segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Fire and Ice Festival em Bracebridge: Festival de inverno

Tinha duas coisas que eu estava querendo muito fazer nesse inverno: descer um morro de gelo com boia e ir a um festival de inverno. Infelizmente, todos os festivais de inverno que aconteceram em Toronto foram em épocas que ficou meio difícil da gente ir por diversos motivos (desde dia/hora, dinheiro até dificuldade de chegar e ossa mudança). Por sorte, com o mundo moderno, vi um evento no facebook de um festival de inverno que ia acontecer em uma cidade no interior de Ontario num dia que eu teria de folga! Entrada de $5,00 com direito a descer de boia de graça \õ/ resolvemos não perder essa oportunidade! Alugamos um carro (híbrido!) pelo Turo e fomos!

No dia do festival, sai do trabalho, passei em casa pra pegar o Armando e partimos pra Bracebridge! É uma pequena cidade de 16.000 habitantes, fica um pouco depois de Barrie, mais ou menos 2h de Toronto. Eu fui dormindo na ida pra conseguir aguentar o dia. Chegando lá, encontramos o centro da cidade sem dificuldades (era onde ia acontecer o festival: na rua principal, que estava fechada pros carros). O problema foi achar um lugar pra estacionar. Tentamos um estacionamento de graça que tinha ali perto, mas ele estava lotado. O legal é que tinha dois adolescentes voluntários que deram instruções pra gente pra estacionar perto do Walmart, que tinha um ônibus de graça que levaria a gente de lá pro festival.

Depois de estacionados, ficamos esperando o ônibus e, pra nossa surpresa, o ônibus era daqueles ônibus amarelos de escola!! *-* haha entramos e tinha duas senhoras voluntárias do evento pra cobrar a entrada. Pagamos nossos $10,00 e sentamos pra ir pra festa. O interior do ônibus estava mega conservado e até perfumado, tocando música country haha

Ao chegar na rua principal, demos uma volta pra ver o que tinha, além do tobogã: muitas barraquinhas de comida a venda ou de graça (Beaver tail, cachorro quente, pipoca, chocolate quente), esculturas de gelo espalhadas por vários lugares (tinha uma pessoa que de hora em hora ia pra um lugar fazer uma escultura no gelo), eventos (malabarismo com fogo, competição de lenhadores canadenses, artistas para crianças), brincadeiras de feira (atirar bolas em buracos, corridas de obstáculos, etc...), brincadeiras de inverno (patinação de gelo na praça, curling, etc...) e algumas atividades programadas em diversos pontos da rua. Além disso, teria uma queima de fogos no final do dia, às 19h.

Depois dessa volta, começamos a sentir nossos dedos dos pés e das mãos doendo por causa do frio, além de muita fome. Eu queria muito comer em uma das barraquinhas na rua, mas o frio não deixou. Procuramos um restaurante pra comer na rua da festa, mas estava muitoooo lotadooo!! Então, vimos na programação que em uma igreja ali perto teria Pancakes com linguiça, então, resolvemos ir comer lá. Pagamos $10,00 pelo prato de comida (com bebidas incluso) e nos sentamos pra comer. O ambiente estava bem mais calmo e familiar. 

Foi muito engraçado ver como as pessoas de cidade pequena se comportam diferente de Toronto. Pra começar: a cidade era composta de 95% de canadenses. O que é uma diferença beeem gritante quando você mora em Toronto, onde vê pessoas de todas as nacionalidades possíveis e imagináveis o tempo todo. Além disso, o estilo era muito mais educado, simpático, amigável e devagar. Apesar do evento estar cheio, não tinha tanta muvuca, as filas eram pequenas (menos a do tobogã) e bem familiar.

Depois de comidos e aquecidos, nos equipamos novamente pra encarar o frio e ir pra fila do tobogã. Segundo a temperatura que estava mostrando no carro quando chegamos, estava -12 graus Celsius nesse dia. Possivelmente a sensação térmica era um pouco mais baixa. Enquanto esperávamos a nossa vez, uma estação de rádio começou a distribuir cidra aquecida de maçã de graça. Fui lá pra pegar, mas ainda não estava pronta. O moço disse que era de graça e que se quisesse, poderíamos ficar dentro da estação de rádio pra nos aquecer! Fiquei esperando e outras pessoas chegaram. Quando ficou pronta, o moço colocou num copo e foi entregar pra uma outra pessoa. Ai essa pessoa disse "Ela chegou primeiro, pode entregar pra ela"! Eu peguei, agradeci e voltei pra fila do tobogã!!! Achei uma atitude bem única dessa pessoa, mas acho que é a rotina daquela cidade!

Finalmente pegamos nossas boias pra descer o morrinho. Fomos andando até lá e tinha uma outra fila pequena de espera. Na nossa vez, a pessoa que estava empurrando disse pra segurar nas laterais e nos empurrou pra descida!! Foi muito divertido e com certeza quero ir outras vezes em outras oportunidades. Nesse dia, resolvemos passear pelas lojinhas de jogos e comic books que tinham por ali. Na lojinha de jogos estava tendo confecção de bird feeders (que é uma estrutura com base de madeira ou pinha, onde eles colocam uma pasta/gordura vegetal e cobrem com sementes variadas pra pendurar do lado de fora de casa pros passarinhos comerem!) e eu achei o quebra-cabeça com peças diferentes igual ao que eu vi no The Briars. Descobri que esse tipo de quebra-cabeça se chama "random cut" e o que eu comprei era da marca Cobble Hill (que estou suspeitando que é uma marca canadense). Agora já posso procurar outros no futuro.

Depois de gastarmos nossos dinheiros nas lojinhas (e entender o motivo dos festivais de inverno, ou festivais em geral, no sentido de movimentar a economia da cidade) e nos esquentarmos, voltamos pro frio pra uma última volta antes de irmos embora.

Aproveitamos pra fazer nossas compras no Walmart, onde encontramos uma outra pessoa muito simpática que começou a discutir sobre os produtos que estávamos olhando com a gente (aye cidade do interior). Por fim, voltamos pra Toronto, pra devolvermos o carro na hora.

Dessa vez, achamos que o aluguel pelo Turo não valeu tanto a pena, porque tivemos que pagar a mais pela limpeza (não esperávamos que sujasse tanto o carro, mas a neve e o sal sujaram muito a lataria), então, o preço saiu quase a mesma coisa se tivéssemos alugado em outro lugar, e talvez até conseguíssemos ficar com o carro por mais tempo pelo mesmo preço. Rodamos uns 375 km (ida e volta) e gastamos mais ou menos 28 litros com o carro híbrido.

Agora chega de blablabla e vamos as fotos!

Estrada!

Timmy do interior

=D


Patinação no gelo de graça na praça da cidade!! Muitoooo legalll!! Só tem que ter o próprio patins! E crianças brincando em um jogo tipo curling adaptado

Homenagem ao pessoal que morreu na segunda guerra...

... note a bandeira da Inglaterra. 

Eu e o Armando estávamos penando pra tirar uma selfie e aparecer essa escultura de gelo. Uma adolescente que estava passando por ali viu nossas dificuldades e se ofereceu pra tirar nossa foto!!!!!! Quantas vezes você se depara com uma atitude dessas no dia-a-dia?


Mais uma escultura =D

Esse ai sabe vender! Diferentemente da loja de sorvetes na rua da frente, que estava fechada pro inverno!
Como fazer postes de organizar fila (ou um picolé gigante) sem usar plástico xD

Quentinho!

A parte do fogo do festival (note a pessoa com o bastão em chamas)



AEEEEE

Láá em cima!

Láá embaixo!

Biblioteca da cidade *-*

Festival: pessoas se aquecendo na fogueira na frente, barraquinhas ao fundo

Esperando a vez na fila

Visão de lá de cima (essas eram as pessoas na nossa frente)

Ele conseguiu!! \õ/

Curling adaptado

Tudo preparado pro show de lenhadores canadenses

Marshmellow no palito!

Na fogueira!

Está pronto pra comer!!

A vista de baixo do tobogã

Moço fazendo escultura no gelo

Cinema estilo antigo na cidade de 16.000 habitantes! E tá passando filme atual!

Random cut Puzzle! Fica a dica =D



Até mais,
Mari! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)