O Toronto Transit Comission, também conhecido como TTC, é o responsável pelo sistema de transporte público de Toronto. O sistema é todo integrado entre ônibus, metrô e bondinhos e te leva pra qualquer lugar na cidade de Toronto e alguns arredores. Foi eleita a melhor agência de transporte público da América do Norte em 2017 e, até o momento, acho que concordo com o prêmio e estou bastante satisfeita com todo o sistema em geral. Os motoristas e funcionários são geralmente simpáticos e educados, sempre somos informados de tudo (atrasos, problemas na linha, horário que os ônibus ou trens chegam...) e, quando uma linha está com algum problema por algum motivo (como reforma no metro, bondinhos com problemas por causa do frio...), eles dão alternativas (geralmente ônibus que passam nas mesmas estações) pras pessoas.
Os ambientes (carros, estações e banheiros) são em geral bem limpos, mas já vi alguns lixos nos ônibus deixados por passageiros (o mais comum são copos do Tim Hortons xD). Não são todas as estações de metrô que tem banheiro, então, tem que ficar ligado! Mas acho que todas tem elevadores! Ahh! E também tem os músicos do metrô, que são uma atração a parte! Toda estação tem um espaço reservado pra músicos, que são selecionados pra terem autorização pra tocar no metrô (inclusive, as inscrições desse ano estão abertas!) e os passageiros podem dar dinheiros pra eles. Em geral os músicos são muito bons! Já vi de todo o tipo, banda, dupla, sozinho, violão, guitarra, violoncelo, músicas típicas, clássicas, rock... inclusive já vi passageiros parando pra cantar junto (já vi cantando Beatles e, pasmem, ópera!)!
Eles estão com uma campanha que achei bem legal, que chamam de "The TTC Way" em que falam que estão comprometidos com segurança, eficiência, etc... pra entregarem uma excelente experiência pro cliente. Mas enfatizam que o TTC não é formado só por eles e que cada um tem sua responsabilidade e sua função dentro do sistema :) achei isso interessante porque é verdade e dá um sentimento de que o TTC é responsabilidade de todos e todos podem contribuir (ao respeitar os outros, não obstruir passagens, ajudar, passar informações)!
A impressão que eu e o Armando temos é que, de certa forma, eles centralizaram o sistema de transporte no metrô. Ou seja, os ônibus e bondinhos sempre estão partindo ou chegando a uma estação de metrô (e até mesmo ligando uma estação a outra). E tenho a impressão de que não existe um terminal de ônibus/rodoviária centralizando tudo ou algo do tipo. Se você tiver fácil acesso ao metrô, tem acesso a todo o sistema de transporte de Toronto. A estação que poderíamos dizer ser a mais centralizada que existe é a Union Station. Mas mais porque conecta o Path, o TTC (metro, ônibus e bondes) e outras redes de transporte, como o Go Transit (um sistema de trens e ônibus que conectam Toronto a outras cidades próximas e tem algumas estações dentro de Toronto também), do que por ter saída e chegada de todos os ônibus da cidade, que não acontece em lugar nenhum. Vale enfatizar que a arquitetura do lugar é muito bonita! E tem também um trem expresso que conecta a Union até o aeroporto :)
Mapa do metrô |
Um vídeo curtinho mostrando uma parte do metrô :) (fazia tempo que não tinha vídeos, né? xD)
Todas as estações de metrô tem alguns ônibus que saem delas e algumas tem ônibus e bondinhos. Então, tem que se dirigir pra área de embarque dos ônibus/bondinhos, onde tudo é bem sinalizado e cada ônibus tem uma área específica pra embarque. Todas tem uma tela com os horários dos próximos ônibus
Os pontos de ônibus espalhados pela cidade geralmente protegem você contra o frio, por terem paredes que bloqueiam o vento. Alguns tem um letreiro na parte interna que diz quanto tempo demora pro próximo ônibus e todos tem um número de telefone que você pode mandar uma mensagem de texto com o número da estação e eles respondem com quanto tempo vai demorar os próximos ônibus :) além disso, dentro do ponto de ônibus sempre tem um mapa do sistema de transporte. Todos os pontos tem um poste onde, geralmente, tem os números dos ônibus que param lá. E não precisa acenar pro ônibus, só esperar do lado desse poste que ele já para. Os ônibus tem um mecanismo controlado pelo motorista que faz com que a parte da frente abaixe pra facilitar a entrada das pessoas, tem uma rampa retrátil pra pessoas com carrinhos de bebes e cadeiras de rodas entrarem e tem um suporte para bicicletas na parte da frente. Alguns ônibus da frota são até híbridos! :D
Um ponto de ônibus do centro da cidade :D |
Poste com os números dos ônibus que passam em cima e embaixo o número do telefone e da estação pra mandar mensagem e saber quanto tempo demora pros próximos ônibus |
Todos eles tem um letreiro dentro que fala o nome da próxima estação (que geralmente fica nas esquinas e tem o mesmo nome da rua que cruza a que o ônibus anda) e no geral as estações são bem próximas (acredito que pras pessoas não andarem muito no frio). Normalmente não passam muitos ônibus na mesma rua/estação, a não ser que seja uma avenida muito movimentada ou no centro. Pra descer dos ônibus, tem uma cordinha pra puxar ou um botão pra apertar que avisam o motorista que tem alguém que quer descer (mesmo estilo do Brasil).
Letreiro indicando a próxima estação |
Não usamos muito os bondinhos, mas todas as vezes que usei percebi que onde tem bondinho, não tem ônibus. As estações dos bondinhos são parecidas com as de ônibus e os carros tem que tomar algumas precauções quando estão perto de bondinhos, já que eles não encostam na calçada pras pessoas subirem ou descerem, por exemplo.
Estação de metro, ônibus e bondinho (ao fundo), com lugar pra estacionar e consertar bikes :) |
Bondinho chique (e novo!) |
Estação só de bondinho (mas que alguns carros insistem em invadir) |
Todos os tipos de trasporte tem acentos preferenciais e percebi que aqui as pessoas não tem tanto aquela "tara" que eu já vi no Brasil do povo correndo pra sentar primeiro no ônibus/metro quando abre a porta. Na verdade, já vi muita gente em pé mesmo com muitos lugares pra sentar livres, o que até obstruía o corredor! As pessoas andam de todos os jeitos no transporte público: com carrinhos de compras (nós), carrinhos de bebês, carregando compras (nós) e já vi vários cachorros (muito comportados <3) e um gato (solto, sem coleira) usando o transporte público :)
Os passageiros são bem civilizados e sempre esperam (normalmente em fila) todo mundo sair pra começarem a entrar. Mas já aconteceu algumas vezes do motorista do metro não dar tempo suficiente pra todo mundo sair/entrar e fechar a porta rapidão! Não sei se estava atrasado ou o quê. Mas de qualquer forma, geralmente tem muito trem/ônibus/bondinho, então, não demora muito e já passa outro (a não ser que seja de noite ou fim de semana, aí demora um pouco mais).
Não vou dizer que o sistema daqui é perfeito e não tem falhas ou problemas. Mas quando tem, são informadas e resolvidas de forma rápida e eficiente. Já vi muita gente que mora aqui há mais tempo reclamando do transporte público daqui, dizendo que sempre atrasa e coisa do tipo, mas não concordo muito. Além disso, quando você tem um ônibus/metrô que passa de 10 em 10 minutos, realmente faz diferença se atrasar um pouco? ~.^
Aviso de um problema na linha de metro, rapidamente contornado! |
Tem também muita especulação em cima dos atrasos do metrô, que sempre que tem dizem que alguém se suicidou na linha. Mas depois que vi um vídeo de um cara que se filmou agarrado do lado de fora no último vagão e de ver uma moça atravessando de um vagão pra outro com o trem em movimento (mesmo tendo vários avisos pra não fazer isso), não sei até que ponto é verdade ou não. Mas é fato que toda estação tem anúncios com um número de telefone que é uma linha para resolver crises (caso você esteja em uma) e nos telefones públicos da estação também tem um botão de discagem rápida pra esse número!
Telefone público com linha direta para o número da crise! |
O TTC conecta basicamente todas as áreas de Toronto. As cidades ao redor, como Vaughan ou Markham, tem um outro sistema, chamado Viva (e existem outros sistemas se for pra outras cidades também). Até tem uma nova linha de metrô que vai até Vaughan, mas se for pegar ônibus na cidade, tem que pagar o valor da passagem deles, que é $4,00. Tem alguns ônibus do TTC e vão pra essas cidades também, mas eles geralmente param em algum ponto do caminho, onde todos os passageiros tem que descer e subir de novo, pra pagar a nova tarifa.
Estação do TTC em Vaughan |
Transporte Viva |
Além disso, dá pra acompanhar os horários que o transporte vai chegar por aplicativos de celular. O software do TTC é open source, o que significa (segundo o Armando xD) que o código fonte dele é livre pra qualquer programa usar. Isso quer dizer que a maioria dos programas de fazer rotas, como o google maps e o citymapper por exemplo, sabem os horários dos ônibus, metrô e bondes e conseguem calcular tudo bem bonitinho!
Até mais,
Até mais,
Mari! =D
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