Apesar de já ter comentado aqui um pouco como foi pedir demissão no meu emprego antigo, resolvi aproveitar que acordei as 4h30 da manhã com fome e sem sono (esse negócio de trabalhar de madrugada afeta a noite de sono mesmo! hahah) pra atualizar o blog e contar com um pouco de mais detalhes a experiência.
Antes de pedir demissão, pesquisei um pouco sobre a regulamentação aqui pra saber como era ou o que esperar. Pelas minhas pesquisas, percebi que geralmente diz no contrato de trabalho quanto tempo que tem que avisar antes pra poder sair definitivamente de um trabalho. Mas como eu não tinha contrato na salada, não sabia o que fazer no meu caso.
Segundo o site para imigrantes do governo de Ontário, o settlement, e o guia oficial de Ontario, o ideal, quando não tem contrato especificando diferente, é dar duas semanas de aviso antes de sair de verdade, com direito a escrever carta e tudo o mais, pra dar tempo do empregador achar outra pessoa pra ficar no seu lugar e ter tempo de treiná-la. Inclusive, li que dependendo da complexidade do trabalho, pode ser até bom dar mais tempo pro empregador encontrar alguém. Mas, conversando com pessoas que já pediram demissão aqui nos mesmos termos que eu (trabalhando sem contrato que especificasse isso), me disseram que os empregadores já são meio acostumados com pedido de demissão aqui, principalmente quando é survival job, e geralmente são compreensivos e de boa. Inclusive, uma das pessoas que eu falei trabalhou na mesma empresa que eu e disse que deu um dia de aviso antes de sair de verdade!! Então, fui otimista de que conseguiria algo do mesmo tipo no meu emprego.
Minha decepção foi grande quando, depois de explicar a situação, me disseram que eu não poderia sair rápido assim e teria que ficar mais duas semanas! Fiquei bem chateada, especialmente porque outra pessoa da mesma empresa conseguiu fazer isso (mas depois fiquei pensando o porquê disso e cheguei a conclusão de que pode ser porque essa pessoa era part time e eu era full time e porque eu fechava a loja e não é todo mundo que faz isso).
Depois que eu avisei a empresa da demissão, eu pensei muito na possibilidade de simplesmente não ir mais, afinal, o que estava me prendendo? Li que é possível que o empregador processe o empregado quando pede demissão e sai antes do combinado por causa de danos a empresa e achei improvável que isso fosse acontecer no meu caso, já que era um entry level job e tals. Mas, como a gente nunca sabe do futuro, resolvi que era melhor não fazer isso e, com muita dificuldade, completei minhas duas semanas de trabalho pós pedido de demissão.
A empresa até disse que iria tentar encontrar alguém logo pra me substituir e eu conseguir sair antes, mas que não era garantido. Eles até encontraram alguém rápido e disseram que meu último dia oficial seria na quarta-feira da segunda semana, ao invés de sexta, mas que se eles precisassem de mim me ligariam na quinta e/ou na sexta pra trabalhar. Fiquei achando bom que teria quinta e sexta pra descansar antes do novo emprego, mas acabou que um monte de gente esteve doente essa época e eles realmente me ligaram pra trabalhar os dois dias -.-' (o que acabou sendo pior do que se tivessem dito simplesmente que eu teria que trabalhar, porque eu tinha feito altos planos de ir a praia, ao cinema e fazer várias coisas nesses dias e acabou que só consegui ir ao cinema mesmo).
Essas duas semanas eu fiquei com receio de ser tratada diferente pela equipe, especialmente pelos supervisores, por estar saindo, mas todo mundo foi bem de boa no fim das contas. Todos me deram parabéns, falaram que iam sentir minha falta (alguns até falaram que não era pra eu ir embora não haha), que era uma boa oportunidade pra mim e umas pessoas até falaram que também estão pensando em sair ou que estão olhando outras oportunidades!! Teve um dia até engraçado (engraçado agora, porque na hora foi tenso xD), logo depois que eu pedi pra sair, que a pessoa que me contratou me ligou pedindo pra eu fechar uma outra loja e eu aceitei. Aí ela disse que iria me buscar pra me levar até lá. E eu passei o dia todo pensando se ela ia comentar sobre meu pedido de demissão, se iria achar ruim (porque, quando ela me contratou, eu tinha comentado que ia ficar até setembro), se ia reclamar, se ela só pediu pra eu fechar a outra loja como "desculpa" pra me encontrar e falar comigo (porque desde que eu comecei a trabalhar lá, acho que só vi essa pessoa uma vez). No fim das contas ela foi super simpática e mal lembrava quem eu era hahah ela até perguntou algo do tipo "você que vai sair, né?" e eu disse que sim e expliquei o porquê e ela ainda disse que era uma excelente oportunidade pra mim, que eu tinha que tentar mesmo, e que, se por acaso o lab não quisesse estender meu contrato de trabalho lá, que eu poderia entrar em contato com ela de novo que eles vira e mexe precisam de gente! Então, fiquei bem mais tranquila :D
No fim das contas, apesar de um pouco traumatizante no início, deu tudo mais certo do que eu esperava (como sempre xD) e não houve ressentimentos \õ/
Até mais,
Mari! xD
Ahhh!!! Que bom que está dando tudo certo, Mari!
ResponderExcluirFico feliz por vocês! ��
Valeu Ju!! Tudo vai se ajeitando aos poucos :D
Excluir