 7 no writing \õ/ e 6,5 (!!!) no speaking. Fiquei um pouco decepcionada com meu speaking, porque foi exatamente a mesma nota que eu tirei quando não estudei tanto!! Esperava que eu tivesse ido melhor. Considerei pedir revisão de nota, mas achei melhor não, porque não achava que tinha ido tão melhor assim a ponto de mudar a nota (mas depois de ter feito o perfil no Express Entry me arrependi de não ter pedido a revisão, porque meio ponto a mais no IELTS nos daria 50 pontos a mais no nosso perfil :/)

Quando voltamos das férias, nossas cartinhas estavam nos esperando com as nossas notas =)
Beijos,
Mari! =D

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