sexta-feira, 16 de março de 2018

Placement at last!

Fala gente!

Estou fazendo meu primeiro post aqui no blog pra falar um pouco sobre a minha entrevista para o placement. 

Na terça dessa semana a minha Job Developer (uma moça que esta me ajudando a procurar um placement pra mim vinculado ao curso que eu estou fazendo) me mandou um email perguntando se eu estaria interessado em uma vaga para trabalhar em uma empresa em Vaughan. Fui fazer uma pesquisa e ver qual a área da companhia e se valeria a pena fazer o placement lá. Placement é tipo um estágio não remunerado que o curso que eu estou fazendo tenta proporcionar pra você pegar a experiencia canadense pra te ajudar a arrumar um emprego. Depois de analisar fiquei meio na dúvida se deveria aceitar porque a empresa trabalha com muita coisa elétrica/eletrônica mas depois de conversar com a Mari e achar uma vaga de emprego antiga nessa empresa para Engenheiro Mecânico resolvi aceitar. 

Mandei um email de volta falando que estava interessado. Na mesma hora ela me respondeu dizendo que o pessoal da empresa queria marcar uma entrevista na quinta as 11 da manhã (dois dias pra frente) ai entrei em pânico. Como assim queriam uma entrevista assim tão rápido? Mas depois do desespero retornei o email falando ok para a entrevista.

Na quarta fiquei praticando um pouco SolidWorks (caso tivesse alguma prática né) e fiquei revisando as anotações do curso sobre as perguntas mais frequentes em entrevistas. Tentei ocupar a minha cabeça o máximo para diminuir a ansiedade.

No dia da entrevista tomei meu café e fui fazer a maratona pra chegar na empresa (são 1:30 de transporte público da minha casa pra lá). Cheguei lá 10:30 e assim que entrei um senhor me chamou para uma sala pra fazer a entrevista.

O senhor era o presidente da empresa. Fiquei meio intimidado no começo porque era ele que ia me entrevistar mas depois foi ficando mais tranquilo porque percebi que ele já ia me dar o placement baseado no meu currículo. Ele não fez nenhuma das perguntas que estudamos no curso, basicamente me perguntou se sei mexer no Solid. 

O senhor M (ele também é imigrante) foi muito gente fina e já me disse o horário, qual era o código de vestimenta da empresa e perguntou se podia começar já na sexta. Ai meio chocado perguntei se não poderia ser na próxima segunda (porque ainda tinha que comprar roupa e tênis pra trabalho mas não comentei com ele isso) ai ele disse que ia ter o dia de folga na segunda mas outra pessoa ia me recepcionar e me mostrar meu espaço de trabalho. Fiquei contente porque mesmo quando eu fazia estágio no Brasil eu não tinha um espaço pra mim. Usava um computador jurássico e ficava em um lugar bem escondido na sala, então já ter o meu canto e um computador pra trabalho já é uma coisa a mais. 

Então é isso gente em 3 dias eu estava com uma programação completamente diferente de como seria o resto do meu mês de março (já planejando fazer o prova pra carteira de motorista e outras coisas) e agora terei que me adaptar a essa nova etapa. Espero que se eu mostrar um bom serviço nesses 3 meses (tempo máximo de estágio) o senhor Merek me de um emprego de meio período ou até em tempo integral né? Sonhar não custa nada.

See yah,
Armando

2 comentários:

  1. Certamente conseguirá o emprego depois de mostrar toda qualidade que você tem. Parte para cima deles! Sucesso, amigo! Abraços

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)