quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Juntando os documentos para enviar pro OINP

Assim que contratamos a consultoria em abril, eles nos mandaram uma lista com os documentos que precisávamos mandar e os arquivos para serem preenchidos com algumas informações.

Quando vimos a lista dos documentos que tínhamos que mandar, ficamos meio revoltados (e desesperados haha)! Porque quando fizemos nossa consultoria inicial (uns 2 anos antes), não nos foi falado nada sobre ter que mandar contratos de trabalho e contra-cheques para comprovar a experiência de trabalho, só falaram sobre a carta do empregador! Achei que era "frescura" da consultoria, pra ter mais documentos comprobatórios das nossas experiências, mas resolvi ler a lista no site oficial de documentos necessários para o OINP e lá estavam eles, pedidos como documentos obrigatórios -.-' O problema é que eu não tinha nenhum contrato de trabalho dos meus empregos ou da residência :/ até tinha contra-cheque  da residência, mas não dos meus trabalhos (mas poderia mandar meus extratos bancários, então, isso não seria tanto um problema).

Preenchemos os arquivos que eles pediram e mandamos alguns documentos que já tínhamos pra eles conferirem e verem se estava ok pra mandar pra tradução juramentada. Fomos vendo a parte da documentação devagar, pois a última chamada do Express Entry tinha sido 415 pontos no dia 19 de abril e a pontuação estava vindo de uma tendência de queda, então, estávamos torcendo para sermos chamados no próximo draw! Além disso, eu estava tentando focar no IELTS, que estava chegando. No dia 4 de maio teve outro draw, mas com a pontuação de 423 :( então, decidimos focar 100% no OINP e, se por acaso fossemos chamados, mudaríamos o plano.

A consultoria revisou o perfil que tínhamos preenchido e fizeram algumas mudanças: excluíram uma das minhas experiências de trabalho, pois eu não tinha horas suficientes que fizessem diferença na pontuação e só seria mais trabalhoso ter que comprová-la; alteraram meu NOC (sistema de classificação de emprego que o Canadá tem) de médica veterinária para técnica em química!! (essa foi a alteração que acho que foi a mais significativa que eles fizeram e que eu nunca teria pensado, porque as funções que eu exerço não se enquadram muito no NOC de veterinário ou técnico em veterinária, mesmo minha função sendo veterinária no Brasil. O ideal é que pelo menos mais da metade das funções estejam descritas no NOC colocado, que é o que eles consideram quando analisam a experiência de trabalho); tiraram a experiência de trabalho e o "Bachelor degree" do Armando (porque o mestrado conta mais, então, não tem porque comprovar o Bachelor. E a experiência de trabalho não daria pontos).

Eles disseram que teríamos que mudar a carta do meu emprego (que eu tinha pedido no começo do ano pra tentar adiantar), para que as funções fossem detalhadamente descritas de forma que se encaixassem no NOC colocado. Então, escrevi o que precisava ser acrescentado a minha carta e mandei pra minha chefe, pra ver se ela poderia fazer outra carta acrescentando aquelas informações.

Outra coisa que precisávamos era de uma carta do banco com algumas informações, como saldo disponível para saque imediato e que não tínhamos nenhum problema financeiro com o banco. Fui até minha agência pra pegar essa carta e descobri que minha agência não era mais aquela. Eu havia sido transferida pra uma agência online e teria que resolver isso com meu gerente online. Baixei o aplicativo do banco e entrei em contato com meu gerente por lá. Depois de mais ou menos 3 semanas que eu pedi a carta e após conversar extensivamente com a equipe que me atendeu (eles tinham que conversar com outros setores sobre a carta), eles fizeram uma carta com as informações que eu pedi :D

Também conversei com minha chefe sobre a questão do contrato e ela falou que ia ver o que poderia fazer no meu caso (se poderia fazer um contrato como se tivesse sido assinado quando entrei ou pensar em outras opções). E, com relação a residência, eu não lembrava de ter assinado um contrato, mas ainda assim mandei um e-mail pro coordenador da residência na época explicando a situação e perguntando se tinha algum contrato. Ele encaminhou o e-mail pro secretário responsável pela residência veterinária. Este me disse que não tinha contrato com ele, só o histórico e a declaração  de conclusão (esses documentos eu já tinha), mas me passou um telefone do pessoal que cuidava do financeiro, pra ver se tinha algum contrato lá. Liguei pro número e me disseram que não tinham contratos, quem poderia ter isso era uma pessoa x, que era da secretaria da residência médica e me passou o número. Liguei pro número e expliquei o caso pra pessoa x e ele ficou bravo achando que o cara da secretaria da veterinária não sabia resolver e disse que a declaração de conclusão e o histórico deveriam ser suficientes e o secretário da veterinária que tinha que me dar. Como esses documentos eu já tinha, não entrei mais em contato com eles, já que percebi que não tinha contrato mesmo, como eu já esperava.

Além disso, ainda tínhamos que escrever uma carta sobre os motivos de termos escolhido a província de Ontário. Mas isso só começamos a pensar depois da prova do IELTS.
Até mais,
Mari! =D

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