terça-feira, 10 de abril de 2018

Pedido de reembolso do seguro de saúde

Antes de ir pra minha consulta, liguei pra Allianz no telefone que tem num dos primeiros e-mails que eles me mandaram pra saber como proceder. Eles disseram que eu poderia ir ao médico e que alguns  consultórios entram em contato direto com o seguro, mas outros eu teria que pagar e pedir um reembolso. E me deram um número de referência. E também me mandaram um e-mail com informações de como fazer o pedido de reembolso. 

Como eu não sabia se precisaria de reembolso ou não (fui contando com o melhor), só fui. Quando falei com a recepcionista, ela disse que eles não entram em contato com o seguro. Então, expliquei que precisaria de um comprovante pra pedir um reembolso. Já na farmácia me perguntaram se eu tinha seguro e eu disse que sim (porque no telefone a moça tinha comentado algo sobre remédios). Mostrei meu cartão, mas a atendente ficou com cara de perdida, então, eu só pedi um comprovante pra eu tentar o reembolso também.

Assim que cheguei em casa depois da consulta abri o e-mail pra preencher a requisição de reembolso e tive uma grande decepção de ver uma seção inteira que devia ser preenchida pelo médico e somente pelo médico, com direito a carimbo e tudo -.-' então, decidi voltar lá na terça (porque segunda era feriado aqui no Canadá) pra ver se eu conseguia que o médico preenchesse essa parte do formulário.

Então, na terça antes do trabalho, me dirigi a clínica novamente e falei com a mesma recepcionista que me atendeu no sábado. Expliquei que precisava que o médico preenchesse um documento pra eu pedir meu reembolso. Ela perguntou porque que eu só não mandava o comprovante  do pagamento e eu expliquei que o seguro pedia esse papel também. Ela disse que durante a semana o médico que me atendeu era "family doctor" e que não atendia walk in, que eu teria que falar com o médico que ficava no andar de baixo, que era o "walk in" do dia. Aí eu expliquei que pedia pra ser preenchido pelo médico que me atendeu e ela falou que minhas informações estavam todas no sistema, que o outro médico poderia me ajudar.

Já pensando que na pior das hipóteses voltaria no sábado seguinte (já que tem 30 dias depois da consulta pra mandar a requisição), falei com a recepcionista do andar de baixo. Expliquei a situação e ela falou "só um minutinho" e foi falar com a primeira recepcionista no andar de cima. Quando voltou, ela pediu pra eu subir de novo -.-'

Então, lá fui eu. A primeira recepcionista me pediu pra esperar, que ela tentaria falar com o médico pra ver se ele poderia preencher ou não. E que se ele preenchesse, ela teria que cobrar uma taxa porque o OHIP não paga o médico pra preencher papel '-' (e aparentemente nem a consulta que eu paguei inclui preencher papel haha me perguntei se os 65 dólares que foram a consulta não incluem um retorno ou se voltar lá pra pegar uma assinatura não é considerado retorno ~.^). Entre uma troca de salas do médico ela conversou com ele e ele preencheu de boa as informações. E isso me custou mais $30!! Fiquei pensando se eu tivesse levado o papel no dia da consulta, se teriam me cobrado. Acredito que sim, porque eles também cobram $20,00 pra fazer um atestado médico.

Não pensei duas vezes e inclui esses 30 dólares no pedido de reembolso (afinal, foi culpa do pedido que eu tive que pagar). Coloquei tudo num envelope (daqueles que tem que passar a língua na ponta pra colar, estilo filme americano xD) e fui ao Canada Post pra enviar os documentos. Sim. O pedido de reembolso tem que ser mandado por Canada Post. Tem que enviar a requisição junto com os originais dos comprovantes de pagamento. O engraçado é que em nenhum momento me pediram o número que a moça me passou pelo telefone '-' só o número do meu cartão

Enviei a carta no dia 20 de fevereiro. Como eu estava demorando pra receber a resposta, mandei um e-mail no dia 8 de março perguntando como estava o processamento do meu pedido e eles responderam no dia seguinte dizendo que havia sido processado no dia 28 de fevereiro, que eu deveria receber uma carta deles em breve. Mas se quisesse mais informações, mandou também dois números de telefone pra ligar pra saber sobre a aplicação.

Esperei até o dia 22 de março (não gosto de ligar xD) e liguei. Falei com a atendente e ela disse que no dia 28 de fevereiro foi processado (com direito ao reembolso da consulta e do remédio, mas os $30,00 da assinatura foram negados) e enviado e falou o endereço. E eu notei que o endereço que enviaram estava errado!! Falei o endereço correto e ela disse que o meu endereço do sistema estava certo, mas o endereço que foi enviado, por algum motivo, estava diferente. Aí ela disse que ia mandar um e-mail pro responsável do departamento e que eu devia ligar uma semana depois pra saber mais informações.

No dia 3 de abril liguei de novo para confirmar como estava o status do reembolso e o moço que me atendeu disse que no dia 28 de março eles haviam enviado de novo para mim e que eu deveria receber a cartinha em uma a duas semanas (só esqueci de confirmar o endereço que eles enviaram -.-'). Mas para minha surpresa, no próprio dia 3 recebemos a cartinha da Allianz com um cheque com o valor a ser reembolsado \õ/ finalmente!!

Até mais,
Mari! =D

PS: Toda vez que escrevi Canada Post aqui, minha vontade na verdade era escrever "Correios". Mas toda vez que isso aconteceu, lembrei que Correio só tem no Brasil e mudei :p esse negócio de trocar o nome do produto pela marca é impressionante!

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