Tanta coisa aconteceu nesses últimos dois dias que farei uma série de pequenos posts pra contar todas as experiências, pra não ficar um post muito grande!
Primeiramente, vamos falar da viagem de avião. Chegamos bem cedo ao aeroporto dia 4. Tão cedo que não dava nem pra despachar bagagem ainda. Ficamos enrolando um pouco até a hora de despachar e entramos na fila na hora que começou. Logo em seguida, veio um grupo de uns 20 idosos canadenses atrás, todos falando francês. Descobrimos que iam no mesmo voo que a gente!
Nossas malas! |
O voo em si foi tranquilo, tanto pra São Paulo quanto pra Toronto. Sendo que no voo pra Toronto tinha uma senhora Uruguaia que mora no Brasil há 15 anos que sentou do nosso lado e não sabia nada de inglês! Estava indo pra Vancouver pro casamento do filho dela. Então, ficamos ajudando ela com as coisas.
No avião serviram janta (opção de frango e "estrogonofe" de carne. Pedi o estrogonofe, que na verdade era carne com molho e cogumelo, mas sem creme de leite, cenoura e vagem cozidas e purê de batata. Também vinha salada de tomate, um pão, manteiga, água, bebidas pra escolher, incluindo vinho nas opções, e de sobremesa, torta de limão - mas o da minha mãe é melhor hahaha). De café da manhã as opções eram omelete e american pancakes (com molho de frutas vermelhas, além de uma salada de frutas composta de uva e melão haha, pão, manteiga, geleia, água e suco ou café). Durante o voo, também assisti ao filme da Bela e a Fera :) dormi um pouco, mas não sei quanto... esse negócio do fuso horário é brabo, e olha que a diferença são só 3 horas.
Voando |
Tapete de nuvens |
Meus pais acompanhando o voo online |
Jantinha |
Café da manhã no avião |
Informações sobre o voo :) |
Informações do voo no avião :) |
Visão do aeroporto de Toronto pela tela do avião |
Quando chegamos, passamos por vários agentes diferentes e nenhum muito simpático/amigável (mas acho que deve ser porque estavam trabalhado as 5h50 da manhã, possivelmente final do turno). O primeiro conferiu o documento que preenchemos no avião (sobre o que estávamos levando) e perguntou se estávamos com todos os documentos. Depois, nos encaminharam pra outro, onde tinha uma fila e vários guichês, que era onde eles realmente conferiram tudo. Chegamos e já entregamos o COPR (documento da residência permanente), o passaporte e o documento do avião. Aí o moço pegou e preencheu umas coisas no computador. Disse que como nosso endereço não era o definitivo, ele ia deixar uma observação lá pra gente atualizar depois pra podermos receber nosso PR card em casa. Não perguntou nada específico, diferente dos dois mexicanos com visto de turista no guichê ao lado, onde eles perguntaram motivo da viagem, o que iam fazer, etc...Também disse que a gente já poderia fazer o SIN number (tipo o CPF daqui) lá no aeroporto mesmo, só ir pra uma salinha ao lado. Então, já fomos logo e fizemos :) só precisa do nome dos pais e endereço, se não me engano.
Depois disso fomos pegar as malas. Aí a bela surpresa é que só metade delas chegou -.-' (só uma mala e uma caixa). A boa notícia é que foi a mala e caixa com sapatos e roupas de frio! Fizemos nossa reclamação na AirCanada (e aparentemente a mala de mó galera não chegou também. Pelo que eu entendi, as malas nem saíram de São Paulo). Eles disseram que ela devia chegar no dia seguinte (no caso, hoje) e quando estávamos nos virando pra ir embora mandaram nosso primeiro "Welcome to Canada" xD
Malas que chegaram :( |
Depois fomos pra outros guichês, que dessa vez perguntavam sobre as malas: se ia chegar algo depois, o que estávamos levando, etc... explicamos que as únicas malas que iam chegar depois eram as que não chegaram agora. Ela perguntou o que tinha nelas e eu falei de forma geral o que tinha nas malas, porque não sabia o que tinha em cada individualmente. Esqueci que feito uma lista de coisas que estava levando... acho que eu poderia ter mostrado nessa hora! Depois disso, finalmente pisamos em solo canadense!
Fizemos um lanchinho no Tim Hortons no aeroporto (empresa típica canadense semelhante a Starbucks dos EUA) que custou míseros 8 dólares pra dois capuccinos de baunilha médios (que no Brasil acho que seriam considerados grandes), um croissant e um muffin! E fomos dar uma voltinha, pra esperar nosso transfer que iria chegar as 14h (eram 8h da manhã). Nossa decepção foi grande quando percebemos que o aeroporto era minúsculo, não ia dar pra ficar passeando como a gente queria (e senti falta de um mapa do aeroporto). Perguntei pro transfer se ele poderia nos buscar mais cedo e ele disse que sim \õ/ então ficamos esperando até as 11h30, quando ele chegou mesmo!
Fizemos um lanchinho no Tim Hortons no aeroporto (empresa típica canadense semelhante a Starbucks dos EUA) que custou míseros 8 dólares pra dois capuccinos de baunilha médios (que no Brasil acho que seriam considerados grandes), um croissant e um muffin! E fomos dar uma voltinha, pra esperar nosso transfer que iria chegar as 14h (eram 8h da manhã). Nossa decepção foi grande quando percebemos que o aeroporto era minúsculo, não ia dar pra ficar passeando como a gente queria (e senti falta de um mapa do aeroporto). Perguntei pro transfer se ele poderia nos buscar mais cedo e ele disse que sim \õ/ então ficamos esperando até as 11h30, quando ele chegou mesmo!
Lanchinho! |
Primeira grande diferença que notamos foi nos banheiros... no feminino o lixo era totalmente automatizado e eu demorei uma meia hora pra entender onde colocar a mão pra ele abrir! A descarga também é acionada sozinha, assim que levanta (já vi dessa descarga no Brasil, mas no Brasil ela nunca funcionou comigo). Também tem uma máquina de colocar moedas pra comprar alguns produtos de higiene, que eu achei muito interessante e útil, pra ninguém passar aperto. E a máquina de ar quente de secar a mão serve também pra esquentar no frio! haha
Sobre a limpeza dos banheiros! |
Máquina de produtos do banheiro feminino |
Máquina de produtos do banheiro masculino |
Nosso transfer nos pegou e nos levou direto pra casa do Airbnb. Descobrimos que ele era do Afeganistão e que mora no Canadá há 7 anos. E que se casou em maio do ano passado em um casamento "arranjado" (ele explicou como acontece isso: a mãe dele foi pro Paquistão procurar uma noiva. Depois, os noivos conversaram por uns 10 minutos pra se conhecer e já marcaram o casamento, que segundo ele foi caro por é o que é esperado na cultura deles! E ele disse que é superfácil encontrar noivas assim) e já está esperando o primeiro filho! <õ>
Não estava tãão frio quando chegamos e estava com um tempinho de chuva, mas não choveu em nenhum momento em que estávamos aqui.
Acho que irei parar os relatos desse dia por aqui, porque o post já está enorme '-' e ainda tem muita coisa pra contar! hahaha
Até mais,
Mari! =D
Eu adoro ver comida de avião (não sei o porquê) hahahahaha
ResponderExcluirQue saco isso das malas ): Já tiveram notícias do paradeiro?
E achei legal isso dos produtos nos banheiros, mas sacanagem só ter camisinha no masculino q:
Casamento arranjado é uma coisa meio bizarra, né? Mas tomara que dê certo (:
No banheiro eu achei engraçado foi ter tatuagem do lado dos homens huahauhauah
ExcluirRealmente achei bem diferente esse negócio do casamento arranjado, mas aparentemente é super normal pra cultura deles. Não sei se eu me adaptaria a um assim
Não tinha mais o que colocarem, foi tatuagem de Cheetos mesmo xD
ExcluirEu tenho 99% de certeza de que não me adaptaria. Mas quando você cresce sabendo que vai acontecer é diferente, eu acho :/