quinta-feira, 29 de março de 2018

Toronto Transit Comission, o TTC (parte 2)

Depois do último post falando da maravilha que é o sistema de transporte de Toronto, você pode estar se perguntando: "como faço pra pagar pra usar o serviço? Deve ser uma fortuna!" Não esquente, que eu explico! :D os bilhetes únicos custam $3,25 dólares canadenses, se você for pagar em dinheiro. Mas não tem cobrador nos ônibus ou bondes, só uma caixinha onde você insere suas moedas (no Viva também é assim!). Então, você tem que ter o valor exato pra andar (ou mais. Mas se pagar mais não vai ter troco). Quando pagar em dinheiro, é sempre bom pedir pro motorista um "comprovante de pagamento", que vai servir caso você tenha que pegar um outro ônibus, trem ou bondinho na mesma linha (não precisa pagar de novo, já que é tudo integrado) ou caso tenha algum inspetor vendo se todos os passageiros pagaram (já vi três vezes isso acontecer!). Nas estações de metrô tem cobrador, então, dá pra receber troco :)

Além disso, existem dois tipos de cartão que dá pra usar: o PRESTO e os passes (diário, semanal ou mensal). O PRESTO funciona como no Brasil, em que você coloca crédito e vai passando na maquininha, que cobra o valor da passagem. Geralmente dá pra comprar esse cartão nas vendinhas que ficam dentro das estações de metrô (e em alguns outros lugares pela cidade) e, pra recarregar, tem umas máquinas nas estações onde você insere o cartão e paga o valor que quer acrescentar. Ou então dá pra recarregar online. As passagens pelo PRESTO ficam $3,00 e tem o mesmo esquema de só cobrar uma passagem mesmo se precisar trocar de transporte. Tem que passar o cartão na maquininha de novo, mas não é cobrado. O PRESTO também tem parcerias com outras redes de transporte das cidades do entorno (como o Go Transit e o Viva), que fazem um valor especial quando usam o cartão indo no TTC e na outra rede.

Os passes são cartões que você compra nas próprias estações de metrô e pode usar pelo período que comprou. Ele te dá uso ilimitado de toda a rede TTC por aquele período. Ou seja, você pode ir e voltar e entrar em quantos ônibus, metrôs e bondinhos quiser no período! Vale muito a pena se você for andar muito pela cidade. Pra usá-lo, é só mostrar pro cobrador ou motorista que já está valendo :) algumas estações de metrô tem uma catraca pra passar o cartão, mas outras você tem que mostrá-lo pro moço que fica no caixa (mas estou com a leve impressão de que estão instalando catracas em todas as estações agora...). Existe valores diferenciados pra adultos, idosos, estudantes e crianças.

O PRESTO tem uma parceria com o TTC que dá pra você inserir o Pass no PRESTO. Ou seja,  você usa o pass normal, mas passando o cartão do PRESTO na maquininha. A vantagem é que se você perde o cartão do PRESTO, dá pra cancelar o cartão, mas mantém o crédito que ele tem porque dá pra criar uma conta online. Mas se perder o pass, perdeu o dinheiro. Não tem como recuperar. Além disso, desse jeito dá pra usar o pass e ter o desconto ao conectar com outras redes de transporte ao mesmo tempo (se por acaso você usar o cartão pass no TTC e precisar ir pro Viva depois, tem que pagar o valor integral de $4,00). Com o cadastro online do PRESTO você consegue colocar créditos no conforto da sua casa e inclusive comprar o Pass direto pelo site do PRESTO.

Weekly Pass que compramos na nossa primeira semana em Toronto!


O post sobre o TTC acabou ficando maior do que eu esperava (tanto que dividi em dois haha), mas quis colocar tudo o que eu aprendi nesses quase 4 meses de Toronto! :D acho que agora já deu pra entender bastante como funciona o sistema aqui (depois de alguns perrengues e confusões haha) e já tá dando até pra entender os mapinhas confusos de ônibus que tem nas estações de metrô com os horários da semana! O sistema pode parecer bem confuso pra quem está chegando, mas com o tempo vai pegando as manhas :) depois de experimentar um sistema de transporte desses, acho que eu teria dificuldades pra morar em uma cidade com um sistema não tão bom e que dependa principalmente de carros pra locomoção! <õ>

Até mais,
Mari! xD

Atualização 26 de novembro de 2019
Dia 30 de novembro é o último dia de usar todas essas formas de pagamento do TTC citadas aqui. Depois disso só vai estar disponivel o Presto card e dinheiro! Não vai dar mais pra comprar passes semanais, diários ou Tokens nas estações (o que, do meu ponto de vista, é uma grande perda, mas acho que estão fazendo isso pra evitar que as pessoas andem sem pagar). Existem alguns passes que ainda vai dar pra serem comprados, como o mensal e o anual, que se compra pelo site do presto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)