Dia 7 acordamos com um objetivo: conseguir nossos números de celular, porque sem eles, não conseguimos fazer nada aqui (como arranjar emprego ou casa). Saímos de manhã novamente em direção ao Scarborough Town Center para tentar resolver isso. Como saímos relativamente tarde de casa, assim que chegamos, almoçamos em um dos restaurantes diferentes que tinha por lá. Não sei quem disse que canadense não almoça, porque a praça de alimentação estava cheia e os restaurantes, com fila! A maioria dos restaurantes funcionava da mesma forma, só mudava o tipo de comida: você escolhe uma (ou mais) carnes + um (ou mais) vegetais e ia tudo em cima de arroz ou macarrão. O preço iria variar de acordo com a variedade de coisas escolhidas. É mais ou menos um self-service, mas quem serve é o atendente. Ou pode-se dizer um Subway, mas de comida. Achei o atendimento meio confuso, porque a moça estava meio que atendendo 3 pessoas ao mesmo tempo (ao invés de fazer tipo o Subway, que cada um tem sua vez).
Vista da nossa janela |
Estilo inverno canadense sem vento (casaco novo \õ/) em frente a casa do AirBnb |
Estilo inverno canadense com vento xD |
Estilo Armando de inverno canadense |
Nome do restaurante |
Comida: arroz, batatas com molho de mel e mais alguma coisa e frango. Ganhamos um rolinho primavera de graça :) saiu $13,00 CAD com a bebida. Eu e o Armando dividimos o prato xD |
Com os buchos cheios, fomos a Best Buy ao lado do Shopping. Conversamos com o mocinho que atendia e ele nos falou o melhor plano (na opinião dele): um da Telus por $110 dólares pra mim e pro Armando dividirmos uma internet de 1GB (com telefone local e mensagens ilimitadas. Mas todos os planos aqui tem isso, então, não é diferencial). Achamos meio caro, comparado com o que estávamos vendo na internet antes. O problema é que precisava do passaporte e de um cartão de crédito. Como o nosso só vai chegar na semana que vem, não poderíamos assinar.
Ficamos meio decepcionados, mas resolvemos procurar mais. Voltamos ao shopping e fomos na Best Buy Mobile que tem lá. A mocinha que nos atendeu era muito simpática e disse que só precisaríamos do passaporte e do SIN number pra ter um plano de celular lá (o que eu achei estranho, porque me explicaram que o SIN number só é usado no banco, IR e quando um empregador te contrata). Mas o sistema estava fora do ar, que era pra gente voltar dali a 2h.
Ficamos esse tempo passeando no shopping e comprando coisas (comprei duas Leggings por $17,00 e o Armando comprou um par de luvas por $4,00. Também compramos meias a $3,00 no Dollarama). Achamos achocolatados (Ovomaltine e Nesquik) no Walmart (já vi gente dizendo que não achou aqui).
Será que esquenta o pé? |
Depois de 2h voltamos a loja, pra descobrir que ainda não tinha voltado o sistema -.-' então, o Armando só comprou o aparelho que estava querendo e resolvemos ir às lojas individuais de cada operadora de celular pra procurar (na Best Buy mobile eles tem todas as opções lá). Fomos primeiro a Freedom, mas a fila estava enorme. Passamos pela Virgin, mas o plano mais barato era de $55,00 CAD cada e sabíamos que poderíamos encontrar mais barato. Fomos então a Chatr, que já havia sido uma recomendação feita pra gente por uma canadense. Ela sugeriu fazer o plano com uma empresa menor, que geralmente não tem contrato e se você não pagar, só para de funcionar a linha e depois volta quando pagar.
Na Chatr o atendente (árabe com um sotaque mais ou menos difícil) nos sugeriu dois planos com mensagens e ligações locais ilimitadas: um de 1Gb de internet a $40,00 ou um de 2GB de internet a $45,00. Resolvemos optar pela segunda opção :) só precisamos dar nossas informações pessoais (nome, endereço, etc...) e o número do cartão de débito. Inclusive, poderíamos optar por fazer débito automático (e ganhar mais 500 MB de internet) ou não. Optamos pelo débito e saímos de lá com nossos chips \õ/ fomos então correndo ao CIBC ao lado do shopping pra fazermos depósito de dinheiro nas nossas contas haha (já que ainda não tínhamos colocado nada ainda) e fim! Achei super interessante colocar dinheiro no caixa eletrônico, porque eles não usam envelope: você coloca o dinheiro direto no lugar e a própria máquina conta quanto você está colocando! E você ainda pode optar por mandar o comprovante pro e-mail cadastrado ou imprimi-lo na hora!
Existem outras empresas de celular no Canadá, bem maiores do que a que contratamos, como a Fido e a Rogers, mas não chegamos a olhar os preços nelas, principalmente por causa da dica da canadense.
Compramos então nosso Tim Hortons (chocolate quente pra mim, e chocolate quente branco pro Armando) e voltamos pra casa mortos de cansados de novo!
Até mais,
Mari =)
OBS: nas nossas caminhadas de ontem criei uma teoria e acho que o fator que mais deve mais dificultar e fazer as pessoas desistirem de ficar no Canadá (ou outro país diferente do de origem) é não conhecer nada nem ninguém. Porque é meio ruim precisar fazer as coisas (mesmo as mais simples e básicas atualmente, como contratar uma operadora de celular) mas não ter referências, dicas, opiniões... nada! É pura tentativa e erro (ou olhar opiniões de pessoas aleatórias na internet, o que nem sempre é a mesma coisa)!
OBS2: ainda estamos aprendendo a nos vestir aqui. Hoje passei muito calor com os casaco que vesti. E é muito chato sair na rua com casaco aí entra na loja e passa calor, aí tira casaco. Aí sai de novo e põe casaco. Aí entra em qualquer lugar e tira casaco <õ> começamos a andar de mochila, pra não ter que ficar carregando as coisas na mão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)