segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Credit Score diminuindo. Será possível?

Quando a gente muda pro Canadá, uma das coisas que aprende é que é sempre bom manter um bom credit score. Meu cartão de crédito oferece o serviço de graça de me mostrar meu credit score a cada 3 meses. Incrivelmente, por algum motivo misterioso, meu credit score apareceu como diminuindo desde dezembro. Diminuindo tipo em queda livre mesmo, depois de uma subida constante desde dezembro. Da primeira vez que notei achei estranho, porque não mudei nada na minha vida e sempre pago as contas em dia e tals. Mas fiz umas mudanças (tipo não usar tão perto do limite). E quando tive a atualização depois de 3 meses, me surpreendi que caiu ainda mais! Menor do que quando eu cheguei no Canadá <õ>

Depois de um desespero básico, achando que eu tinha sido clonada ou sei lá o que, meu marido iluminado sugeriu eu checar o credit score que estava mostrando no meu outro cartão de crédito. Chequei online de graça e ele estava bom! Como eu esperava que estivesse: subindo devagar e sempre. O que fazia mais sentido pra mim. Mas ainda estava meio encucada com o que estava em queda livre e resolvi ir a minha agência perguntar o porquê.

Cheguei lá e falei com o atendente (gerente?) que estava na entrada e a resposta foi que já que tinha essa diferença, eu deveria conferir com a Equifax, porque lá eles não poderiam fazer nada a respeito.

Depois de olhar no site, vi que eles tem vários pacotes pago de monitoramento e uma forma de checar de graça. Também poderia fazer o pedido por carta, ligando ou pessoalmente. A princípio, pensei em mandar carta, mas como ia demorar a chegar e eu queria resolver logo, resolvi que o melhor era ir lá direito. Peguei meu dia de folga e fui logo de manhã cedo. Conferi no site a lista de documentos que eu teria que levar pra ter certeza que não esqueci nada e não perder a viagem.

Chegando na agência que fica no mesmo prédio da Finch Station, vi que não tinha fila. Mas tinha uma mensagem bem grande dizendo pra preencher a ficha que estava na sacola antes de entrar na fila. Ai percebi que eu trouxe todos os documentos, mas esqueci de levar uma caneta -.-' fui no guichê e peguei uma emprestada.

Além de preencher com as informações pessoais, eu tinha que dizer o tipo de report que eu queria. Entre as opções que tinham, fiquei em dúvida se eu deveria pedir o de graça mesmo (que dizia que era o report, mas sem credit score) ou se eu deveria pagar $11.65 CAD pra pegar o com o credit score. Resolvi que deveria explicar a situação pra moça e ver o que ela me sugeria.

Assim que comecei a explicar a moça foi meio grossa e disse que eu deveria saber o que eu queria. Ela disse que eles não tinham nada a ver com o credit score que o cartão mostrava (achei estranho, porque, até onde eu entendo, o cartão tem uma parceria com a Equifax e por isso que tem o credit score lá) e que eu deveria ver com o banco porque que eles estavam mostrando aquele valor, já que o banco vê o credit score de uma maneira diferente da Equifax (!!!). 

Ai tentei explicar mais um pouco e por fim ela decidiu que eu queria o de graça (sem me explicar detalhes) e pronto. Imprimiu o papel e me entregou. Sentei nas mesinhas ali perto e fui ver como era esse report. Ele tinha a lista dos meus cartões de crédito, quanto crédito eu tinha, quando eu gastava por mês, quando e quanto eu paguei. E só. Então, soube que eu não tinha sido clonada (ufa!), mas não tinha a informação que eu queria: qual meu credit score? Pensei em ir embora, já que eu vi que não tinha nenhum problema oficial. Mas decidi resolver tudo logo e ficar tranquila com isso. Então, peguei outra ficha pra preencher e voltei pra fila.

Dessa vez, cai com a outra atendente. Ela perguntou se eu já não estive lá naquele dia e eu disse que sim. Aí ela disse que eles só podiam entregar um report por dia e que eu não precisava preencher outro papel. Pegou meu papel com a primeira atendente, cobrou os 11.65 e pediu meu primeiro report de volta. Imprimiu outro e me entregou. Quando eu peguei, a impressão que eu tive era que ela tinha me entregado o mesmo papel que eu devolvi. Mas olhando com atenção, vi que tinha uma pequena diferença: uma linha dizendo "Your credit score is:". Felizmente, minhas suspeitas estavam certas e o credit score diminuindo mostrado no meu cartão de crédito está beeeeeem errado!

Como dizem que o credit score oficial se eu quiser fazer qualquer coisa que precise dele é o que a Equifax ou a TransUnion calculam, é sussa. Ainda estou pensando se volto ou não no banco pra falar que meu credit score do report deles está errado e mostro o que diz no papel da Equifax ~.^ mas fica aí a dica pra não confiar 100% nesses do banco não!

Até mais,
Mari! xD

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