Desde ano passado, quando ouvi que estavam testando vacinas de covid em pessoas, fiquei interessada! Já participei como cobaia de algumas (pensando bem aqui... ja foram várias mesmo!) pesquisas aqui em Toronto e claro que eu me interesso em participar de mais uma e contribuir para a ciência desenvolver uma vacina pra tentar melhorar o caos que estamos vivendo recentemente (não tanto aqui... mas estamos há mais de um ano em lockdown, então, quanto antes pudermos encontrar pessoas de novo, melhor!). Na verdade, eu nunca participei em pesquisas de medicamento e tals, as outras que eu participei eram de comida ou psicológicas, mas achei que a vacina ia ser mais tranquilo do que, tipo, um remédio pra câncer!
De qualquer forma, comecei a pesquisar. E pesquisar. E pesquisar. Passei dias, meses e anos pesquisando, até que, finalmente, em janeiro, colhi os frutos!!! Achei um lugar chamado LMC Manna Research que ia começar um clinical trial de uma vacina canadense. Na mesma hora me cadastrei e, no dia seguinte, recebi a ligação pra fazer um screening e ouvir algumas explicações sobre a pesquisa e tirar dúvidas. Eles fizeram váárias perguntas sobre questões de saúde e remédios que eu tomava. Com sorte, consegui entrar no critério deles e agendamos uma visita, pra fazer mais outro screening.
No dia marcado, fui lá. Eles me explicaram com mais detalhes como seria a pesquisa e me deram um "contrato" pra assinar. Nesse dia, descobri que a pesquisa duraria 13 meses <õ> e que eu não poderia tomar outra vacina, a não ser que saísse da pesquisa. E que também teria a chance de tomar placebo ao invés da vacina. Fiquei meio em dúvida se queria participar mesmo ou não: por um lado, queria ajudar e ganhar o dinheiro, além, de quebra, ter a chance de receber a vacina (naquele momento, as vacinas estavam realmente em falta e as expectativas de receber uma logo eram bem baixas). Depois de pensar um pouco, decidi participar. No pior dos casos, era só sair da pesquisa, certo? Contrato assinado, começou o segundo screening: coleta de sangue e teste de PCR de COVID (a famosa cutucada no cérebro). Se tudo estivesse nos conformes, eu iria voltar lá dentro de 10 dias pra primeira dose!!
Passei esse site dessa empresa pra vários amigos e me surpreendi que muitos não conseguiram passar pelo screening do telefone <õ> com sorte, o Armando e mais alguns amigos passaram e já tomaram ou vão tomar as vacinas em breve! \õ/
De lá pra cá, já tomei as duas doses e fiz mais um teste de PCR (falando assim parece que foi super tranquilo, mas cada vez que eu ia lá minha ansiedade batia: será que eu me meti numa furada? Será que vou ter reação? Será que vou morrer? hahaha - ainda mais que tinha muita especulação e falatório sobre as vacinas aprovadas. Quer dizer, ainda tem. E é impressionante como isso afeta a gente, mesmo achando que não afeta). Cada vez que eu vou lá, também tenho que fazer testes de urina e de sangue, pra eles acompanharem como estão meus níveis de anticorpos e saberem se tive a resposta adequada. Eles só não podem me dizer os resultados, mesmo eu estando morrendo de curiosidade pra saber em qual grupo eu cai e como estão os dados dos outros participantes também!!! xD também já pedi pra receber uma parte do dinheiro ($400 dólares canadenses, dos $950 CAD, que é o total que eles vão me pagar, se e quando eu chegar ao fim do estudo), que usei pra comprar uma GoPro 7 que será usada pra filmar meus futuros vídeos de bike e carro pela cidade!
Se você está em Toronto e tiver interesse, eles ainda estão recrutando (pra essa e outras pesquisas de vacina de covid)! E, enquanto estava escrevendo esse post, achei esse outro link pra pesquisas de vacina. Não me cadastrei nele, porque já estou participando dessa outra, mas fica ai a dica! (e se você testar, me conta como foi!!)
Se você está no Brasil, descobri essa semana que uma outra vacina canadense chamada Medicago vai começar as pesquisas no Brasil!! Fiquei empolgada e mandei pra minha família, mas descobri que é beeem difícil achar onde se cadastrar como voluntário no Brasil (não que achar pra aqui tenha sido fácil também, porque não foi!). Só achei esse link da CPQuali e esse outro da vacina Janssen, que parecem ser promissores.
Depois que eu entrei no estudo, fui pesquisar mais sobre a vacina/empresa. A vacina que eu estou testanto é a Providence, e eu fiquei muito orgulhosa de mim mesma depois que li essa reportagem, logo quando começaram, que só 60 pessoas iam participar da primeira fase. E eu consegui ser uma delas!!! Foi muita cagada e sorte ao mesmo tempo! =D mas depois disso não teve muito mais divulgação sobre a vacina, apesar de que eu tenho procurado bastante pra saber como anda a pesquisa e se já tem algum resultado!! Tomara que em breve eles divulguem algo!
Até mais,
Mari! xD
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)