domingo, 13 de agosto de 2017

413 no Express Entry!!!! <õ>

Depois que fiz meu IELTS e ainda estávamos esperando ver a nota pra poder dar entrada no College; enquanto ainda estávamos esquentando a cabeça pra conseguir os contratos de trabalho e a carta do banco pro OINP (eu estava quase desistindo do OINP nessa época, por causa da falta dos contratos :/); enquanto estávamos (pelo menos, eu estava) "sofrendo" a cada semana pra saber se teria um novo draw e qual a pontuação; no dia 31 de maio, tivemos a imensa  surpresa e felicidade de ter acontecido mesmo um draw. Pontuação: 413!!! \õ/ novamente, veio aquele pensamento de "Conseguimos! Acontece mesmo! É de verdade!" ficamos muitooo felizes e mais relaxados, porque agora não precisávamos mais dos contratos \õ\ \õ/ /õ/ agora sim tínhamos grandes chances de conseguir o PR (visto de residente permanente) direto!!

Recebemos nosso ITA (Invitation to Apply, que é o convite para aplicar para o visto) no mesmo dia 31 :D (eles podem demorar um pouco pra mandar a carta-convite). Agora tínhamos 90 dias para mandar os documentos, se não, nosso perfil seria excluído (pro OINP, eles dão 6 meses pra mandar todos os documentos). Pagamos mais uma taxa para a consultoria e partimos pra pegar os documentos restantes, traduzir o que tinha que ser traduzir e ir atrás dos novos documentos: o exame médico e os antecedentes criminais.

Os antecedentes criminais foram fáceis. Só entrar no site da Polícia Federal e pedir online. Você digita as informações que eles pedem e já sai pronto! Tem validade de 90 dias. Só mandar pra tradução juramentada e correr pro abraço! (Quem morou em outros países por mais de 6 meses tem que pedir os antecedentes destes países também).

Com relação aos exames médicos, tem uma lista no site do CIC tem com todos os médicos credenciados para fazer o exame pro visto. Felizmente, em Brasília tem um (se não, teríamos que viajar pra fazer a consulta). A marcação da consulta é por e-mail e eles mandam um arquivo com as orientações para o dia do exame (jejum, etc...). Eles me pediram um número tal de código IME pra marcar a consulta, mas eu nunca achei que código é esse. Minha consultoria disse que esse IME é um formulário para visto temporário, que era só eu levar meu ITA no dia da consulta que estava tudo certo. E deu mesmo! Eles também me perguntaram se era visto de estudo, trabalho ou turismo e a consultoria recomendou colocar como "trabalho".

Atenção que um dos documentos que o médico pede é uma carteira de identidade com menos de 5 anos!!! Eu não tinha visto isso no papel que eles mandam com as recomendações para o dia da consulta, quem reparou foi meu marido, mais ou menos uns 10 dias antes da data agendada!! Entramos em desespero (mas o que seria todo o processo sem momentos de tensão, não é mesmo? -.-' nem tínhamos tido adrenalina o suficiente até o momento haha) porque nossas identidades tinham mais de 5 anos (aliás, que "regra" é essa de ter que ter menos de 5 anos, hein??) e pensamos em madrugar no dia seguinte no Na Hora pra conseguirmos fazer. Mas olhando na internet descobrimos que eles só fazem por agendamento e que fica pronto em 4 dias úteis. Quando olhamos de noite só tinha lugares longe para agendamento :/ no dia seguinte acordamos cedinho e encontramos mais perto pro dia seguinte. Fizemos nossa carteira e seis dias depois fomos lá (dois dias antes da consulta) para pegar e... Não estavam prontas!!! A policial disse que foi porque trocaram a empresa que imprimia e eles estavam atrasando as entregas!!! Neste momento, entreguei nas mãos de Deus e o que tinha que ser, seria! Não ia adiantar ficar esquentando a cabeça com isso mais. Voltamos lá no dia da consulta, assim que abriu o posto do Na Hora e, por sorte, estavam prontas! UFA!

Eles pedem pra chegar as 9h para a consulta e ter o dia todo disponível. Achei que era "frescura" deles e tentei procurar no Facebook outras pessoas que fizeram exame lá pra me informar se era preciso tudo isso mesmo, mas não achei ninguém :( então, pedi o dia de folga no trabalho, fui lá e descobri porque eles pedem o dia todo. Assim que chegamos (fomos os primeiros, chegamos pouco antes das 9h), a moça nos atendeu e preencheu uns arquivos com as informações (porque, segundo ela, era up front) e tirou nossas fotos. Nisso já vai um tempinho. Então, ela nos mantou para coletar os exames de sangue e urina (tem um Sabin lá perto que dá pra ir a pé e aceita plano de saúde e tem um outro laboratório que paga, que eles recomendam). Depois de coletar a amostra, voltamos pro consultório pra consulta propriamente dita. Se tiver muita gente na frente, eles mandam logo pra fazer o raio-X e faz a consulta depois. Como tinha pouca gente na nossa frente, ficamos esperando. Fomos atendidos mais de 11h. O médico é super tranquilo e simpático, fez os exames clínicos, perguntou algumas coisas e só. Aí voltamos pra recepcionista, que nos entregou o pedido de raio X, que faz lá por perto também. Mas como já era mais de meio dia estavam fechados para almoço e só estariam abertos de novo depois das 14h. Então, aproveitamos pra almoçar por lá. Duas horas fomos fazer o raio X e estava lotaado! Então, demoramos um tanto lá. Quando o raio X ficou pronto, voltamos pro consultório e (teoricamente) já era pra ter os resultados do laboratório prontos, mas os nossos não estavam ainda. Eles conferiram o raio X e disseram que quando tivéssemos os resultados do laboratório (sai no mesmo dia), pra mandar pra eles finalizarem o processo. Quando acabou tudo, era mais de 16h. Não sei se em outras cidades é assim também, acredito que não, pelas histórias que já li no facebook. Mas comigo foi assim!

Então, finalizamos de mandar os documentos pra consultoria, que revisou tudo e mandou pra gente revisar também (encontramos algumas coisas faltando e erros pequenos, que foram corrigidos). Depois de tudo pronto, não estava faltando nada (segundo a consultoria, nosso caso estava bem consistente), todos os documentos foram enviados no dia 29 de junho \õ/ recebemos no dia 29 de junho mesmo nosso AOR (Acknowledgement of receipt, que é uma mensagem dizendo que os oficiais receberam a aplicação). No e-mail que recebemos eles dizem que tentam processar os documentos em 6 meses ou menos, mas que o tempo de processamento varia de acordo com circunstâncias individuais.

Então, mais uma vez, só nos restava esperar pelo processamento dos documentos para sabermos se teríamos o visto aprovado ou não!!! No momento, ainda estou esperando a resposta. E, assim que a tivermos, volto aqui pra contar ;) (espero que eu traga boas notícias nesse dia! *cruza os dedos*)
Até mais,
Mari! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)