Quando eu vi que minha passagem passava por Toronto fui logo me informar e vi que tinha que tirar um visto de trânsito pra poder passar pelo Canadá. No começo, me preocupei um pouco com o tempo, se ia dar tudo certo. Mas foi bem rápido e tranquilo!
A primeira coisa que eu fiz foi procurar informações em alguns sites, como o site do governo do Canadá, o site do VSF (empresa responsável pelos CAVs) e o Cidadania e Imigração do Canadá (que é o site onde você vai fazer a solicitação online do visto, em si). Nesse último site tem mil links e perguntinhas que eles pedem pra responder pra saber se você precisa de um visto e qual tipo de visto. Perdi muito tempo lendo mil links nesse site, que me ajudaram bastante, mas também me deixaram muito confusa (era muita informação!)
O visto de trânsito canadense é processado em São Paulo, independente do lugar do Brasil em que ele é solicitado, e não existem taxas pra fazê-lo. Existem 2 opções: fazer a solicitação do visto on line (e mandar pra São Paulo por correio ou pelo VAC) ou ir direto a um VAC (lá eles basicamente preenchem o mesmo formulário on line e pegam os documentos necessários, mas você tem que pagar uma taxa por isso). O VAC é uma empresa terceirizada que presta um serviço para o Governo do Canadá, auxiliando as pessoas no processo de solicitação de vistos. Existem 3 VACs no Brasil: um no Rio de Janeiro (Av. Américas, 3500, Ed. Le Monde Offices - Hong Kong 1000, Salas 612, 613, 614 e 615 Barra da Tijuca), um em São Paulo (Avenida das Nações Unidas, No 12.551, World Trade Center São Paulo, 18o andar, salas 1809 e 1810, Brooklin Paulista) e um em Brasília (Brasilia Shopping and Tower, Quadra 5, Setor Comercial Norte - SCN / lote sala 1126).
Se você optar por solicitar seu visto online, deverá ir direto ao site do cic. Eventualmente, ele vai te mandar responder a algumas perguntas para ver se você precisa mesmo de um visto e como aplicar para um visto. Se responder tudo ao que eles perguntarem certinho, eles vão te enviar para este link , para criar uma conta, que vai ser onde você vai fazer upload dos documentos necessários. Nesse link foi onde surgiu minha primeira grande dúvida, eu não sabia onde clicar heheh mas aqui vai a dica de ouro: só ir em "Continue to GCKey" que tudo dará certo! xD é só ir seguindo o que eles pedem (vão pedir criação de ID, senha e perguntas de segurança, que você vai ter que responder sempre que for acessar a sua conta)
Se não me engano, depois de preenchido isso, você vai conseguir acesso a sua conta e lá vai ter a lista de documentos que você tem que preencher ou enviar. Para o visto de trânsito, a lista é essa:
- IMM5257 (formulário que você encontra no site. Só preencher no computador, salvar com o nome que eles dizem, mais ou menos assim: (IMM5257) (required) - seu nome e fazer o upload). Como é visto de trânsito, tem uma parte que pede o local que você vai (eu coloquei o endereço do aeroporto de Toronto, que é por onde irei passar). Eles também pedem a data de chegada e saída (coloquei o mesmo dia na chegada e na saída. Eles vão ver as datas direitinho pela passagem que você vai mandar)
- Itinerary sua passagem, pra eles verem quando vocês vão passar pelo Canadá (lembrando que o visto de trânsito é somente para aqueles que vão ficar menos de 48h no país, só estão de passagem porque fazem escala lá). Eu mandei o arquivo que a Decolar.com me enviou com os dados da passagem
- Passaporte eu tirei fotos do meu passaporte, salvei em PDF e mandei
- Proof of valid Visa é a prova de que você tem um visto válido pro país final que você vai chegar (se ele precisar de visto). Como vou pros EUA, tirei uma foto do meu visto americano e mandei.
- Foto digital uma foto sua (fique atento as especificações da foto que tem no site!)
- Schedule 1 se não me engano, esse formulário não é obrigatório de ser preenchido, mas preenchi mesmo assim xD
Todo o contato que eles faziam era por e-mail e atualizações na minha conta do cic. Enviei meus documentos dia 26/09. No dia 27 recebi uma mensagem dizendo que eles tinham recebido meus documentos e no dia 29 eles tinham tomado uma decisão sobre meu visto e queriam que eu enviassem meu passaporte.
Então, resolvi envia-lo pelo CAV (porque achei que seria mais "seguro" do que se enviasse por mim mesma) e paguei uma taxa de mais ou menos 85 reais pelo envio (não lembro o valor exato). O pessoal do CAV foi super atencioso e simpático. Entreguei meu passaporte numa quinta, junto com o email que me mandaram (eles pedem pra enviar o email junto) e me deram um código de rastreio e meu passaporte estava nas mãos deles <õ> na sexta da semana seguinte, recebi o meu visto aprovado \õ/ =D
Se você optar por fazer tudo pelo CAV, acho que os documentos que tem que enviar são esses mesmos (mas os formulários eles tem pra você preencher lá mesmo).
Bom, esse foi mais ou menos o esquema que eu fiz pra tirar meu visto de trânsito canadense! Foi mais fácil e rápido do que eu esperava =) isso foi mais ou menos como eu fiz pra tirá-lo (não lembro muito dos detalhes porque faz um tempinho e minha memória é péssima hehe mas é só seguir as informações dos sites oficiais que dá tudo certo!). Espero que seja útil pra que quem quiser tirar visto de trânsito canadense não fique tão ansiosa e perdida quanto eu fiquei! haha
Boa sorte,
Mari! =)
PS: Acho que qualquer outro tipo de visto canadense pode ser solicitado de forma semelhante, mas aí eu não sei dos detalhes de solicitação heheh xD acho que eles devem indicar o caminho depois de preencher o "Find out if you need a visa"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)