sexta-feira, 23 de março de 2018

Declarando a saída definitiva

Chegou a época do ano de declarar imposto de renda no Brasil (ainda preciso pesquisar se preciso fazer a daqui do ano passado, já que cheguei dia 5 de dezembro! <õ>)! E, como ano passado eu ainda estava no Brasil, ainda tenho minha última declaração de imposto a fazer! A Declaração de Saída Definitiva.

Não tem muito mistério fazer a Declaração de Saída Definitiva. É basicamente igual as outras, mas ao invés de escolher entre Completa ou Simplifica, só selecionar "Saída Definitiva". O próprio programa já zera todos os valores que você tinha em conta ou bens que possuía. Só precisa preencher dados que variaram durante o ano (salário, saúde, etc...). Achei bem tranquilo de fazer :) mas se ainda ficar alguma dúvida, o site da receita (que está com o link ali em cima) e este blog tem informações bem interessantes com relação a declaração também! Vale a pena dar uma olhada! 

Muita gente que sai do Brasil opta por não fazer a declaração de saída definitiva (ou não sabe sobre isso). Eu decidi fazer porque primeiro que não deixei nada no Brasil com relação nada (nem dinheiro), então, não tem porque eu não fazer. Segundo, que se não fizer, vou ter que fazer declaração de imposto de renda do Canadá E do Brasil todo ano, ou seja, trabalho chato em dobro sem necessidade. Terceiro, que não tenho planos de voltar no momento, então, não tem porque ficar mantendo as coisas como se eu ainda morasse lá. E se um dia eu voltar por qualquer motivo que seja, é só atualizar o status e voltar a fazer! Não tem mistério. No meu caso, é mais fácil fazer logo a declaração de saída definitiva mesmo :) (mas cada um tem suas particularidades e sabe o que é melhor pra si).

Até mais,
Mari! xD

PS: o comunicado eu já tinha feito logo que mudei. Achei curioso não pedirem nenhuma informação sobre o Comunicado de Saída Definitiva quando fiz a declaração!

2 comentários:

  1. Bom dia,

    Sempre tive uma duvida em relação a isso...eu preciso deixar uma conta bancária aberta no Brasil pra no futuro fazer essa declaração?


    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Bom dia! Não precisa não, muito antes pelo contrário! Na declaração da saída definitiva vai constar todos os seus valores como 0,00 (ou pelo menos, foi assim comigo. Não sei se dá pra fazer diferente)

      Excluir

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)