domingo, 24 de setembro de 2017

Preparativos pra viagem!

A medida que a data se aproxima para a nossa partida para o Canadá (4 de dezembro), precisamos começar a nos preparar, pois muita coisa ainda precisa ser feita (mas dessa vez sem a agonia da espera que tínhamos durante o visto, Express Entry, etc... hehe \õ/).

Primeiro, foi decidir a data. Depois de pensarmos em vários fatores pessoais, decidimos ir no começo de dezembro. Então, começamos a olhar as passagens. Pela minha experiência de vida (e de colegas), já percebi que geralmente cerca de 3 meses antes da viagem o preço das passagens dá uma queda, para depois subir de novo (não sei se acontece sempre, mas sempre funcionou comigo). E dessa vez não foi diferente. No fim de agosto estávamos dando olhadas em preços de passagens pelos sites da Gol, Latam e Avianca, para vermos se conseguíamos comprar com milhas. Numa semana, achamos um voo interessante pela Gol em parceria com a Copa, saindo do Rio e fazendo escala no Panamá, seguindo para Toronto por 17.000 milhas + 1.800 reais. Durante uma semana fizemos os processos de transferências de milhas para a Gol e quando fomos comprar, na semana seguinte (última de agosto), surgiu um vôo da Gol em parceria com a Air Canada que não tinha antes, saindo de São Paulo e indo direto para Toronto por 11.000 milhas + 1.200 reais. Não pensamos duas vezes e compramos logo!

Com a data definida, precisávamos de um lugar temporário para ficarmos no começo, até encontrarmos nossa casa definitiva. Como achamos os preços de hotéis e hostels meio caros, resolvemos alugar um lugar pela Airbnb, um serviço que já tínhamos usado em outras ocasiões e nunca tivemos problemas. O Aribnb funciona da seguinte forma: as pessoas colocam sua casa, quarto, basement, etc... para aluguel nesse site e quem estiver procurando um lugar pra ficar na cidade, olha no mapa os locais sendo alugados, entra em contato com o proprietário e aluga o local disponível pelo tempo pretendido. Existem todos os tipos de alojamentos para todos os tipos de gostos e bolso. Achamos um que estava mais ou menos dentro do nosso orçamento e perto de uma estação de metrô e alugamos logo =D Alugamos para um período de 29 dias porque as pessoas que já foram para Toronto dizem que pode demorar até um mês para conseguir encontrar algo definitivo, então, não quisemos correr o risco de acabar o prazo de estadia e não termos lugar para ir.

Além disso, começamos a nos informar de todas as formas possíveis! Mas com fontes confiáveis. Comecei a filtrar mais os posts do facebook na hora de ler, porque além de ter muita informação errada/achismo, tive a impressão que algumas coisas lá eram informações demais e desnecessárias para quem está chegando (qual a graça de já ir sabendo 100% das coisas? Tem que passar perrengue também e aprender/conhecer por si mesmo, ter as próprias experiências!) e a parte útil mesmo ninguém fala nada. Por exemplo, encontrei muitas informações nesse site oficial feito para ajudar as pessoas que estão chegando em Ontário. Inclusive, nesse site tem 3 PDF's, dois com informações sobre a província de Ontário e um sobre o que fazer nas 2 primeiras semanas (quais documentos tirar, quais instituições que podem ajudar, etc...). Também tem um outro PDF que eu ainda não li, que é o Welcome to Canada, que acredito que tenha informações úteis também!

Também precisamos alugar um seguro de saúde por 3 meses (porque só podemos começar a usar o sistema público de saúde de Ontário de graça depois de 3 meses que estivermos lá como residentes permanentes). Ainda vamos pesquisar isso mais a fundo e talvez mais pra frente eu faço um post só sobre isso :) Tudo o que eu sei por enquanto é que se contratar um seguro do Canadá sai mais barato do que contratar um seguro do Brasil pra usar lá!

Por fim, analisamos as formas de levar dinheiro para lá. Até o momento, vimos (por comentários de pessoas no facebook e por este ranking) que os bancos com as melhores taxas para dinheiro em espécie são o Bradesco e o Citibank. Além disso, dizem que geralmente se consegue boas taxas fazendo ofertas nesse site, que funciona tipo um leilão, pelo que eu entendi, em que você faz uma oferta de quanto quer pagar e as casas de câmbio/bancos podem aceitar ou não. Uma família pode levar até 10.000,00 CAD em espécie sem ter que declarar ao entrar no país. Se levar mais que isso, tem que declarar (mas não paga imposto). Existe também a opção de enviar dinheiro direto para a conta que formos abrir lá, usando o transferwise ou o remessa online. Pelas nossas pesquisas, o transferwise é mais vantajoso que o remessa online. Ainda estamos analisando como iremos fazer... primeiro vamos conversar no nosso Banco pra ver como vai ficar a questão da nossa conta também. Algumas pessoas optam por abrir a conta num banco do Canadá enquanto ainda estão no Brasil (tem um banco de lá que faz isso, mas não lembro qual). Apesar de talvez facilitar a vida, acho melhor ver isso com calma lá, porque podem ter bancos com melhores opções ou que ficam mais perto de onde vamos morar.

Isso sem contar que estamos começando a vender tudo, temos que cancelar um monte de conta e organizar uma festinha de despedida ainda!! haha estão sendo dias bastante agitados (e prevejo dias ainda mais agitados no futuro)! O negócio é viver um dia de cada vez e aproveitar cada momento com todas as pessoas queridas (acho que o coração está começando a apertar um pouquinho. Mas vamos focar nas coisas boas :D)! A fase do desapego também está começando e quero ver como faremos pra colocar tudo o que gostaríamos de levar em 2 caixas e duas malas!

Por enquanto, é só!
Até mais,
Mari! =D

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