segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Visto de turista canadense e Autorização Eletrônica de Viagem

Estou programando há um tempo já uma série de 3 posts sobre vir a turismo pro Canadá, pra ajudar quem quiser visitar a gente aqui, baseados nas experiências dos nossos visitantes de 2018! Vou compartilhar aqui no blog pra facilitar o acesso a informação para todos =D mas lembrando que todas as informações necessárias podem e devem ser procuradas no site do governo canadense ou do do VFS, aqui vou apenas relatar como foram os processos na prática. Inclusive, com o tempo, as informações do blog podem ficar desatualizadas, então, é sempre bom checar as fontes oficiais!

O primeiro passo para qualquer viagem no exterior é tirar o passaporte. No site da Polícia Federal tem todas as informações referentes a isso! Com o passaporte em mãos, o próximo passo é o visto (para os países que pedem).

No caso de viagens para o Canadá, os brasileiros precisam tirar o visto de turista OU a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV em português ou ETA, em inglês). Não é todo mundo que pode solicitar o AEV, tem que cumprir alguns pré-requisitos. No site do governo canadense tem como você descobrir se você precisa de um visto ou de um AEV, mas, em linhas gerais, brasileiros com um visto americano válido ou cidadania de alguns países específicos não precisam de visto, só do AEV.

Atualmente, inclusive, muita gente tem preferido tirar o visto americano logo e pedir o AEV depois, do que pedir o visto canadense direto (principalmente porque muitos voos que vem pro Canadá podem ter que passar nos EUA primeiro, então, já teriam que tirar o visto americano de qualquer forma). O AEV é bem simples e dá pra fazer tudo online no site do governo canadense. Ou dá pra ir a algum dos VFS que eles ajudam também! O VFS é um Centro de Solicitação de Visto do Canadá (CVAC) e é a única empresa autorizada a apoiar o governo canadense no Brasil nos processos de visto, tanto na parte administrativa (recebimento de pedidos de visto, pagamento de taxas, coleta de biometria e fotos, etc...) quanto na parte de agendamentos. Eles estão localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Porto Alegre.

Se você optar por tirar o AEV online, tem esse post da immi-canada bem detalhado sobre o processo e o resultado normalmente sai em poucas horas. Meu pai preferiu não fazer tudo online, optando por ir até um VFS, então, vou deixar aqui o relato dele:

"Se tiver visto americano válido, somente precisa preencher o formulário ETA online, imprimir e levar a um representante do Canadá - VFS (Grátis). A autorização para entrar no Canadá sai na hora. A autorização precisa ser impressa e levada junto com o passaporte para apresentar na entrada do Canadá. Ela serve somente pra entrada via aérea. Se a pessoa tiver intenção de visitar os EUA de carro durante a estadia no Canadá, deve solicitar a colocação do carimbo no passaporte, pois se apresentar só o ETA na entrada do Canadá, o carimbo do passaporte não é obrigatório. Também é possível ir ao VFS e eles preenchem o ETA e cobram R$50,00 pra isso. Fazem na hora e é bem simples"

Já minha tia e minha avó não tinham o visto americano, então, elas optaram por tirar o visto de turista  canadense. Depois de ler sobre isso na internet, vi que algumas pessoas que moram no Canadá escrevem uma carta-convite pra pessoa que vai visitar, pra ser enviada junto com os documentos e que pode ajudar na aprovação do visto. Baseado em alguns modelos que vi na internet e no site oficial do governo do Canadá, criei a minha própria carta e entreguei pra minha tia e minha avó mandarem junto com os documentos pra pedir o visto:

------------

Letter of Invitation to (name)

To Whom It May Concern:

My name is (name) and I would like to ask that you accept this letter as my letter of invitation to my (relative) (name), born in (month), (day) (year). S/he will be visiting me in (city), (province) during the (visiting month). S/he plans to stay from (month), (day) to (month), (day). She will stay at (where s/he plans to stay) during this time and s/he will be responsible for her own expenses. Currently s/he lives at (address), (city) - (province), (country) (Zip Code). Her/his phone number is +55 (phone number).

For your information, I have included the following information about myself:
Complete Name: 
Date of birth: 
Address: 
Job title: 
Status in Canada:

I live with (names) born in (month), (day) (year), who came with me as (status in Canada).

In the event that you require further information about me and/or my invitation to (name), feel free to contact me at telephone number +1 (phone number) or by email at (e-mail address).

Thank you in advance for taking time to consider my letter of invitation,

Respectfully,

(Sign)

--------------

Não sei se a carta ajudou de alguma forma, mas os dois vistos foram aceitos sem problemas. Quando fui fazer a carta fiquei pensando se incluía mais detalhes pessoais ou da viagem (tipo, que era minha madrinha, iria passar meu aniver aqui ou coisas do tipo), mas optei por deixar essas informações de fora da carta. Vou deixar aqui o relato da minha tia sobre o visto e a compra das passagens:

"Para fazer meu visto para o Canadá solicitei via VFS. Preenchi os formulários e enviei, juntamente com os documentos, via Correios. Ah!! Enviei o passaporte junto. Não é complicado e em aproximadamente 20 dias recebi o passaporte em casa com o visto. Única coisa que estranhei foi a relação de documentos solicitados, que, além da declaração do IR e os últimos 3 holerites, tive que enviar os 3 últimos extratos bancários.
Não havia feito visto americano, então, tinha a opção de voo direto ou com conexão no México (Aeroméxico). Financeiramente a opção do México era melhor, mas tinha uma conexão de mais ou menos 8h.
Fiz a opção do voo direto. A Air Canadá dispões de 3 fileiras, que não é a executiva nem a econômica (mais ou menos poltronas 12, 13 e 14) que possuem maior espaçamento entre as poltronas. O preço é um pouco mais caro, mas achei que compensava em virtude de estar viajando com uma pessoa idosa. 
Creio que seja melhor fazer o visto americano, pois assim terá mais opções de voos e com melhores preços."

Ou seja, de maneira geral, não tem mistério nenhum tirar o visto ou o ETA/AEV! Só seguir as instruções do site do governo canadense ou do VFS, enviar os documentos pedidos e aguardar! Algumas pessoas podem ter o visto negado por algum motivo. Nesse caso, elas recebem uma carta com os motivos da recusa e podem ver os pontos a melhorar pra aplicar de novo. Outra opção é contratar uma empresa pra solicitar a ATIP, que mostra os detalhes da sua aplicação, com todas as informações do oficial sobre o seu caso. A immi-canada tem um post bem bacana com os detalhes do que fazer com um visto negado!

Espero que seja útil pra quem pretende tirar o visto! E boa sorte!
Até mais,
Mari! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)