sábado, 1 de setembro de 2018

G2 road test/ primeira prova prática (tirando a carteira de motorista em Ontario - parte dois)

FINALMENTE, criei vergonha na cara tive tempo (e dinheiro) pra fazer a primeira prova prática necessária pra poder dirigir em Ontário. Como dirigir nunca foi uma prioridade pra mim aqui (e esse foi um dos motivos que viemos pra Toronto, pra começo de conversa), não estava esquentando tanto a cabeça com isso e levei com bastante tranquilidade esse processo. Mas as vezes é bom poder usar um carro também (vai que a gente quer viajar? Ou então exageramos nas compras do mercado?), então, assim que tivemos uma sobrinha de dinheiro, comecei a andar com essa parte da documentação que estava parada desde janeiro.

Eu corri pra tirar minha G1 quando cheguei (explico todo o processo aqui) porque a carteira de motorista é um dos documentos de identidade aqui da província. Então, queria tirar logo pra ter minha identidade daqui. Mas depois que você tem a G1, pode demorar até 5 anos pra seguir com o processo. Como eu já tinha minha carteira no Brasil, poderia optar como queria tirar minha carteira aqui: fazer primeiro a G2 e depois a G (que é o caminho normal pra tirar carteira aqui pra quem nunca dirigiu) ou optar por fazer a prova da G direto.

Quando eu soube disso, fiquei me perguntando porque alguém optaria fazer a G2, se já pode tirar G direto. Na minha cabeça, seria mais barato (já que vai pagar menos provas e menos aulas) e você já sairia com a carteira definitiva logo. Mas depois de começar a pesquisar e levar isso mais pra frente, decidi fazer primeiro a G2 e vou colocar aqui meus motivos:

1) A prova é mais fácil: então, não teria muita pressão nem pagaria muitas aulas antes da prova, ainda mais que estava há mais de 8 meses sem dirigir nada;
2) As aulas são mais baratas: então eu ia gastar menos dinheiros com isso no momento; xD
3) Não tem diferença de restrições de dirigir entre G2 e G (só pra quem tem menos de 21 anos, o que não é o caso);
4) A longo prazo, na minha cabeça, vou gastar menos: porque agora eu posso alugar um carro e praticar. O aluguel do carro sai mais barato do que a aula pra G, então, quando eu for fazer a prova final vou precisar pagar menos aulas (talvez só uma ou duas pra pegar as dicas pra prova). E tenho 5 anos pra fazer a prova G, então, vou poder praticar bastaaanteee! xD

As desvantagens de ter tirado a G2 ao invés da G é que, se eu for comprar ou alugar um carro, o seguro vai sair mais caro, não posso servir de acompanhante pra quem tem G1 (aka Armando xD) e não posso dirigir Uber (é sempre uma possibilidade em tempos difíceis, né hehe).

Mas falando da prova em si. Meu primeiro passo foi agendar a prova no site de Ontário. O único ruim é que eles só tem datas disponíveis beeeem mais pra frente (tipo um mês ou mais depois), então, é meio chatinho essa parte. Ainda tive um problema no agendamento, porque eu tentei agendar pelo site, mas não recebi nenhum e-mail de confirmação depois. Como o dinheiro havia sido cobrado no cartão achei que tinha corrido tudo bem. Mas como fiquei encucada, uns dias depois liguei pra confirmar e o moço (muito prestativo e simpático) que me atendeu disse que eu não havia sido registrada e perguntou se eu queria que ele fizesse pelo telefone. Então, já fiz logo. Perguntei com relação a taxa que havia sido cobrada e ele disse que ela não ia cair, que ia ser devolvida em x dias. E que se não fosse devolvida, pra ligar de novo. Como o dinheiro estava de volta na minha conta dentro do prazo informado, não esquentei a cabeça com isso

Agora, era procurar aula pra fazer! Muita gente aqui em Toronto faz com instrutor brasileiro (tinha um muito recomendado pela galera, inclusive). O Armando até falou com ele, mas percebi que ele estava meio enrolado e com muita gente agendada. E como meu horário era limitado por causa do meu trabalho, resolvi procurar uma auto-escola perto da onde eu moro que ia ser mais fácil pra mim. Olhei então no site de Ontario, na parte de escolas aprovadas pra achar uma num bom preço aqui perto e achei essa aqui! Um dia resolvi ir com o Armando andando até lá pra ver como era e poder agendar as aulas, mas descobrimos que ela só abre na segunda num horário bem restrito '-' achei bem estranho, mas mandei e-mail mesmo assim. Pouco depois já recebi uma resposta falando pra entrar em contato pelo telefone ou por mensagem pra poder agendar as aulas. Então, foi o que fiz.

Agendei 3 aulas (porque era o pacote que eles tinham). Fiz uma hora de aula em um dia (que passou voando) e duas horas de aula outro dia (que foi bem mais proveitoso). As aulas foram focadas basicamente no three point turn, baliza, estacionamento de costas e o famoso shoulder check. Claro que sempre que ia andando pelas ruas o instrutor ia dando dicas ou puxando a orelha (tipo parar completamente na placa de Stop, ou como virar pra esquerda, pra direita, olhar sempre nos retrovisores, etc...). Depois dessas aulas, ele perguntou se eu queria fazer mais uma aula antes da prova e eu disse que sim, pra poder chegar com tudo fresco pra prova.

Preciso comentar que achei muito interessante a forma que ele me ensinou a estacionar de ré!! Inclusive no carro dele tinha uns espelhos redondos que aproximam mais nos dois retrovisores e que FAZEM TODA A DIFERENÇA NA VIDA (na prova não pode usar aquelas câmeras de ré, então, tem que saber usar espelhinhos sim!)! Além disso, fiquei impressionada com minha habilidade de fazer baliza aqui. Claro que o espaço que eles dão é muito maior do que todos os que eu já vi no Brasil heheh mas achei a técnica que o instrutor me ensinou muito boa e fiquei muito satisfeita com meu aprendizado! :D (e não foi nada do bicho de 7 cabeças que eu já ouvi muita gente falar)

Então, antes da prova ele veio me buscar em casa (vantagens de ter uma escola perto de casa) e fomos em direção ao centro, mas parando no caminho pra fazer uma revisão geral. Faltando uma hora pra prova ele me pediu pra parar em um lugar e disse que ia rezar rsrsrs (acho que ele era muçulmano - coisas de Canadá/Toronto). Enquanto isso fiquei no carro lendo umas dicas que ele me deu. Um pouco depois ele voltou e fomos para o centro (coincidentemente, o mesmo que eu fiz minha prova teórica haha quando eu marquei não sabia que era o mesmo ^^')

Dessa vez, entramos por umas portinhas escondidas que tem atrás do prédio, o que já dava numa fila pequena pra falar com uma atendente. Tinha duas máquinas de self-check in, mas o sistema estava fora do ar na hora que estávamos lá, então, a moça que estava dando entrada na galera que chegava pra fazer a prova. Meu instrutor conhecia todo mundo lá no centro haha e quando chegou pra falar com a moça, ele que fez todo o "processo", eu só precisei mostrar minha G1. A moça perguntou algumas informações do carro, colou um número na minha carteira e disse pra eu esperar no carro, que o examinador ia me encontrar lá.

Meu instrutor fez uma última revisão no carro, simulando o que o examinador ia fazer e ficou por lá no telefone, enquanto eu esperava. O examinador chegou e pediu pra eu testar as luzes de ré, setas e buzina. Entrou no carro, falou as instruções e já falou pra eu sair. Viramos a esquerda na Lawrence (meu instrutor disse que geralmente eles pedem pra virar a direita, mas às vezes podem pedir pra virar a esquerda, aí já fiquei preocupada haha <õ>). Entramos numa ruazinha, passamos por umas placas com Stop, fiz meu three-point-turn, ele me pediu pra fazer um estacionamento down hill no acostamento e pra parar atrás de um carro branco (no começo eu percebi que o examinador deu uma encolhida porque eu estava meio perto demais do carro do lado - meu instrutor tinha falado que se eu fizesse isso era possível que o examinador colocasse a mão no volante e virasse com medo de bater, mas felizmente esse não fez isso ^^' mas também, como é que eu sei quanto é 1 metro de distância do carro do lado? ~.^ nunca me mostraram com uma régua xD - e quando eu finalizei meu movimento percebi que estava de cara pra uma garagem meio abandonada <õ> aí eu comentei isso e ele só disse pra eu seguir em frente). Então, fomos em direção do test center. 

Não sei porque deabos quando o sinal abriu pra mim eu estava distraída vendo os arredores que não percebi, aí ele falou meio irritado "Madam, just go", aí eu acelerei e fui né. Chegamos no estacionamento do prédio e ele disse pra parar numa vaga. Aí já coloquei a seta pra parar e ele disse "Não, mais pra frente" meio irritado '-' aí fui mais pra frente e ele disse "pode ser do lado daquele carro ali". Aí como basicamente treinei estacionar de costas com meu instrutor (e o examinador não disse como queria que eu estacionasse), já posicionei o carro pra uma entrada majestosa de ré e o examinador quase deu um pulo e falou "Mas era só entrar" '-' aí ele esperou "pacientemente" eu estacionar de costas. Preencheu umas coisas no tablet dele e disse "Parabéns, você passou. Pode entrar no prédio que alguém vai cuidar de você" :D \õ/ encontrei meu instrutor, dei a boa notícia e fui lá falar com a moça, que me deu parabéns também, me deu minha permissão provisória (parecidíssima com a provisória do G1) e disse que agora eu posso dirigir com minha carteira + o papel que ela me deu! Uhull \õ/ no total, a prova demorou uns 15 minutos.

Na volta pra casa meu instrutor ficou me contanto vários causos de alunos deles, do tipo gente que fez mais de 300 horas de aula e 15 tentativas pra G2 <õ> e ele disse também que quando acha que uma pessoa não está preparada pra fazer a prova, ele diz isso pra ela, mas mesmo assim algumas querem tentar. E ele comentou que quando isso acontece os examinadores às vezes perguntam por que que ele levou a pessoa pra fazer a prova, se ela não estava pronta! <õ>

Enfim, foi menos dolorido que tirar band-aid! Muito de boas, mas confesso que fiquei um pouco tensa na hora. Mas foi só! :)

Até mais,
Mari! xD

PS: Existem muitos boatos e lendas urbanas que já ouvi sobre pessoas que fizeram prova, que não sei se é verdade, mas vamos lá!
- Já ouvi gente dizendo que existe uma "máfia" com auto-escola e os examinadores do centro de Etobicoke, que se você não fizer aula com auto-escola, eles já reprovam logo. Não sei se é verdade, mas segundo esse site lá é onde tem uma das piores taxas de reprovação (coincidência?); já ouvi algumas histórias de instrutores mega grossos e mal-humorados por lá e até uma pessoa que foi fazer o teste e pediram pra ele avisar o instrutor dele pra não voltar mais lá que o carro dele estava marcado '-' (sendo que é autorizado pelo guia de motoristas de Ontário a levar carros particulares pra fazer a prova e não é obrigatório fazer aula com auto-escola, pode fazer com instrutor particular sim!). Só sei que achei isso tudo muito estranho
- Já ouvi também que se você (imigrante) fizer o teste G direto as chances de ser reprovado são maiores porque o instrutor acha que você está burlando o sistema. Mas conheço mais de uma pessoa que veio do Brasil e fez o teste direto e passou sem problemas
- Tem gente que vai fazer prova em cidades menores por ter mais chance de passar. Acho que as chances de passar são maiores mesmo, porque deve ter menos trânsito e tals, então, menos chance de dar ruim na prova. Tanto é que aquele site que mostra Etobicoke como um dos piores lugares, mostra várias cidadezinhas com altos índices de aprovação, o que faz sentido, nesse caso.

PS2: Se eu puder dar uma dica pra quem está vindo (de casal, com os dois dirigindo no Brasil) e pretende tirar carteira é: é uma boa tentar tirar logo quando chega. Os motivos pra eu ter chegado a essa conclusão foram: você vai ter mais tempo disponível, vai estar com tudo bem fresquinho na cabeça e não vai precisar usar o carro do instrutor pra fazer a prova, pode alugar um (que sai muitoo mais barato). Por exemplo, meu instrutor me cobrou $100,00 CAD pra poder usar o carro na prova. Se eu fosse alugar num desses car share da vida sairia por uns $35,00 CAD por hora (pegando um dos mais caros). E digo isso pra quem está vindo de casal porque quando você chega ao Canadá, tem direito a dirigir por 60 dias se for imigrante (90 se for turista). Se um dos dois der entrada na G1, perde esse direito. Mas o outro mantém. Então, no dia da prova, a pessoa que manteve o direito de dirigir pode levar o carro alugado e a outra pode tirar a carteira. E depois, é só inverter. Sendo que se o primeiro tirar a G direto, pode servir de co-piloto pro segundo que tiver a G1 (dependendo dos anos de experiência no Brasil), então, vão conseguir economizar umas aulas aí! Ou pelo menos no aluguel do carro pra prova. Acho que ficou meio confuso, mas deu pra entender haha

PS3: Recomendo muito fazer pelo menos 1h ou 2h de aula pra saber dos paranauês e das diferenças de direção daqui. Mas a quantidade total de horas vai depender da confiança e habilidade de cada um :)

PS4: Armando agora tem G2 também! Estamos todos motorizados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)