No dia 20 de março, oficialmente acabou o inverno da América do Norte!! E o que dizer sobre essa época tão diferente do inverno brasileiro que estamos acostumados??
Esse ano aparentemente o inverno foi meio atípico. Dezembro em Toronto teve umas temperaturas mega baixas por vários dias seguidos, o que não é normal. O normal, pelo que me disseram, é ter um ou outro dia a -20 graus Celsius e outros dias não tão frios. Esse ano na semana do Natal e Ano Novo foram vários dias seguidos de uma frente fria bizarra que chegou a sensação térmica de -30! Nessa época tivemos que ter cuidado redobrado com o frio, mas nada impossível de suportar.
Janeiro deu uma esquentada significativa, mas geralmente com temperaturas abaixo de 0 graus. Fevereiro nos deu (falsas) esperanças com umas temperaturas bem agradáveis maiores que 10 graus Celsius (o que também não é normal e foi mais quente do que o esperado, inclusive com um record de temperatura mais alta para o mês). Mas março chegou com temperaturas bem estáveis, pena que sempre abaixo de 0 graus e sensação térmica de -10! Nunca vi um mês com todos os dias com temperaturas iguais! <õ>
Mas o pior do inverno não são as baixas temperaturas (até porque isso não achei muito ruim não, pra falar verdade. E sempre que eu me lembrava do calor do Brasil ficava até feliz com o frio haha). O problema mesmo é o vento maldito! Estar frio é tranquilo. Só botar o casaco, luva, cachecol, bota, gorro, meias, calça, roupa térmica... é sussa. Mas quando bate o vento parece que o frio entra até seu osso! E é ele que faz a sensação térmica em Toronto cair tanto. Uma pessoa local disse que a umidade da cidade também contribui pra isso. O bom é que tudo é bem adaptado e fazem casacos que protege tanto do frio quanto do vento :D (me pergunto como não devia ser a vida aqui antigamente)
A neve esteve presente boa parte do inverno <3 com certeza é o charme da estação. Mas, pra minha surpresa, ela não fica presente todos os dias. Achei engraçado como é possível ela derreter de um dia pro outro muito rápido. E depois ficar tudo branquinho de novo. Pegamos dias de tempestade de neve e dias que nevou beem pouquinho e dias sem neve nenhuma. Só um dia que andei na rua que "vi" Black Ice (uma camada de gelo beeem fininha sobre a rua/calçada que não dá pra perceber muito a olho nu. Mas quando anda sobre ela é 100% de chance de escorregar). E não se engane, nesse período também deu umas chuvas (quando a temperatura ficava um pouco mais quente) e dias ensolarados! O chato de março é que ficou frio e não teve neve :(
É meio difícil descrever neve pra quem nunca viu. A sensação de andar nela é a mesma de andar na areia. E ela tem um brilho como se tivesse purpurina dependendo do ângulo que olha. Quando começa a derreter fica uma lambança, porque vira uma pasta de gelo, água e sujeira, principalmente em áreas muito movimentadas. As pessoas tem que limpar as calçadas das casas em até 12h após a neve cair e muita gente usa sal e uns produtos químicos pra ajudar a não acumular (me pergunto se os produtos fazem mal pro meio ambiente, já que quando derrete vai tudo pro esgoto, né? Será que é tratado? ~.^). Esses produtos e o sal fazem uma bagunça dentro de casa e no sapato (acho que por isso as pessoas tem o hábito de tirar o sapato antes de entrar nas casas).
O legal é que mesmo com tudo isso, a vida continua e nada para. Todos os lugares são aquecidos, então, dependendo do estilo de vida, pode ser que você nem sinta tanto o frio :) a gente saiu muito pra caminhar e resolver coisas nessa época e deu tudo certo!
Outra coisa sensacional é a influência e quantidade de sol! Quando chegamos aqui, 4h da tarde já estava escurecendo. Depois que passou o dia mais curto do ano, é notadamente visível que vai aumentando a quantidade de horas de sol por dia, um minuto por vez. E agora já está indo escurecer depois de 7h30 (claro que tem o horário de verão aí no meio. Mas ainda assim, tecnicamente seria 6h30 então). É muito massa! E já dá vontade de fazer mil coisas do lado de fora e passear até altas horas :D outra coisa é que no invernão mesmo, a presença do sol não fazia taanta diferença na temperatura assim. A gente podia ficar parado no sol ou na sombra que não fazia diferença. Mas agora já faz. E mais uma diferença que vi é que não necessariamente de dia faz menos frio que de noite. Alguns dias foram mega frios e quando chegava de noite a temperatura subia ao invés de cair mais!
A nossa ideia de ter chegado não inverno não foi tão ruim assim porque poucas pessoas chegam nessa época, então, tem menos concorrência pra achar apartamento (mas também tem menos apartamento ofertado). E é ruim andar no frio, claro, mas como tudo é novidade, isso acaba sendo o de menos. Além disso, assim que passa o ano novo, as empresas começam a contratar muito. Então, quando eles começaram a contratar, nós já estávamos estabelecidos no nosso apartamento, prontos pra começar a trabalhar :D muitos cursos também começam em janeiro, então, acabou que deu tudo certo nesse sentido!
Só posso dizer que sobrevivemos ao nosso primeiro inverno canadense \õ/
Até mais,
Mari! =D
PS: Lembra que eu comentei esses dias de uma promoção do Tim Hortons? Pois é, ela não é de mentira e ganhamos um café \õ/ quando fomos trocar o moço disse que eu poderia escolher QUALQUER bebida quente que eles oferecem (inclusive a mais cara tamanho Large). Mas preferimos dividir o nosso querido White Hot Chocolate Medium de sempre (o Large é grande demais pra nós dois!)
Aeaeaeaeaea nosso prêmio :D \õ/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)