Eu sei, eu sei... o inverno já praticamente acabou e só agora que eu parei pra escrever esse post!! Em minha defesa, eu precisei do meu segundo inverno aqui pra começar a entender como me vestir no frio e ainda acho que tenho muito mais o que aprender e testar. Mas vou deixar registrado pra eu ter uma base pro próximo inverno (até lá, já vou ter esquecido o que eu aprendi)!! xD
Nós temos um termômetro aqui em casa que mede a temperatura de fora (pra gente não se enganar que não está tão frio só porque dentro de casa está agradável) e na maior parte das vezes eu me baseei nele. Quase sempre funciona, a não ser quando está ventando muito, que a sensação térmica cai drasticamente. Às vezes a gente olhava aplicativo de temperatura pra saber certinho e sair vestido mais adequadamente.
Mas o que eu posso dizer é que criei essa regrinha básica sempre que eu saio de casa:
10 a 0 graus Celsius: casaco de inverno brasileiro (de preferência corta-vento e impermeável, também conhecido como "casaco de outono" aqui), sapato impermeável, uma calça, meia normal, luva leve (opcional)
0 a -10: dois casacos (um mais quentinho por baixo e um corta-vento impermeável por cima, um deles com capuz), duas calças, meia quente, sapato impermeável, luva média (de preferência impermeável)
-10 a -20: casado de inverno (que aguenta -20), duas calças (ler observação sobre calça térmica abaixo), luva quente (de preferência mittens), gorro que protege a orelha, meia quente comprida, sapato quente impermeável (que aguenta -20)
-20 a -30: casaco de inverno com um casaco quente por baixo, duas calças (ou calça de esqui, se for ficar na rua), luva quente tipo de esqui (ou duas luvas: a mittens e uma outra normal por baixo), gorro que protege a orelha, meia quente comprida, sapato quente impermeável, cachecol (principalmente pra cobrir a boca e o nariz)
Não pegamos nenhuma temperatura mais baixa que isso. Se eu sabia que a gente ia passar muito tempo na rua ou que estava ventando, eu me vestia apropriadamente pra um nível de temperatura abaixo. Às vezes eu ficava com preguiça de colocar dois casacos, então, optava por colocar o -20 direto e uma camisa mais leve por baixo (ou camisa normal mesmo). Ou então às vezes eu saia de noite pra trabalhar e não sabia como ia estar a temperatura no dia seguinte, então, tentava ir mais quentinha.
Pra mim funcionou bem esse esquema, mas sei que tem gente que tem mais ou menos sensação de frio, então, varia de pessoa a pessoa. Já vi gente que estava com 5 casacos enquanto eu estava só com um. Inclusive, perguntei pra um colega de trabalho canadense (que morou muito tempo em New Brunswick, que é mais frio que aqui) pra me explicar sobre as famosas "layers" (camadas), que a gente sempre lê em reportagens de jornal, blogs, etc... e eu nunca entendi. O que ele disse (depois de me olhar esquisito e achar a pergunta meio sem noção) é: não existe esse negócio de layers. Se você tiver um casaco bom de inverno e for suficiente, go for it. Ou seja, quando a gente decide sair com uma camisa de manga curta e o casaco -20, não está errado! =D
Outra dica que eu dou é ter uma bolsa impermeável. Quebra muitooooooooo o galho!!! Além disso, vou chamar a atenção pro sapato impermeável. Eu nunca dei muito valor no Brasil, mas faz TODA a diferença do mundo andar com um sapato assim quando tem neve ou chuva! Recomendo demais até pra quem não está aqui e anda muito na rua. Armando comprou um da Timberland pelo site deles (ahh, as maravilhas e facilidades de troca de produtos <3) e eu comprei a minha no Bass Pro Sports no Vaughan Mills da marca Redhead Brand (depois de ter um do Walmart que durou 4 meses). Nada a reclamar até o momento. Pras roupas e botas de inverno mesmo, compramos muitas coisas da Columbia, mas tem muita marca boa por aí e nas mais variadas faixas de preço, então, tem que dar uma pesquisada. Minha bota de neve que eu comprei no meu primeiro inverno durou 2 invernos. No fim do segundo já estava entrando água/umidade :( não sei se é porque eu ando muito ou se é normal esse prazo de duração, então, fiquem ligados que talvez precise comprar sapatos/roupas a cada 2 anos.
Com relação a calça/camisa térmica, ainda não tenho uma opinião formada. Suspeito que sejam muito úteis (especialmente a calça) quando a temperatura estiver -10. Mas ainda não consegui comprar porque sempre fico confusa nas opções. Existem gradações de calça "mild" a "hot" (ou por números de 1 a 4, dependendo da marca) e eu nunca sei qual comprar: vai que a mais leve já é suficiente? Ou é a mesma coisa que a calça que eu já tenho que eu uso por baixo? Vai que a mais quente é quente demais e eu vou ficar com calor? Como geralmente não são muito baratas, ainda não quis comprar alguma pra testar. Mas fica aí o plano pro próximo inverno. A camisa térmica não acho que vai ser muito necessária, mas a calça acho que deve ser bem útil.
E depois de dois invernos, já quebrei alguns mitos que eu tinha ou já tinha ouvido falar:
- Natal branco é só em filme. É meio difícil esperar que neve no natal (não é impossível, though), mas se você pensar bem, faz sentido: o inverno começa no dia 22 de dezembro (não que a gente já não tenha tido algumas quedas de neve antes), mas não necessariamente quer dizer que dia 25 vai ter neve. Lembro que fiquei com mó expectativa de nevar no natal, mas nada! E de ter ficado agoniada querendo neve logo. Mas meu aprendizado é: relaxe que a neve vem! Principalmente em janeiro e fevereiro, que são beeem mais frios que dezembro. Aguarde essa época pra curtir neve e inverno até cansar!
- Não necessariamente de noite faz mais frio ou de dia faz mais calor. Isso eu aprendi com o Guss: o que vai influenciar na temperatura é a camada de nuvem. Geralmente quando tem nuvem, é menos frio. Quando tem dia azul com sol geralmente é mais frio. O que vai para o próximo mito:
- Neve não é sinônimo de frio, muito antes pelo contrário!
- Mudança brusca de temperatura não dá gripe (nunca acreditei, mas fica ai pra quem duvida). Imagine você sair todo dia de agradáveis 21 graus de dentro do apartamento pra -10 da rua (são 30 graus de diferença!) e não ficar doente por isso =D aliás, uma coisa que percebi esse ano: a diferença de temperatura entre o Canadá no inverno e o Brasil no verão é de 60 graus!!!! Percebi isso quando o Caju postou uma foto da temperatura na cidade onde ele estava e eu comparei com a temperatura local!! <õ>
- Pegar friaca e/ou chuva não dá gripe! Passeamos por um festival de inverno, caminhamos muito nas mais diversas temperaturas e condições climáticas, assistimos a um jogo de futebol na beira do lago ventando (cenas dos próximos capítulos...) e estamos ai firmes e fortes =D
E eu não poderia deixar de terminar o post, sem citar uma frase que uma francesa me disse uma vez: "There is no such thing as bad weather, only bad clothes" (tradução livre: não existe essa de inverno ruim/frio, só roupas ruins/não adequadas)
Até mais,
Mari! xD
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)