quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Equivalência X Profissões regulamentadas

Muita confusão é feita com relação a equivalência dos diplomas para o processo do Express Entry e a capacidade de exercer a profissão no Canadá. A equivalência do diploma feita para o Express Entry nada mais é do que uma empresa comparar o grau de estudo que você tem no seu país com o que é estudado durante um curso semelhante no Canadá para ver se é parecido (ou "equivalente"). Por exemplo, um diploma de engenharia no Brasil equivale a um "Bachelor degree" de 3 ou 4 anos no Canadá (porque, de maneira geral, você estuda 3 ou 4 anos no Canadá para ter um diploma semelhante). E, dependendo da equivalência do seu diploma, você vai ter mais ou menos pontos no processo do Express Entry. Só isso.

Algumas pessoas pensam que fazer a equivalência já te torna apto a exercer a profissão no Canadá, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Algumas profissões possuem órgãos reguladores, chamadas de "profissões regulamentadas". Portanto, para exercê-las, você tem que ter uma licença (geralmente dada pela província onde for morar). Outras profissões não tem essa "burocracia" (como a área de TI, por exemplo), então, não é necessário fazer provas nem ter uma licença para exercer a profissão no Canadá. Outras ainda tem uma forma de regulamentação voluntária (ou seja, não é obrigatório por lei ter licença para trabalhar, mas se você tiver é visto com bons olhos pelo empregador, sendo que algumas empresas podem optar/dar preferência pra quem tem licença). Recomendo pesquisar para saber se sua profissão é ou não regulamentada no Canadá. Existem várias listas em sites falando sobre isso.

Vou focar meu post no que eu descobri sobre as profissões regulamentadas que eu tive experiência ao longo do processo: veterinária e engenharia.

Veterinário formado no exterior no Canadá
Quando comecei a pesquisa sobre ir para o Canadá, já sabia que eu teria que passar por provas teóricas e práticas se quisesse trabalhar como veterinária lá. Então, comecei a pesquisar um pouco sobre isso. A medicina veterinária do Canadá tem um órgão regulador geral, o CVMA, e cada província tem também seu próprio órgão, como o CVO, de Ontário. Para ser licenciado pela província de Ontário, entre outras qualificações como bom nível de inglês e não ter cometido crimes, é exigido: completar os NEB (National Examining Board) e um exame local de conhecimentos (que não tenho ideia de como seja).

O NEB é dividido em 4 etapas: The Basic and Clinical Sciences Examinations (BSCE, prova de 225 questões de múltipla escolha feita no computador em 220 min para avaliar os conhecimentos básicos), The North American Veterinary Licensing Examination (NAVLE, feito apenas duas vezes ao ano, é uma prova no computador dividida em 6 blocos de 60 questões que devem ser respondidas em 65 min por bloco e que cobre todas as espécies animais), The Preliminary surgical Assessment for the CPE (PSA, que foi criado pelo alto índice de reprovação na parte cirúrgica da prova. Basicamente é saber preparar você mesmo e um cadáver para uma cirurgia, abrir e fechar o cadáver) e The Clínical Proficiency Examination (CPE que dura vários dias e é dividido em 7 sessões de de 45 min a 4 horas e vai avaliar as habilidades e conhecimentos práticos do candidato em anestesia, prática equina, práticas com animais de produção, necrópsia, posicionamento radiológico, clínica e cirurgia de pequenos animais). Se você tiver se formado em uma instituição acreditada, "só" precisa passar pelo NAVLE em duas tentativas (!!), se não, tem que fazer o PSA/CPE também. Se sua instituição não for acreditada (que é o meu caso), tem que passar por todas as etapas.

Agora vamos falar da parte interessante, as taxas! 
Taxa de inscrição: $500,00 (válida por 2 anos)
Taxa anual: $250,00 (para cada ano após os 2 anos iniciais)
BCSE: $ 450,00
NAVLE: $1.000,00
PSA: $1.000,00
CPE: $7.500,00
Nova tentativa de CPE: $1.800,00
Acrescenta-se um pequeno valor a cada um deles dependendo da província e da etapa da prova feita (variando de $12,50 a $1.125,00)

Depois de completar todas essas etapas com sucesso, você recebe o CQ (Certificate of Qualification), que permite dar entrada a licença para poder trabalhar como veterinário na província que escolheu morar! Caso você seja especialista em alguma área, terá que fazer a prova dessa área para poder se dizer especialista no Canadá também. 

Após olhar todas essas etapas, os valores das provas e as dificuldades das provas (recomendam fazer o último ano da graduação novamente lá para conseguir ir bem), eu decidi que não quero tentar. É uma prova que custa muito tempo e muito dinheiro e eu não vou ter tanto retorno assim (não tem tanta vaga pra médico veterinário assim, ainda mais pra minha área). Além disso, sou especialista em Patologia Clínica, ou seja, só tive experiência de trabalho em laboratório. Teria que rever tudo de tudo para a prova e não acho que vale a pena. Prefiro gastar o mesmo dinheiro que eu gastaria pra fazer essa prova pra fazer um College de 2 anos que vai me preparar especificamente pro mercado de trabalho canadense.

Como opção, me foi dito que eu poderia trabalhar como Técnica em Veterinária (Veterinary Technician). Existe uma prova (teórica, feita 3 vezes ao ano) que pode ser feita para ser licenciado, mas não é obrigatória para exercer essa profissão. Então, pode ser uma possibilidade para mim. Além disso, pelas vagas de emprego que eu tenho observado, existem outras áreas técnicas que eu poderia trabalhar pela experiência que eu tenho e que não precisam de licença :)

Engenheiro formado no exterior no Canadá
Cada província possui um órgão regulador dessa profissão no Canadá, o de Ontário é o PEO. Mas você pode trabalhar como engenheiro sem ainda ter a sua licença, se você for supervisionado por um engenheiro licenciado (P. Eng - Professional Engineer). Além disso, é possível trabalhar com áreas correlacionadas (por exemplo, desenvolvendo projetos), sem ter o P.Eng. Esse site tem informações muito úteis com relação a ser um engenheiro no Canadá. 

Quando você se formou fora do Canadá, para ter o P. Eng de Ontario, tem que seguir esses passos para eles avaliarem seu diploma/curso e ver se será necessário fazer uma prova técnica, caso eles achem que o seu curso não deu conhecimentos suficientes. Esta etapa pode ser feitA sem ter chegado ao Canadá ainda.

Depois que chegar ao Canadá, e ter completado todos os requisitos necessários (ter a experiência de trabalho que eles pedem, que é de 48 meses de trabalho, sendo 12 meses no Canadá, ter feito a avaliação do diploma por eles, ter um bom caráter, mais de 18 anos e, se necessário, ter passado na prova técnica) existe ainda uma prova a ser feita para se tornar engenheiro licenciado no Canadá. Esta prova dura 3h e é feita 3 vezes por ano. O conteúdo é leis, ética, prática profissional e responsabilidade profissional.

A Universidade de Toronto possui um curso que prepara os engenheiros formados no exterior para as provas necessárias pra tirar a licença em Ontário.

Também existem profissões técnicas (engineer technician, ou mais específicas, como mechanical engineer technician) que podem ser exercidas por quem se formou como engenheiro fora do Canadá, já que não precisam obrigatoriamente de licença para trabalhar. Porém, caso você obtenha a licença (para poder ser chamado de Certified Technician ou Certified Engineer Technician), vai ser um plus na hora de achar emprego (algumas empresas só contratam quem tem licença). Cada província tem seu órgão regulador, o de Ontário é o  OACETT. A prova para tirar a licença é de múltipla escolha sobre ética, leis e prática e tem material de estudo no site deles.

Ou seja, cada profissão regulamentada tem uma forma beem diferente de fornecer a licença de trabalho para o profissional, então, é bom pesquisar muitoooooo para saber o que fazer em cada caso.
Até mais,
Mari =D

Edição em 25/08/17: Estou dando uma olhada mais a fundo agora que está tudo certo pra irmos e encontrei esse programa que ajuda veterinários formados no exterior a fazer as provas. Pode ser uma boa pra quem quiser encarar!! :) além disso, descobri que existem vários Bridging Programs que ajudam engenheiros a se qualificarem também, não só o da Universidade de Toronto :)

8 comentários:

  1. Ótimo artigo! Sou veterinária e estou começando a pensar na possibilidade de me mudar em alguns anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que gostou! :) boa sorte nos seus planos!

      Excluir
  2. Mari tudo bem?
    Muito legal seu post, porém , ainda tenho algumas dúvidas.
    Você tem um e-mail para contato para podermos falar?
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      Obrigada :)
      Pode perguntar por aqui, que se eu souber eu respondo! E se eu não souber, outras pessoas podem responder também ;) Não sou especialista nesses assuntos não, tudo o que eu sei foi o que eu encontrei na internet e compartilhei aqui!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Mari
    Em relação a instituição acreditada, onde eu vejo se a minha está na lista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Para veterinária, no link que eu coloquei no post (que é esse aqui: https://www.avma.org/ProfessionalDevelopment/Education/Accreditation/Colleges/Documents/colleges_accredited.pdf). Para outras áreas, não sei como é! ;)

      Excluir
  4. Oi Mari!
    Amei seu blog, me ajudou demais com umas dúvidas.
    Temos duas semelhancas, Eu tb estou morando em Toronto e eu tb sou veterinária!
    Estou aqui a um ano e tb não validei meu diploma ainda.
    Mas to trabalhando na área como veterinarian assistant. Acho q vc devia tentar.
    Me passa seu e-mail pra mantermos contato. Podemos ajudar uma a outra nas dúvidas. Como eu to aqui a mais tempo, sei dos perrengues do começo! kkkk
    Meu email é patricialpraes@yahoo.com.br

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Paty!!! Que boa notícia :D vou te mandar um e-mail agora!! Valeu <3

      Excluir

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)