Assim como no Brasil, no Canadá também tem que preencher todo ano o "Imposto de Renda" (mas aqui chamam de Tax Return). O prazo final pra entregar é até o fim de abril. Como chegamos no Canadá em dezembro do ano passado, mas não trabalhamos naquela época, não sabíamos se precisávamos preencher ou não. Então, procuramos no site do CIC alguma agência com voluntários pra nos ajudar a entender e marcamos um horário pra ver de qual é em uma (Woodgreen) relativamente aqui perto de casa.
Chegando lá preenchemos um papel e entramos numa fila (grande até. Mas falando assim parece que ficamos em pé esperando, né? A "fila" era uma fila de documentos. Eles só colocavam os documentos na ordem que seriam chamados e a gente ficou esperando no corredor mesmo, sendo que tinha lugares pra sentar). Enquanto isso, ficamos andando pela agência pra ver anúncios de outras coisas que eles ajudam imigrantes :) um pouco depois fomos chamados por uma pessoa pra conferir os documentos que a gente levou (basicamente SIN number e comprovante de aluguel do AirBnb, que é tudo o que a gente tinha do ano passado xD daria pra levar os comprovantes do TTC também, mas a gente não tinha mais. Desse ano já estamos guardando). Ele disse que possivelmente poderíamos nos enquadrar pra receber uma ajuda do governo, mas que a pessoa que ia nos ajudar a preencher que ia explicar melhor isso.
Então, voltamos pro corredor pra entrar numa outra fila. Um pouco depois fomos chamados novamente e o moço foi nos ajudar a preencher os documentos online. Na verdade, ele que preencheu tudo e a gente ficou só olhando e passando as informações que ele pedia. Ele colocou nossas informações pessoais, conta do banco, perguntou quanto que a gente tinha ganhado no Brasil no ano passado (achei estranho, mas tinha esse espaço pra preencher lá. Acho que é só pra eles terem uma estimativa, sei lá, já que não pediram comprovante de nada) e pediu nosso comprovante de pagamento de aluguel do AirBnb (que ele comentou que pagamos caro '-' acho que ele está meio desinformado dos preços daqui, porque foi o mais barato que achamos na época). Depois de colocar todas as informações no programa, ele disse que a gente se enquadrava pra auxílio de dois programas do governo '-' ficamos bem surpresos com isso! E eu achei que ele ia pedir quanto que a gente levou pro Canadá, mas ele não perguntou isso não!
Um dos programas que a gente se enquadra é o Ontario Trillium Benefit, que pelo que eu entendi é um auxílio pra pagar a conta de luz e as taxas (e vai ser um auxílio de mais ou menos $70,00 mensais pra gente). O outro que nos enquadramos foi o GST/HST, que é um auxílio que vai ser pago a cada 4 meses pra compensar as taxas que pagamos no período (e vão ser no valor de $150, se não me engano)! Como somos casal, basta um aplicar pra receber os benefícios, não precisa dos dois. Não é muita coisa, mas qualquer ajuda sempre é bem vinda! :)
Depois disso ele nos deu uns papeis pra assinar pra dizer que autorizamos ele a preencher nosso Tax Return e aproveitamos pra perguntar sobre o programa que ele estava usando pra fazer o preenchimento. Ele disse que o que ele estava usando era pago, mas que existem uns de graça que a gente poderia usar pra fazer no ano seguinte (caso a gente não decida/se enquadre pra ir lá de novo).
Então foi isso, simples assim. Acho que em uma hora conseguimos resolver tudo! :D foi bem simples (mas talvez foi porque a gente não tinha nada pra declarar também ~.^) e nada traumático! Achei bem legal esse esquema de existir um sistema de voluntários oficial pra ajudar a gente a preencher as coisas!! E o mais surpreendente foi saber desses benefícios que nunca tínhamos ouvido falar!
Até mais,
Mari! xD
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