domingo, 11 de agosto de 2019

Dentista/usando plano de saúde de empresa canadense

Finalmente depois de mais de um ano no Canadá fomos ao Dentista! Considerando que o recomendado é ir de 6 em 6 meses, estávamos algum tempo atrasados já. Um dos motivos de termos demorado tanto pra ir ao dentista foi o dinheiro, já que a saúde pública de Ontário não cobre dentista. Sabíamos que tinha grandes chances de ser caro, então, esperamos dar o tempo de carência do plano de saúde da empresa do Armando (Manulife) pra ir. E valeu a pena. Além disso, acredito que demorou todo esse tempo pra finalmente estarmos estabilizados e entrarmos numa rotina mesmo pra fazer as coisas que precisamos fazer.

Escolhemos um dentista relativamente perto de casa chamado Astra Dental (pertinho da Finch Station, caso alguém queira alguma recomendação) e fomos lá pra nossa limpeza marcada pelo site. O engraçado é que mais de uma vez eu vi casos que tem a opção de marcar pelo site, mas a pessoa sempre liga pra confirmar ou remarcar (se não tiver o horário que você pediu disponível)...

Chegando lá, tivemos que preencher 4 páginas de papeis: além das informações pessoais, um autorizando eles a fazerem os procedimentos e dois sobre histórico de procedimentos, alergias e condições pré-existentes. Esperamos um pouco na recepção (Armando aproveitou a cadeira de massagem) e fomos chamados, um de cada vez.

Na minha vez, cheguei lá na salinha e veio uma moça fazer os procedimentos. Primeiro ela tirou raio-x em um aparelho supermoderno. Assim que ela tirou a foto, saia imediatamente na tela do computador que estava lá <õ> aí ela já salvou no meu arquivo e depois começou a limpeza. A ideia do procedimento é a mesma, mas tive a impressão que os equipamentos usados eram bem mais modernos dos que eu já vi no Brasil. Outra coisa diferente é que tinha uma música de fundo (o que achei bem interessante pra acalmar quem tem medo de dentista).

Depois que ela acabou, chegou a dentista (venezuelana =D) propriamente dita pra olhar o raio-x, meus dentes e medir a minha gengiva. Elas anotaram os valores da profundidade da gengiva de cada dente no meu arquivo também e explicaram que isso servia pra ver se eu tinha gengivite (não tinha \õ/). Depois de analisar meu raio-x e meus dentes (com um óculos que tem tipo uma lupa acoplada), a dentista viu que eu tinha algumas cáries que precisavam ser tratadas -.-' pegou um outro equipamento ultra moderno (que eu suspeito ser tipo um ultrassom) e analisou as cáries entre os dentes pra saber o tamanho e ter informações mais precisas! Depois de me perguntar se eu passo fio dental e escovo 3 vezes por dia (sim e sim!), ela me recomendou comprar uma pasta de dente com mais concentração de flúor pra tentar dar uma controlada.

Na saída, fomos pagar a facada. A minha limpeza ficou CAD 378.00 e a do Armando CAD 336.00 (possivelmente porque ela usou o outro aparelho em mim?). O plano cobriu CAD 365.00 (meu) + CAD 323.00 (Armando) - recebi o comprovante de pagamento por e-mail no dia seguinte do atendimento. O resto da diferença a gente pagou do bolso, junto com a pasta de dente que ela me recomendou e um outro produto que recomendou pro Armando e tudo isso saiu CAD 90.00. Além disso, marquei minha próxima ida e o Armando a dele.

A segunda ida do Armando foi só pra fazer um filling (que eu não sei a tradução pro português, mas é quando o dentista repreenche o espaço de uma cárie antiga porque a paradinha saiu) saiu por CAD 396.00 (pago completamente pelo plano).

Na minha segunda ida (primeira pra tratar as cáries) não precisei preencher nenhum papel. Esperei ser chamada e fui encaminhada pra uma outra salinha. Nessa sala, a cadeira do dentista tinha uma TV acoplada pro paciente ficar vendo coisas enquanto o dentista trabalha (o que achei bem interessante pra acalmar quem tem medo) e nesse dia estava passando vídeos engraçados (tipo as cassetadas do Faustão). Ela usou anestesia e fez os procedimentos, mais ou menos como no Brasil, só os equipamentos levemente diferentes. Depois de uma hora lá, fui liberada. Mas precisaria voltar outro dia pra terminar o trabalho. Nesse dia, não precisei pagar nada, mas a conta pro plano ficou de CAD 497.00.

Na minha última ida, a única diferença foi que ela colocou alguns episódios do Friends pra eu assistir. Depois de eu ficar livre das cáries, perguntei na recepção se eu precisava pagar alguma coisa e dessa vez precisei, porque o plano tem um limite de dinheiros que ele paga por ano pro tratamento e a gente chegou no limite ^^' A conta ficou CAD 705.00, mas o plano só cobriu mais CAD 638.00, então, paguei a diferença. Na saída, já deixaram remarcado meu retorno pra próxima limpeza pra dali 6 meses (achei meu apressado, mas entendo que seja pra segurar cliente. Minha dentista no Brasil mandava cartinha sempre que chegava o tempo de voltar <3).

Uma coisa que a dentista sugeriu de comprarmos é esse tipo de aparelho que funciona como um fio dental, mas usa água. Compramos um que achamos que era o melhor custo x benefício pelo site da amazon, mas tem várias opções, como portáteis, não portáteis, grandes, pequenos, com escova, sem escova...

No geral foi uma experiência diferente das que eu já tive no Brasil e bem boa. Recomendo o lugar e o atendimento. O preço é bem salgadinho, mas se tiver plano de saúde de empresa vale a pena. E não entre em pânico com o preço, porque também sei que existem opções mais baratas, como por exemplo ir em algum hospital-escola onde os alunos fazem o atendimento. Já vi pelo facebook alguns esquemas mais baratos também, mas não fui atrás porque não precisei. Se pesquisar direitinho, tenho certeza que encontra várias opções. No nosso caso, optamos pela comodidade de ser perto de casa, já que tínhamos o plano (para questão de curiosidade: pagávamos CAD 121.00 por mês pra nós dois, com 3 meses de carência).

Até mais,
Mari! xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)