Aeee!! Finalmente conseguimos aplicar para o aluguel do apartamento!! \õ/ mas por que a demora?, você pode estar se perguntando. O que estava nos atrapalhando é que o dinheiro que estávamos aguardando ser transferido Brasil para cá demorou quase 2 semanas para chegar. E sem esse dinheiro, não tínhamos como comprovar renda pra alugar apartamento aqui. Agora que o dinheiro chegou, conseguimos \õ/
Mas vamos explicar do começo (não sei se já contei aqui, mas conto de novo!). Aqui em Toronto (não sei se nas outras províncias ou em cidades menores funcionam da mesma forma), para você alugar um apartamento ou casa, primeiro é necessário aplicar para o local, para ver se você é aprovado. O gerente vai então analisar seu perfil. Geralmente eles pedem carta de empregador/salário e história de crédito e às vezes até mesmo pedem informações do último locatário, para ver se é um bom inquilino. Baseado nessas informações, eles alugam pra você ou não. Como acabamos de chegar no Canadá, sem emprego e sem histórico de crédito (que é construído a medida que você vai usando seu cartão de crédito e pagando em dia!), o que eles olham é o tanto de dinheiro que você tem na conta. Aí baseado nesse valor, eles te aprovam para alugar o local ou não.
Inclusive, teve um dos apartamentos que fomos ver que a moça que foi mostrar foi bem clara. "Nós só estamos interessados no dinheiro de vocês. Então, pedimos que tenha o valor em conta de pelo menos um ano de aluguel. É claro que pode ser que, depois de vocês alugarem, acabem gastando tudo no dia seguinte, mas é o parâmetro que temos para analisar", foi mais ou menos o que ela falou. E tiveram dois lugares que as pessoas olharam pra nossa cara e perguntaram "mas como vocês vão pagar o aluguel?", depois de dizermos que não temos emprego. Uma delas aceitou mostrar os apartamentos, depois de dizermos o quanto tínhamos (ou teríamos, no caso) em conta. Mas a outra ficou meio relutante em mostrar, então, fomos embora sem ver.
Nossa intenção inicial era alugar um apartamento em Scarborough, perto da estação Kennedy, pois é onde vimos os preços mais acessíveis (ficando na faixa de $1.000 a 1.100 por mês, um quarto). Pegamos um dia pra rodar a área e ver se conseguíamos ver algum (não conseguimos), mas pegamos vários telefones e sites pra olhar (geralmente eles colocam o número do anúncio do viewit) quando chegássemos em casa. Mandamos e-mail para os que tinha e-mail e ligamos no dia seguinte (sábado) para os telefones que anotamos ou que vimos nos sites. Acredito que nosso erro foi ter ligado no sábado, pois quase ninguém nos atendeu (e os que nos atenderam foi pra dizer que não estava mais disponível). Deixamos várias mensagens de voz, mas nunca tivemos retorno (e nem retornaram os e-mails).
Não desanimamos e continuamos nossa procura, mas dessa vez mudamos a estratégia: começamos a olhar em East York e apenas nos sites de empresas grandes (porque aqui, geralmente quem administra o prédio é a própria empresa que construiu. Então, não tem que votar em síndico, quem cuida de tudo é a própria empresa, não tem taxa extra, não tem condomínio... geralmente no aluguel já tem incluso água e aquecimento. Em alguns tem até energia elétrica). Algumas dessas empresas tem rental office no prédio e funcionam no fim de semana. Então, no sábado mesmo conseguimos olhar uns. Os outros, vimos ao longo da semana passada (enquanto esperávamos o dinheiro chegar). Algumas das empresas que olhamos foram Capreit, Homestead, Preston e M&R. Mas existem muuuitas outras empresas, que não chegamos a olhar. Normalmente os prédios tem lavanderia comunitária, tendo que pagar uma taxa para lavar e secar. Alguns tem também piscina (interna ou externa) e/ou academia. Dos que a gente olhou, só um tinha piscina externa.
Todos os apartamentos que vimos já vinham com geladeira e fogão. Alguns tinham micro-ondas e já ouvi falar que as vezes tem máquina de lavar pratos também (mas não vimos nenhum assim). Uma coisa que reparamos é que geralmente quando a pessoa vai embora do apartamento, deixa um monte de coisa pra trás (inclusive comida!) e é responsabilidade da administração do prédio limpar, pintar e fazer pequenos reparos, antes do próximo inquilino chegar. Todos os apartamentos que olhamos tinham mais ou menos o mesmo estilo (mesmo tipo de piso, banheiro parecidos, armários embutidos, cozinha vazada, tamanhos parecidos). Só mudava mesmo os acabamentos (como tipo dos móveis da cozinha, azulejos da parede), o que às vezes dava uma cara totalmente diferente ao apartamento.
O apartamento que aplicamos fica no primeiro andar (ou melhor dizendo: térreo). Tem uma porta que dá direto pra rua e uma que dá pro corredor do prédio, de frente pra lavanderia (então, é quase como se tivéssemos uma lavanderia dentro de casa mesmo xD). Isso tem suas vantagens e desvantagens: já que é direto pra rua, não precisamos ficar subindo ou descendo elevador, por exemplo. Por outro lado, não temos varanda (não sei se o apartamento é maior por isso ou se o valor do aluguel é diferenciado) e a janela do apartamento dá direto pra rua também. Então, se ficar aberta/sem cortina, qualquer um que passar pode olhar pra dentro. Por outro lado, qualquer casa aqui é assim, já que nenhuma tem muro e algumas são bem perto da calçada. E nem por isso as pessoas que passam ficam encarando o interior das casas (nunca vi portas ou janelas abertas também... mas isso pode ser por causa do frio haha).
Para alugar, tivemos que levar passaporte, Bank Statement (que pega no banco. É um documento com seu nome e seu saldo da conta) e Money Order com o primeiro e o último mês de aluguel (tinha outras empresas que pediam muito mais informações). O aluguel é de $1.500,00, com água e aquecimento incluso. É um pouco a mais do que estávamos planejando. Mas devido a vários fatores, como localização (ser perto do metro, num bairro aparentemente bom, perto de mercado, ônibus na porta), qualidade do apartamento (esse em particular é novo e está totalmente reformado) e facilidade de ver e de aplicar, decidimos tentar mesmo assim! Agora está nas mãos do manager do prédio destino, se iremos morar lá mesmo ou não! A moça que fez nossa aplicação disse que temos grandes chances. Na quarta teremos a resposta, então, fingers crossed!
Depois da correria de aplicar (porque, claro que não podia ser sem adrenalina! haha quando fomos entregar os documentos, estava faltando o Bank Statement, que achamos que era só um extrato. Então, tivemos que ir à agência mais próxima pra pegar isso. Quando chegamos à agência mais próxima, indo a pé, ela estava fechada e a polícia estava lá '-' então, procuramos pelo celular outra, pegamos um ônibus e fomos até lá. Fomos atendidos pela funcionária supersimpática que era da Bulgária e voltamos de Uber, porque estava quase na hora do rental office fechar), fomos conhecer as redondezas (e gostamos do que vimos, que incluía além de mercados, médicos, dentistas, farmácias e restaurantes, uma loja de jogos, a Time Capsule Cafe xD, tudo isso a pé). Encontramos uns lugares que estão contratando gente e já pegamos os dados pra aplicar! :) Acabamos parando no KFC e comemos nosso primeiro poutine canadense \õ/ (que nada mais é que batata frita com molho e queijo) e depois, voltamos pra casa.
Comendo poutine e pop corn chicken (Gente, essas fotos não estão me favorecendo. Que cara de acabada, jisuis -.-') |
Mari! =D
PS: se todos os dias fossem como hoje (zero graus), seria maravilha <3 inclusive, aconteceu algo muito interessante: quando acordamos, estava nevando. Quando se aproximou do meio dia e a temperatura foi esquentando (lê-se: zero graus), começou a "chover" (acho que a palavra mais certa seria garoa... ou chuvisco haha). A chuva ajudou a neve a derreter :( e ficou meio desagravável andar na rua pisando na maçaroca de neve molhada + sujeira + poças de águas eventuais que parecem rasas, mas são fundas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)