Decidido que eu iria mesmo tomar a vacina, bateu o desespero de 'como eu faço isso?'. Eu via que tinha gente agendando nas clínicas de imunização da cidade, em farmácia, indo em lugares que davam na hora, meu trabalho me mandou falando que eu poderia usar meu comprovante pra ser vacinada em York... tem MUITA opção e MUITA coisa acontecendo ao mesmo tempo e mudando muito rápido, que eu não sabia o que fazer!
Comecei, obviamente, com uma busca na internet. Felizmente, o sistema está bem centralizado pela cidade de Toronto. O problema é que, depois que entra lá, ele te dá todas as opções, que atualmente são: clínicas móveis nos hotspots, clínicas de vacinação da cidade, hospitais e farmácias.
Fui tentar agendar em uma das clínicas de vacinação da cidade, mas apareceu a mensagem dizendo que não tem vaga -.-' fui então tentar agendar em farmácia. No sistema, eles pedem o CEP e vão te encaminhar pra farmácia mais próxima disponível. Além disso, mostra um mapa com a localização de todas as farmácias (ou melhor, todos os lugares) que estão aplicando as vacinas. O problema das farmácias é que cada uma tem seu sistema, então, você tem que entrar em contato com ela pra saber se tem que marcar, se é só ir lá, se eles tem disponível mesmo, enfim...
Aliás, vale falar que o Canadá está com 4 vacinas aprovadas: Pfizer, Moderna, Astrazeneca e Janssen. Cada província tem seu próprio plano e critérios de vacinação. Em Ontário, no momento, qualquer adulto pode agendar e domingo vão abrir pras crianças maiores de 12 anos. Como Toronto desde sempre era o lugar com mais número de casos, junto com a Peel region, as coisas aqui andaram ainda mais rápido e as crianças já estão podendo vacinar. Porém, as vacinas que estão sendo aplicadas no momento são só da Pfizer e da Moderna. A Astrazeneca foi suspendida como primeira dose por causa do risco de coágulo. Agora só vai ser aplicada como segunda dose. A Jansseb foi aprovada e o primeiro carregamento foi recebido no final de abril, mas ainda não distribuíram por algum problema no controle de qualidade.
That being said, vamos voltar a história. Olhei no mapa do site e vi que tinha uma farmácia bem aqui do lado de casa que tinha, mas eu nunca nem ouvi falar dela. Mas, por algum motivo, o sistema me encaminhou pra Shoppers, que é uma rede de farmácias famosinha aqui (possivelmente a farmácia aqui perto não tem site, por isso não me encaminhou pra lá?). No site da Shoppers, eles me pediram pra colocar meu nome na lista, que quando tivesse vacina disponível eles iriam entrar em contato. Coloquei. Mas achei que esse sistema parecia meio falho, então, fiquei com um pé atrás ~.^
No dia seguinte (quinta-feira), continuei procurando opções (sim, meu tempo anda meio curto ultimamente com trabalho + aula, então, ter essa nova preocupação foi bem desgastante pra mim, até porque eu não tinha nem tempo de sentar pra procurar isso). E, por sorte, achei essa reportagem com uma lista de Pop-up clinics, que basicamente era só chegar e ser vacinado! A única pegadinha é que você tem que entrar no critério de vacinas, que, basicamente, é pelo CEP. Olhei as opções e vi que tinha uma dessas perto de casa que estava vacinando quem mora no meu CEP. Maravilha! Não pensei duas vezes e me programei pra ir lá na sexta. O único "problema" desse tipo de vacina, é que eles vacinam até durarem os estoques. Então, se eu fosse muito tarde, pode ser que não tivesse mais vacina...
Curiosamente, nesse mesmo dia, recebi uma mensagem da Shoppers falando que tinha uma vaga disponível pra mim (nem acreditei que o sistema funciona mesmo!). Mas, quando eu cliquei no link que eles me mandaram pra confirmar, apareceu a mensagem que a vaga já estava preenchida (então, acho que não funciona tãããão bem assim...).
Então, sexta-feira, depois do trabalho, me dirigi a Downsview Arena, que eu descobri que é uma arena de Hockey. O estacionamento era pequeno, mas tinha vaga pra parar. Segui as outras pessoas que estavam chegando lá pra fila, que estava bem pequena (acho que tinha umas 10 pessoas na minha frente). E notei que a maioria das pessoas lá eram pais acompanhando as crianças/adolescentes pra tomarem a dose deles. Achei bem legal!!
A fila andou bem rápido, e era basicamente pra checar se você realmente mora no CEP que eles estavam cobrindo. Confirmado o CEP, ganhei um adesivo falando que eu era elegível e que podia entrar. Dentro do estádio, eles fizeram um esquema em que eles encaminhavam as pessoas pra sentar em cadeiras posicionadas a 2 m de distância uma da outra, enquanto os funcionários de movimentavam pra colher informações e aplicar a vacina. Esse metodo de aplicacao de vacina foi, inclusive, idealizado no Canada, chamado de hockey hub model.
Então, assim que eu sentei, uma moça veio me pedir meu cartão do OHIP (o SUS daqui. Ele não é obrigatório pra tomar vacina, mas ao escaneá-lo todas as minhas informações pessoais já aparecem no sistema pra moça, então, é bem mais rápido), perguntar se eu já tive COVID e se era a primeira ou a segunda dose. Tudo certo, ela me deu um adesivo verde, pra indicar que eu já podia tomar a vacina. Menos de 5 minutos depois, chegou um senhor com um carrinho com as vacinas. Me pediu meu cartão de novo, me fez mais perguntas (se eu já tive reação a vacina na vida e afins), disse que eu ia tomar a Pfizer, aplicou e fim! Falou pra esperar 15 minutos (pra ver se eu não tinha reação) e alguém iria aparecer pra me entregar meu recibo e a data do meu retorno.
Depois de 15 minutos me levantei e fui embora. Na mesma hora, uma outra funcionária veio pra limpar minha cadeira com desinfetante. Ah! E me foi oferecido álcool gel na entrada e na saída haha
Ao me dirigir pra saída, também fui oferecida um adesivo dizendo que "eu fui vacinada", se eu queria tirar uma foto no stand que eles montaram (não, obrigada!) e ainda ganhei um chocolate, com um livrinho com instruções básicas sobre o COVID (o que fazer se ficar doente e se tiver reação da vacina).
Todo esse processo não demorou nem 30 minutos! Achei que foi bem rápido e eficiente =D Agora eu sei é que meu braço da vacina está doendo no momento :( (diferente de quanto eu participei da pesquisa, que não doeu NADINHA hahaha por que será, hein?)
O chocolate eu já comi xD mas era um Kit Kat gigaaante |
Até mais,
Mari! xD
PS: só para constar, esse é o 500° post do blog!!!!!!! Quem diria que essa ideia que surgiu lááá no fim de 2010 iria estar viva e funcionando a todo vapor até hoje, hein?)