Desde abril eu tenho ido de bike pro trabalho. No começo não ia tanto, porque estava meio frio ainda (muita gente me chamou de doida na época). Meu objetivo era ir pelo menos 3 vezes na semana de bike, mas desde junho, comecei a ir normalmente 4 vezes.
E, incrivelmente, no dia 27 de julho, depois de 50h e 39min pedalando, completei 1000 km rodados!!! \õ/ Aqui estão as informações que a bike me dá:
Maior velocidade máxima atingida: 48.5 km/h (tem uma decida muito boa no trecho da volta que a velocidade aumenta muito sem pedalar :D) - PS: não sei o que 'vol' significa, se alguém souber fala aí! |
Velocidade média: 19.8 km/h (eu geralmente tento manter entre 22~28 km/h, mas tem umas subidas que eu chego a 11 km/h) - 1004.5 quilômetros =D |
Nesse tempo, já recebi algumas buzinadas (algumas acho que de pessoas estressadas, mas algumas de pessoas tentando me alertar de que estavam passando - mas não se preocupem motoristas, é fácil ouvir uma máquina de 1 tonelada com motor a explosão perto), um passageiro já gritou pra eu ir pra calçada e recebi uma cantada de um motorista (bêbado? Ele estava/era meio esquisito ~.^). Por outro lado, um motorista já me alertou que minha luz traseira estava fraca (pilha acabando), ajudei um cego a atravessar a rua (ele estava parado esperando o sinal abrir, mas o sinal já estava aberto. Aí eu parei perto pra avisar =D) e já vi outros ciclistas pedalando =D (a maioria na calçada, mas alguns na rua. Inclusive já fui ultrapassada por um haha).
Claramente, algumas pessoas não conhecem as leis de trânsito locais, porque tecnicamente eu sou obrigada a pedalar na rua, por estar com uma bike elétrica. Mas a maioria respeita e dá o espaço necessário pro ciclista. E algumas buzinam pra pessoa que está dando espaço pro ciclista. A pior coisa que se pode fazer é buzinar perto do ciclista (na verdade, a ideia toda de buzinar não faz sentido pra mim at all), porque o ciclista está concentrado na rua, desviando de buracos e sujeiras e prestando atenção nos carros. Quando alguém buzina, a tendência é assustar e toda a concentração é perdida pro alguns segundos, aumentando muito as chances de acidentes.
Muita gente fica preocupada quando eu falo que eu vou de bike pro trabalho, achando que eu vou sofrer um acidente. Então, vai um pouco de estatística aí. Segundo o site da Polícia de Toronto em 2018 foram 40 acidentes graves envolvendo bikes. O ano com mais acidentes foi 2012, com 72. Pra mim, isso é baixo, mas com certeza o ideal é ser zero. Um pequeno detalhe é que eu pedalo a noite, então, quase não tem carro na rua. Na volta vou de dia, mas na hora do rush, então, os carros geralmente estão devagar por causa do trânsito. De qualquer forma, se a gente for ficar com medo de sair na rua e fazer as coisas que gosta/quer com medo de que algo aconteça, a gente nunca vai fazer nada, já que qualquer coisa (inclusive ficar em casa) pode dar ruim. O negócio é se cuidar, prestar atenção e fazer a sua parte. Outra coisa curiosa, é que aqui tem um grande registro de roubo de bikes e essa reportagem aqui do Toronto Hive foi muito bem escrita com dados e comparando com outras cidades e, quando colocado em perspectiva, não é tão ruim assim. O que não fala é que as pessoas geralmente estacionam a bike em qualquer lugar, literalmente. Várias vezes já vi umas paradas em árvores ou em pontos de ônibus ou em diversos lugares pela cidade, às vezes até sem cadeado! Então, tem que ficar ligado e não dar mole nesse sentido!
Muita gente fica preocupada quando eu falo que eu vou de bike pro trabalho, achando que eu vou sofrer um acidente. Então, vai um pouco de estatística aí. Segundo o site da Polícia de Toronto em 2018 foram 40 acidentes graves envolvendo bikes. O ano com mais acidentes foi 2012, com 72. Pra mim, isso é baixo, mas com certeza o ideal é ser zero. Um pequeno detalhe é que eu pedalo a noite, então, quase não tem carro na rua. Na volta vou de dia, mas na hora do rush, então, os carros geralmente estão devagar por causa do trânsito. De qualquer forma, se a gente for ficar com medo de sair na rua e fazer as coisas que gosta/quer com medo de que algo aconteça, a gente nunca vai fazer nada, já que qualquer coisa (inclusive ficar em casa) pode dar ruim. O negócio é se cuidar, prestar atenção e fazer a sua parte. Outra coisa curiosa, é que aqui tem um grande registro de roubo de bikes e essa reportagem aqui do Toronto Hive foi muito bem escrita com dados e comparando com outras cidades e, quando colocado em perspectiva, não é tão ruim assim. O que não fala é que as pessoas geralmente estacionam a bike em qualquer lugar, literalmente. Várias vezes já vi umas paradas em árvores ou em pontos de ônibus ou em diversos lugares pela cidade, às vezes até sem cadeado! Então, tem que ficar ligado e não dar mole nesse sentido!
Como eu pedalo geralmente do lado direito, noto que a qualidade da rua não é 100% e às vezes tenho que desviar de uns buracos meio grandes (e já cai neles algumas vezes =/ felizmente minha bike ainda está inteira), mas não é ruim de pedalar. Só tem que ficar ligado no caminho =D
Uma pessoa no meu trabalho comprou uma bike depois que viu eu andando \õ/ (mas andou por um mês mais ou menos, até que o pneu furou e nunca mais foi) e espero continuar inspirando pessoas a irem de bike pro trabalho (por isso o post)! É totalmente possível e muito mais divertido que ir de carro, além de ajudar o meio ambiente <3 e não precisar ir pra academia ;) se for uma distância meio grande ou não quiser chegar muito suado/cansado, a bike elétrica é uma opção muito boa. Eu pedalo geralmente 15 km pra ir e 15 km pra voltar e levo mais ou menos 40 minutos. O mais legal, além de todas as vantagens ambientais e pra saúde, é ver sua evolução, tanto de resistência quanto de velocidade!
Uma pessoa no meu trabalho comprou uma bike depois que viu eu andando \õ/ (mas andou por um mês mais ou menos, até que o pneu furou e nunca mais foi) e espero continuar inspirando pessoas a irem de bike pro trabalho (por isso o post)! É totalmente possível e muito mais divertido que ir de carro, além de ajudar o meio ambiente <3 e não precisar ir pra academia ;) se for uma distância meio grande ou não quiser chegar muito suado/cansado, a bike elétrica é uma opção muito boa. Eu pedalo geralmente 15 km pra ir e 15 km pra voltar e levo mais ou menos 40 minutos. O mais legal, além de todas as vantagens ambientais e pra saúde, é ver sua evolução, tanto de resistência quanto de velocidade!
Keep calm and bike,
Mari! =D
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)