domingo, 1 de outubro de 2023

Rouge National Park - Mast Trail (Salmon Run e cores de outono (?))

 Um colega de trabalho me contou que fim de semana passado e esse fim de semana é o pico de migração de salmão! Além disso, me contaram que começo de outubro era o ideal pra ver as cores de outono. Eu já estava querendo sair pra fazer uma trilha aqui por perto mesmo, juntando essas duas circunstâncias, achei que o primeiro fim de semana seria o ideal pra dar uma voltinha! Além disso, estava previsto um clima bom (por volta de 25 graus ou mais, sem chuva), então, entramos no carro e saímos pra conhecer o Rouge National Urban Park em Toronto.

O Rouge Park é um dos maiores parques urbanos da América do Norte e é espalhado no GTA (Grand Toronto Area), passando por Toronto, Markham, Pickering e outras cidades! Além de várias trilhas, incluindo trilhas guiadas, também dá pra acampar (fechado no momento) e ir a praia no Lake Ontario. Ele não é o melhor lugar pra ver a migração de salmões, mas existe a possibilidade de vê-los passando por lá nessa época do ano (se você quiser ver salmão, recomendo ir no Port Hope, junto com as multidões). Algo que aprendemos hoje com um fellow Canadian que encontramos lá no parque, semana passada acabou a temporada de pesca na região (coincidentemente ou não), antes dos salmões chegarem!

Estacionamos perto do Glenn Rouge Campground (estacionamento pequeno, mas os guardinhas disseram que tem boa rotatividade e podíamos esperar lá. Em menos de 10 min achamos uma vaga!) e saímos pra caminhada. A trilha que começa nesse estacionamento é a Mast Trail, de 2.5 km e considerada de nível moderado/difícil por causa das subidas e descidas. Logo de cara vi que as cores do outono não estão no pico ainda, mas estavam começando a aparecer por lá (imagino como é quando tiver tuuudo amarelinho/laranja/vermelho *-*), mas o passeio foi muito bom! Realmente tem umas subidas íngremes, mas nada impossível pra duas pessoas que não fazem trilha com frequência. Armando ainda quis se enfiar pelo mato umas horas, mas sobrevivemos (com algumas mordidas de mosquito) hehe conseguimos ver ainda um blue jay, alguns pica-paus, um sapinho, além dos esquilos, chickadees e chipmunks!

No fim da trilha, descobrimos que ela chega um outro estacionamento e dá pra emendar com outras trilhas, tipo a Vista trail. Como queríamos ver salmão, sentamos numas pedras que tinha lá na beira do Little Rouge River e esperamos. E a espera foi recompensada. Além de ter um bolsão de água com vários peixes nadando (como eles eram grandes!!! <õ>), vimos dois literalmente ligando um turbo e subindo uma parte mais rasa cheia de pedras. Além disso, vimos um tentando subir a distância (mas não conseguindo e voltando pro ponto inicial). Overall, foi um passeio muito bom! Virei muito fã do parque e recomendo muito! Não dá pra acreditar que tem um parque desses perto de casa!



This is style (e olha só o tamanho dessa árvore! E nem era tão grande assim)


Árvores começando a mudar de cor


Imagina daqui alguns dias??? *-*

Imagina daqui alguns dias?? *-* [2]


Imagina daqui alguns dias?? *-* [3]

Já dá pra ver o outono chegando...

Observando o rio!



Um salmão morto! Será q foi atacado na subida ou subiu pro lado errado??


Até mais,

Mari! xD

PS: vimos mais animais no Rouge Park do que no Algonquin! :O

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)