sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Caos no TTC e Toronto Christmas Market

Ontem aproveitamos que era o último dia de graça do Toronto Christmas Market e fomos lá conhecer.

Saímos de casa umas 16h30 para pegar o ônibus que nos leva ao metro. Notamos que o trânsito estava meio parado onde a gente normalmente pega. E o ônibus que queríamos estava atrasado. Chegando no metro de ônibus, descemos pra plataforma como de costume, mas tinha um trem parado com pessoas dentro e as luzes apagadas. Achamos estranho e notamos que tinha um aviso no painel da estação:
Todo o serviço de trens está suspenso nesse local, devido a lesão pessoal (?) na estação ao nível da pista. Ônibus para transporte estão operando.
Então, descemos e encontramos um aglomerado de pessoas esperando a definição do mocinho que trabalha lá na estação. Ele nos encaminhou para um ponto de ônibus, onde estavam saindo uns ônibus que iam fazer o mesmo trajeto que o metro faria até uma estação que estava funcionando. O problema é que os ônibus já estavam chegando lotados (imagino que das estações de metro de antes), então, poucas pessoas podiam entrar de cada vez. O que me surpreendeu foi a resposta rápida e eficiência da equipe do metro, encaminhando as pessoas para os ônibus e organizando essa parte. E a paciência e compreensão das pessoas, esperando sua vez e sem ficar com gritaria, revolta ou comentários desnecessários por ficarem esperando ou por causa dos ônibus cheios. Conseguimos entrar em um ônibus e fomos (lentamente, por causa do trânsito) em direção as outras estações de metro.

Outra coisa que eu achei sensacional é que o motorista do ônibus falava num alto falante que tem no ônibus toda vez que ia parar em uma estação "A próxima estação é a x. Vamos parar para aqueles que quiserem descer, mas se você quer ir até a estação y, por favor fique no ônibus que vamos levar você até lá". Sempre muito educado e simpático :) como o trânsito estava muito pesado (praticamente parado) perto da última estação, ele abriu a porta antes de chegar e falou "Não vou segurar vocês até a estação, quem quiser pode sair. Não vou ficar chateado se vocês quiserem descer" hahaha então descemos e andamos por uns 5 min até a estação (acredito que o ônibus nem saiu do lugar). Como esperado, a estação estava cheia (da onde vem esse tanto de gente? Oo). Mas a maioria era pra ir pro lado leste. Como estávamos indo pro oeste, não estava tão cheio e conseguimos entrar de boa no próximo trem.

Descemos na estação Broadview e pegamos o bondinho, até o Distillery District (que, até onde eu sei, costumava ser uma fábrica, mas estava desativada há alguns anos e é considerada parte da História Nacional. Então, um grupo de pessoas revitalizou e transformou em uma área de artes e eventos, que funciona desde 2003), onde está acontecendo o Toronto Christmas Market.

O Toronto Christmas Market é um local que funciona até um dia antes do natal onde tem comidas, bebidas, shows natalinos, exposições de arte e lojinhas. Durante a semana é de graça e sexta a domingo tem que pagar entrada. Eles recomendam ir durante a semana, que é menos movimentado. Mas se no fim de semana é mais movimentado do que o que vimos ontem, não deve nem dar pra andar lá dentro Oo (se bem que acho que ontem em especial devia estar muito movimentado por ser o último dia xD)

Pegamos uma fila pra entrar, grande até. Mas ela andava rápido. Enquanto esperávamos, começou a nevar <3 chegando lá, demos uma volta pra saber o que tinha de bom pra comer (estávamos morrendo de fome). Compramos dois chocolates quentes deliciosos ($3,00 dólares) e pegamos um copinho de sopa de graça na barraca da Campbell :) fiquei meio decepcionada por não ter encontrado nenhum lugar vendendo waffle ou crepe :( compramos um sanduíche numa barraca que parecia alemã e entramos num corredor aquecido para comer (no geral, não achei que tinha taanta opção/variedade de comida assim. Tinha mais loja de presentes). Depois, demos mais uma volta numa outra parte da feira que ficava meio escondida e não tínhamos visto na nossa primeira volta. Tinha uma barraquinha vendendo uma coisa que eu nunca vi, tipo um pão doce feito na hora em forma de copo, onde é possível colocar recheio dentro (você escolhe o sabor do pão e do recheio). Queríamos um desse, mas o moço estava distribuindo senhas que iam demorar mais ou menos 50 min '-' como já era quase 9h da noite, resolvemos ir embora sem experimentar.

Foguinho pra aquecer enquanto as pessoas comem ou bebem cerveja (porque essa área em especial era a reservada para bebidas alcoólicas)

Barraquinha de cerveja

Barraca da Campbell

Sopa de graça :)

Feirinha

Árvore de natal

Mais barraquinhas

Contagem regressiva

Ponto de encontro de perdidos

Mais uma fogueira para aquecimento
 Até mais,
Mari! =D

2 comentários:

  1. Personnel é termo pra identificar funcionários (: É muito curioso ver a diferença do transporte público em outros países, né? Quando eu visitei meu irmão em Heidelberg, peguei um ônibus que quebrou. Em menos de cinco minutos chegou um novo, meio cheio, mas que cabia todo mundo, que chamaram para pegar as pessoas que estavam nesse que eu estava.
    Esse bolo copo com recheio é funnel cake? Tenho muita vontade de experimentar :9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim!! Muito diferente o transporte público!! Passa ônibus toda hora, em todas as estações tem mapa e lista de ônibus que passam lá, tem como saber se o ônibus está chegando, algumas tem proteção contra frio/chuva. É sensacional!
      Acho que era esse o nome mesmo!! Estou com vontade até hoje de comer aquele que eu vi!!

      Excluir

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)