Hoje faz um ano que chegamos aqui! Não dá nem pra acreditar como passou rápido! Mas ao mesmo tempo que às vezes parece que a gente chegou ontem aqui, também sentimos que vivemos a vida inteira do lado de cá já.
Foi um ano bastante intenso e de muitas mudanças, muitas coisas novas e muitos aprendizados. E é bom poder ver o quanto já avançamos com nossas vidas aqui. Agora nossas vidas já estão mais estabilizadas e entrando numa rotina. A maior conquista foi conseguirmos começar a fechar nossas contas! Acho que isso é o maior desafio pra quem chega!
Eu aprendi que trabalhar de noite não é tão ruim assim. Demora um pouco pra adaptar, mas depois que adapta, flui como se trabalhasse de dia. Já não tenho mais sono de noite durante a semana e no fim de semana tento dar uma esticada nos horários pra conseguir aproveitar o dia, então, está funcionando bem. Tão bem que às vezes eu me pergunto se um dia eu vou realmente querer mudar pra trabalhar de dia onde eu trabalho agora ou em outro lugar (porque o lugar onde eu trabalho é muito bom, as pessoas e os supervisores são muito legais e gente boa, o salário é bom o suficiente pra nós no momento e esse tipo de combinação pode ser difícil de achar de novo. O único desafio é o horário diferente, mas que já está adaptado e também tem suas vantagens, como dias da semana de folga onde eu posso fazer coisas - tipo voluntário e aulas - que eu não conseguiria caso trabalhasse em horário convencional e era uma coisa que me frustrava um pouco no Brasil: querer fazer coisas e não ter horário. Em compensação, com isso, minha vida tem ficado muito movimentada!)
Tivemos muitas experiências únicas e especiais e que vão ficar na memória. E, também com muita sorte, encontramos amigos tão bons quanto os que tínhamos no Brasil, que com certeza tem feito tudo ficar mil vezes mais fácil e divertido <3 (na verdade, antes de virmos, acho que esse era nosso maior medo e preocupação, mais ainda do que dinheiro: será que vamos encontrar gente legal e com os mesmos interesses que a gente?). E é muito bom ver que em um ano já conhecemos várias coisas aqui, já sabemos andar sem se perder, temos noção pra que lado fica cada coisa.
Às vezes a saudade ainda bate, mas nada que um whatsapp ou skype que não resolva. Ao mesmo tempo, a vontade de voltar pro Brasil é zero e, até o momento, temos certeza que fizemos a melhor decisão que podíamos ter feito em vir pra cá e começar uma vida nova (especialmente depois das eleições). Com certeza aqui temos oportunidades melhores pra tudo e uma qualidade de vida que jamais teríamos no Brasil. Vivemos num lugar maior, estamos os dois trabalhando em bons empregos regularizados certinho, com benefícios tipo plano de saúde e de aposentadoria, não temos preocupação nenhuma com segurança (mesmo eu voltando de madrugada ou indo trabalhar com transporte público quando está escuro) ou com qualquer outro absurdo que víamos diariamente no Brasil, a mídia aqui não tem tanto aquele sentimento negativo, de tragédia e de querer assustar a população igual é no Brasil (eles reportam coisas ruins, não se engane. Mas não tem aquela apelação de tragédia ou coitadismo. Fazem de uma forma mais profissional, avaliando todos os lados da situação e geralmente mostram soluções que estão sendo tomadas pra resolver o problema).
Mas às vezes também me pergunto se Toronto foi a melhor escolha. A cidade é ótima e tem muitas coisas legais e diferentes, o único problema é que é tão boa que todo o mundo (literalmente) quer vir pra cá, elevando o custo de vida aqui (a.k.a, preços dos alugueis), que é mais alto do que em outras cidades. O último ano foi marcado com Toronto sempre batendo recordes de aumento de preços de aluguéis e as expectativas é que as políticas recentes do mini Trump governador de Ontário não vão ajudar muito no controle, mas isso são cenas dos próximos capítulos. E o aluguel é o custo que come a maior parte do nosso salário (e de todas as outras pessoas), sem dúvida nenhuma. Por outro lado, não tenho certeza se teríamos conseguido os empregos que temos em outra cidade (e não teríamos como pagar um aluguel mais baixo sem emprego, né?) e com certeza não teríamos conhecido as pessoas que conhecemos aqui (que provavelmente vão ser a causa de ficarmos por aqui mesmo, no final das contas). E, no final das contas, mesmo com o aluguel caro, ainda temos conseguido guardar um dinheiro no final do mês, o que está ajudando a recuperar o que gastamos nos primeiros meses e até fazendo a gente pensar se não vale a pena investir numa casa num futuro próximo (pra fugirmos dos aluguéis caros), coisa que jamais pensávamos em fazer no Brasil.
Em nenhum momento o clima foi um problema pra gente aqui, é tudo questão de adaptação e se vestir apropriadamente. Achei até incrível todas as mudanças ao longo do ano, o que é muito mais legal do que todo dia ser sempre aquela mesma coisa de sol e calor ou sol e um pouco de frio. A vida fica mais dinâmica e faz você querer aproveitar cada momento daquela época. Exceto quando chove. As chuvas são um problema. Eu esperava que Toronto chovesse menos do que chove e nevasse mais do que neva, mas infelizmente estava enganada (ou será que foi só azar desse ano). E se eu já acho que Toronto choveu muito, imagina em Vancouver? <õ> (Toronto > Vancouver xD)
Agora que fizemos um ano aqui, acredito que os posts do blog vão ficar menos frequentes (talvez um ou dois por semana), tanto porque já não tem mais tanta novidade ou coisa diferente assim pra contar, quando porque cada vez mais eu temos menos tempo pra parar e escrever. Ao mesmo tempo, é divertido vir aqui escrever, então, ainda não sabemos bem como as coisas vão ficar! Mas por enquanto, ainda temos alguns posts planejados, então...
Até mais,
Mari e Armando! xD
Olá Mariii e Armando!!! Estou feliz que tem dado tudo certo pra vocês e isso acaba sendo motivador para mim, pois ainda nao desisti do Canada :). Passei aqui para ler as novidades pq esses dias eu estava lembrando que logo vcs completariam um ano de Canada. O Bruno esta evoluindo no ingles, graças a ajuda da Rey do blog casal nerd no Canada \o/. Desejo tudo de bom para vocês e por favor nao pare de escrever!!! Bjãooo que Deus abençoe.
ResponderExcluirOi Thaa!! Faz tempo que não tenho notícia sua! Que bom que ele está evoluindo! E não desiste mesmo não, que uma hora dá certo =D bjsss
ExcluirAi Mari eu sumi pq fiquei focada nos problemas do dia a dia e da familia, que as vezes me fazem desistir do plano Canada. Mas o sonho de ter uma vida diferente me faz voltar para o trilho kkkk. Bjão querida, muito sucesso!!!
Excluir