terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Family Doctor

Depois de mais de um ano no Canadá, finalmente encontramos um Family Doctor. Quem chega como imigrante em Ontário tem direito a procurar um family doctor depois de 3 meses aqui, que é quando começa a valer o OHIP. Nós até tiramos nosso OHIP, mas nunca paramos pra procurar um family doctor. Pegamos algumas referências quando estávamos no outro apartamento, mas nunca demos continuidade porque estávamos ocupados com outros aspectos da adaptação. Agora que mudamos de apartamento, resolvemos ir atrás, já que nossa ideia é ficar aqui por um tempinho ainda.

O family doctor é um médico que vai acompanhar você e sua família com doenças mais básicas e genéricas. E se você tiver algo mais complexo, ele que vai te encaminhar para os especialistas (uma pessoa comum não pode ir atrás de especialista direto). Se for uma emergência, a recomendação é ir direto pro hospital (lembrando que ambulância não está incluso no OHIP, então, se chamar tem que pagar a parte). Alguns médicos da família fazem partes de clínicas maiorzinhas que podem ter alguns atendimentos especializados ou de emergência no próprio local, mas ai depende de cada um. Dizem as más línguas (NDP, pra ser mais exata), que o premier de Ontario, Doug Ford, muito amigo do Trump, estava com um projeto de privatizar o sistema público de saúde, apesar de o atual governo ter dito que pretendem mudar algumas coisas, mas não privatizar. Então, aguardaremos cenas dos próximos capítulos pra saber o que vai acontecer de verdade. Enquanto isso, vamos contar como foi a experiência da busca.

Achar um family doctor não é muito fácil (em Toronto, pelo menos). Começamos nossa busca procurando no google clínicas e médicos aqui por perto e mandamos alguns e-mails perguntando se eles tinham vaga. Os que responderam disseram que não. Depois de um tempo, apareceu um papel num ponto de ônibus dizendo que tinha um family doctor com vagas disponíveis, mas o horário era inviável pra gente. Então, tentamos o Health Care Connect: um sistema do próprio governo em que você se cadastra e uma enfermeira vai procurar nos bancos de dados deles um médico disponível na sua região. Como não conhecíamos nada mesmo e nossas buscas foram infrutíferas, resolvemos tentar.

Armando cadastrou  a gente e uns dias depois recebemos uma carta confirmando nosso cadastro e que eles iriam entrar em contato pela forma escolhida (e-mail) quando encontrassem algum. Mas também recomendavam que continuássemos com nossas buscas e que, se encontrássemos algum, avisar a eles que eles não precisavam mais procurar. Depois de mais ou menos um mês, o Armando descobriu uma clínica aqui perto que estava aceitando novos pacientes. NO DIA que eu fui ligar pra marcar, a equipe do Health Care Connect ligou perguntando se a gente tinha encontrado médico e dizendo que eles tinham 2 na nossa região: nenhum deles era o que o Armando tinha descoberto. Pensando que fosse um sinal (e que, caso não gostássemos do médico do programa a gente tinha uma carta na manga ainda), disse que estava interessada e eles me passaram o contato pra marcar a consulta. 

Uns dias depois recebemos uma outra carta do Health Connect com os dados do médico que escolhemos (telefone, endereço) e falando pra marcarmos a consulta :)

Marquei e no dia marcado, fomos lá pro nosso 'meet and greet' com o médico. Ao chegar, tivemos que preencher um papel com doenças que a gente tinha. Então, a recepcionista nos encaminhou pra sala do médico, onde esperamos mais um pouco. Quando ele chegou, fez perguntas sobre nosso histórico, tanto de vida (da onde a gente era, se já tinha family doctor no Canadá), doenças (se já fizemos cirurgia, alergias a medicamentos, perguntou detalhes da ficha que preenchemos) e de doenças da família. Explicou as funções dele e disse que atualmente o recomendado é fazer um check up a cada ano, mas que isso está sendo discutido se vai ser mantido ou não (porque, segundo ele, se a pessoa é saudável e não tem nenhum risco, não tem necessidade de fazer check up todo ano quando é novo. Mas com o tempo a frequência de exames vai mudando). E que o exame preventivo de mulher é feito a cada 3 anos (ele disse que na Inglaterra é assim que eles fazem e que tem bons resultados. Além de ter uma base científica que confirma isso).

Ai disse pra gente marcar um outro dia pra ir fazer esse primeiro check up pra ele ter uma referência inicial salva no sistema. E deu mais uns papeis pra gente preencher e entregar depois. Ele disse pra na próxima consulta levarmos todos os resultados de exames que a gente tiver passados (mesmo que ele não possa ler, ele pode pedir ajuda pra um médico que fala português) e perguntou se tínhamos dúvidas. Perguntei sobre a questão de vitaminas, porque todo mundo que vem do Brasil parece que é doido pra tomar uma vitamina aqui no Canadá. Ele disse que o mercado de vitaminas meio que virou um comércio. E só recomenda tomar ácido fólico caso a gente pretenda ter filhos e, talvez, vitamina D porque a gente veio de um país tropical que tem mais incidência de sol aqui (mas que não era essencial tomar). Por enquanto só :) a não ser que nos exames mostre algo diferente.

Íamos preencher os papeis na saída, mas as recepcionistas já estavam com pressa de ir embora e não deixaram a gente preencher no dia. Então, trouxemos pra casa e eventualmente vamos levar lá, assim como marcar a primeira consulta :)

Até mais,
Mari! xD

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