quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Cael Pre test

Depois de estarmos relativamente estabilizados, alguns planos começaram a surgir (sou só eu, ou depois de planejar por tanto tempo a vinda pro Canadá a gente acaba viciado em fazer planos e sente um vazio quando não tem mais e precisa fazer mais planos? haha). Um deles me levou a necessidade de fazer um teste de inglês acadêmico. Eu até tinha feito IELTS acadêmico antes de vir, mas ele expirou recentemente, então, preciso de outro.

Descobri por meio de amigos uma forma de ter $50,00 CAD de desconto no IELTS, que é fazendo o CAEL Pre Test. Fui pesquisar mais a fundo o que era esse teste e descobri que ele é feito pela mesma empresa que faz o CELPIP (prova de inglês para imigração canadense, equivalente ao IELTS general).

De forma geral, o CAEL é uma prova pra testar seu nível de inglês acadêmico feito pela Paragon Testing Enterprises (o IELTS é feito por uma empresa britânica e o TOEFL é por uma empresa americana). O CAEL Pre test é tipo um simulado pro CAEL oficial. Ele é de graça e tem essa promoção que dá o desconto. Resolvi fazer e fazer sem estudar, pra ser um teste pra eu ver quanto que eu precisaria estudar pra prova oficial. Além disso, o CAEL também pode servir pros meus objetivos e é mais barato que o IELTS, então, eu também queria conhecer a prova pra saber se era muito diferente e, quem sabe, faria o CAEL ao invés do IELTS. E ainda tinha o desconto que ele dava e que serve tanto pro IELTS quanto pro CAEL. Era um win-win-win!

O único problema foi achar um dia na minha agenda de trabalho noturno pra fazer a prova. Por sorte eu tinha uma folga no dia ideal e consegui marcar meu teste pro dia seguinte ao da folga (apenas um detalhe que no dia da prova a gente já tinha marcado jogatina e depois eu ainda fui trabalhar. Ficar acordada quase 24h direto não é tão difícil quanto eu imaginei...)

Então, no dia do pre test fui sem saber muito o que esperar. Só ouvi o que meus colegas falaram e dei uma olhada por cima do site. O teste é todo no computador e o lugar que eu fui fazer a prova, no centro de Toronto, era bem chique e arrumado. Eles guardam todas as suas coisas num armário, trancam e ficam com a chave. Mas anotam o número da chave na sua folha de prova pra devolverem no final.

Tem que chegar 45 min antes e fiquei esperando muito tempo fora antes de entrar pra sala de prova propriamente dita. Só pode entrar com sua identidade pra sala.

Depois de todos sentados, você testa seu audio e microfone pra ver se está funcionando direito. Alguém passa as instruções gerais e entregam caneta e papel pra você usar de rascunho. Por fim, dão um número, que é usado como senha pra você poder começar a fazer a prova usando o computador.

Primeiro vem as instruções gerais de como navegar pelas páginas durante a prova e como responder as perguntas. Logo em seguida, começa o teste. 

A primeira parte é o speaking, com 3 perguntas (duas mais gerais e uma é pra explicar um gráfico). Depois vem o reading (um texto pequeno e um grande com perguntas pra responder e um speaking sobre o texto grande), listening (um audio curto e um longo, com um speaking no fim sobre o áudio longo) e um reading e/ou listening longo com uma pergunta de writing pequeno (100 palavras em 10 minutos) sobre um dos dois. E fim. Em 2 horas eu já estava a caminho de casa (o Pre teste tem duração de 2h30)

Quando eu acabei eu achei uma experiência beeem diferente do IELTS. Particularmente, eu gostei do speaking e do writing serem sobre o mesmo assunto dos textos e áudios durante a prova. E faz sentido, porque quando você estuda em qualquer lugar (ensino médio, faculdade), você aprende a matéria e depois tem que falar/fazer prova sobre ela. Se eles querem testar seu nível de inglês pra usar nesse ambiente, faz sentido darem a "matéria pra você estudar" (na forma de textos ou áudios) e depois perguntarem a respeito. A pior parte pra mim do IELTS era o speaking e o writing serem sobre assuntos aleatórios e você ter que inventar uma resposta lá, do nada, com tempo marcando. Outra coisa interessante é que os temas de cada sessão variavam entre os assuntos acadêmicos, como astronomia, engenharia, química, meio ambiente, medicina, antropologia, psicologia... eles fazem assim pra ser mais 'justo' no sentido de que uma pessoa vai ser melhor em humanas, outra em exatas, então você abrange um pouco de tudo e vai acabar tendo um tema que você domina mais e um que você domina menos. Teve umas questões lá de química que eu conseguiria responder com meu conhecimento básico sem precisar do áudio, por exemplo. Então, vai da sorte no dia.

Depois de 8 dias úteis eu teria o resultado por e-mail. Recebi meu e-mail antes dos 8 dias e, quando vi minha nota, fiquei feliz que consegui ir bem bem. Mas achei estranho a forma que eles liberaram a nota, em porcentagens de acerto:


E fiquei bastante chateada que não tem nota do writing e do speaking -.-' sempre são as notas que eu mais quero saber porque as outras eu consigo testar em casa sozinha. Mas no geral, fiquei bem satisfeita com o resultado. Decidi que não precisaria estudar muito, já que fazendo as proporções eu consigo a nota que eu preciso com esses acertos. E também decidi que eu gostei do CAEL mais do que o IELTS, então, iria me programar pra fazê-lo =D

Até mais,
Mari! xD

2 comentários:

  1. com ingles basico consigo tirar uma boa nota ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Improvavel. Recomendo estudar beeeem ingles e depois tambem estudar a estrutura da prova pra saber o que esperar. Tem muita coisa de interpretacao que com ingles basico nao vai pegar, bem como o listening todo e todos os writings (eles avaliam nao so erro gramatical, mas tambem vocabulario)

      Excluir

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)