quarta-feira, 26 de maio de 2021

Vacinada contra o COVID! (post número 500!!!! <õ>)

Decidido que eu iria mesmo tomar a vacina, bateu o desespero de 'como eu faço isso?'. Eu via que tinha gente agendando nas clínicas de imunização da cidade, em farmácia, indo em lugares que davam na hora, meu trabalho me mandou falando que eu poderia usar meu comprovante pra ser vacinada em York... tem MUITA opção e MUITA coisa acontecendo ao mesmo tempo e mudando muito rápido, que eu não sabia o que fazer!

Comecei, obviamente, com uma busca na internet. Felizmente, o sistema está bem centralizado pela cidade de Toronto. O problema é que, depois que entra lá, ele te dá todas as opções, que atualmente são: clínicas móveis nos hotspots, clínicas de vacinação da cidade, hospitais e farmácias.

Fui tentar agendar em uma das clínicas de vacinação da cidade, mas apareceu a mensagem dizendo que não tem vaga -.-' fui então tentar agendar em farmácia. No sistema, eles pedem o CEP e vão te encaminhar pra farmácia mais próxima disponível. Além disso, mostra um mapa com a localização de todas as farmácias (ou melhor, todos os lugares) que estão aplicando as vacinas. O problema das farmácias é que cada uma tem seu sistema, então, você tem que entrar em contato com ela pra saber se tem que marcar, se é só ir lá, se eles tem disponível mesmo, enfim...

Aliás, vale falar que o Canadá está com 4 vacinas aprovadas: Pfizer, Moderna, Astrazeneca e Janssen. Cada província tem seu próprio plano e critérios de vacinação. Em Ontário, no momento, qualquer adulto pode agendar e domingo vão abrir pras crianças maiores de 12 anos. Como Toronto desde sempre era o lugar com mais número de casos, junto com a Peel region, as coisas aqui andaram ainda mais rápido e as crianças já estão podendo vacinar. Porém, as vacinas que estão sendo aplicadas no momento são só da Pfizer e da Moderna. A Astrazeneca foi suspendida como primeira dose por causa do risco de coágulo. Agora só vai ser aplicada como segunda dose. A Jansseb foi aprovada e o primeiro carregamento foi recebido no final de abril, mas ainda não distribuíram por algum problema no controle de qualidade.

That being said, vamos voltar a história. Olhei no mapa do site e vi que tinha uma farmácia bem aqui do lado de casa que tinha, mas eu nunca nem ouvi falar dela. Mas, por algum motivo, o sistema me encaminhou pra Shoppers, que é uma rede de farmácias famosinha aqui (possivelmente a farmácia aqui perto não tem site, por isso não me encaminhou pra lá?). No site da Shoppers, eles me pediram pra colocar  meu nome na lista, que quando tivesse vacina disponível eles iriam entrar em contato. Coloquei. Mas achei que esse sistema parecia meio falho, então, fiquei com um pé atrás ~.^

No dia seguinte (quinta-feira), continuei procurando opções (sim, meu tempo anda meio curto ultimamente com trabalho + aula, então, ter essa nova preocupação foi bem desgastante pra mim, até porque eu não tinha nem tempo de sentar pra procurar isso). E, por sorte, achei essa reportagem com uma lista de Pop-up clinics, que basicamente era só chegar e ser vacinado! A única pegadinha é que você tem que entrar no critério de vacinas, que, basicamente, é pelo CEP. Olhei as opções e vi que tinha uma dessas perto de casa que estava vacinando quem mora no meu CEP. Maravilha! Não pensei duas vezes e me programei pra ir lá na sexta. O único "problema" desse tipo de vacina, é que eles vacinam até durarem os estoques. Então, se eu fosse muito tarde, pode ser que não tivesse mais vacina...

Curiosamente, nesse mesmo dia, recebi uma mensagem da Shoppers falando que tinha uma vaga disponível pra mim (nem acreditei que o sistema funciona mesmo!). Mas, quando eu cliquei no link que eles me mandaram pra confirmar, apareceu a mensagem que a vaga já estava preenchida (então, acho que não funciona tãããão bem assim...).

Então, sexta-feira, depois do trabalho, me dirigi a Downsview Arena, que eu descobri que é uma arena de Hockey. O estacionamento era pequeno, mas tinha vaga pra parar. Segui as outras pessoas que estavam chegando lá pra fila, que estava bem pequena (acho que tinha umas 10 pessoas na minha frente). E notei que a maioria das pessoas lá eram pais acompanhando as crianças/adolescentes pra tomarem a dose deles. Achei bem legal!!

A fila andou bem rápido, e era basicamente pra checar se você realmente mora no CEP que eles estavam cobrindo. Confirmado o CEP, ganhei um adesivo falando que eu era elegível e que podia entrar. Dentro do estádio, eles fizeram um esquema em que eles encaminhavam as pessoas pra sentar em cadeiras posicionadas a 2 m de distância uma da outra, enquanto os funcionários de movimentavam pra colher informações e aplicar a vacina. Esse metodo de aplicacao de vacina foi, inclusive, idealizado no Canada, chamado de hockey hub model.

Então, assim que eu sentei, uma moça veio me pedir meu cartão do OHIP (o SUS daqui. Ele não é obrigatório pra tomar vacina, mas ao escaneá-lo todas as minhas informações pessoais já aparecem no sistema pra moça, então, é bem mais rápido), perguntar se eu já tive COVID e se era a primeira ou a segunda dose. Tudo certo, ela me deu um adesivo verde, pra indicar que eu já podia tomar a vacina. Menos de 5 minutos depois, chegou um senhor com um carrinho com as vacinas. Me pediu meu cartão de novo, me fez mais perguntas (se eu já tive reação a vacina na vida e afins), disse que eu ia tomar a Pfizer, aplicou e fim! Falou pra esperar 15 minutos (pra ver se eu não tinha reação) e alguém iria aparecer pra me entregar meu recibo e a data do meu retorno.

Depois de 15 minutos me levantei e fui embora. Na mesma hora, uma outra funcionária veio pra limpar minha cadeira com desinfetante. Ah! E me foi oferecido álcool gel na entrada e na saída haha

Ao me dirigir pra saída, também fui oferecida um adesivo dizendo que "eu fui vacinada", se eu queria tirar uma foto no stand que eles montaram (não, obrigada!) e ainda ganhei um chocolate, com um livrinho com instruções básicas sobre o COVID (o que fazer se ficar doente e se tiver reação da vacina).

Todo esse processo não demorou nem 30 minutos! Achei que foi bem rápido e eficiente =D Agora eu sei é que meu braço da vacina está doendo no momento :( (diferente de quanto eu participei da pesquisa, que não doeu NADINHA hahaha por que será, hein?)

O chocolate eu já comi xD mas era um Kit Kat gigaaante


Até mais,

Mari! xD

PS: só para constar, esse é o 500° post do blog!!!!!!! Quem diria que essa ideia que surgiu lááá no fim de 2010 iria estar viva e funcionando a todo vapor até hoje, hein?)

sábado, 22 de maio de 2021

Welcome to the fantastic world of Mari's mind

Esse post provavelmente vai ser um dos mais aleatórios que eu já escrevi sobre uma crise pessoal que eu tive essa semana (mas o blog é meu e eu escrevo o que eu quiser!! xD) haha Dessa vez, a crise foi sobre a vacina de COVID xD

Tudo começou quando fui no meu retorno do dia 90 da pesquisa da vacina de COVID. Cheguei lá esperando que eles fossem dizer qual era meu grupo, depois que li essa reportagem com as informações dos primeiros resultados da pesquisa. Na hora marcada, entrei, eles fizeram as perguntas de prache, coletaram sangue, urina e marcaram minha próxima visita (em agosto). E eu pensei, peraí, mas eles não disseram nada do meu grupo ainda!

Então, perguntei: "hey, vocês tem algum plano de liberar o grupo que a gente faz parte, ou pelo menos avisarem so placebos pra eles tomarem a vacina, agora que tem bastante disponível". Aí a moça explicou que, se eu quisesse, eles poderiam ver qual era meu grupo e, se eu fosse placebo, eu seria automaticamente desligada da pesquisa. E perguntou se eu queria. Minha resposta foi "I gues........." (porque não tinha como eu ser placebo, certo? CERTO?)

Bom, ela saiu da salinha e voltou uns 5 minutos depois com um envelope aberto, onde tinha meu grupo. E para minha surpresa: EU ERA DO GRUPO PLACEBO!!!! <ô> What? Como assim? Não é possível!!! Ela então agradeceu e disse que eu não precisava ir mais.

Fiquei em choque, porque eu realmente não esperava ser placebo #chatiada. E também fiquei um pouco decepcionada... achei que eu estava contribuindo pro desenvolvimento de uma nova vacina! Se bem que eles precisam de placebos, então, mesmo eu não tendo anticorpos, é um grupo necessário e que também faz parte da pesquisa! Saí do centrinho e passei no Timmy pra experimentar o novo Cold Brew Coffee (achei o gosto do café ruim no começo e não tinha nenhum gosto da vanilla, mas a bebida é SUPER refrescante! E até o fim, o gosto ruim já não me incomodava tanto...), porque eu merecia uma recompensa depois da decepção! hahaha

Chegando em casa a ficha começou a cair e eu pensei: que que eu faço agora? Me juntei ao grupo dos "reles mortais" que precisam tomar vacina. Caí de paraquedas sem saber o que fazer, já que antes eu achava que estava vacinada e não precisaria me preocupar com isso até o ano que vem! E todas as pessoas que eu comentei que eu era placebo deram mais ou menos a mesma resposta: quando você vai tomar a vacina? Já marcou a vacina? Corre pra tomar logo!

Apesar de toda a pressão social, da mídia e da vida, eu ainda não estava pronta pra tomar a vacina. Por que eu não queria? Não! Mas porque eu ainda estava querendo fazer algo mais, ao invés de ser daquelas pessoas que ficaram reclamando "Mas que absurdo o Canadá não ter como produzir vacina" "O Canadá precisa investir em vacina" e afins... Acontece que vacina não dá em árvore. O Canadá disponibilizou dinheiro, tem 6 vacinas em desenvolvimento. Mas o processo precisa de gente pra testar, se não, não sai! Não adianta ter todo o dinheiro do mundo se não tem gente interessada em dar o sangue (literalmente) pra pesquisa! É muito fácil falar "O Canadá tem que fazer isso e aquilo", mas quando vem a chance da população em geral contribuir, pouca gente se interessa. Como eu não sou o tipo de pessoa que fica sentada atrás do computador reclamando e prefere arregaçar as mangas e fazer, ainda tinha o desejo de ajudar em mim.

Mas enquanto estava remoendo ainda sobre o que fazer (será que ia ser muita loucura me increver em outra pesquisa, agora que a vacina já está na porta?), veio a dúvida: será que eles me aceitariam de volta pra outro grupo? Ou mesmo pra outra vacina (já que descobri que essa empresa de pesquisa está testando várias vacinas de COVID canadense)? Afinal, eles já tem meu histórico todo, já sabem que sou elegível, já tem até alguns testes... mas ainda me veio a dúvida se não seria bloqueada de participar, mesmo tendo sido o grupo placebo e não recebido a vacina propriamente dita.

Acabei não avançando muito com as minhas dúvidas internas durante a noite e, na manhã seguinte, continuei pensando isso durante o trabalho. E então tive minha epifania: mesmo que eu quisesse muito participar de outra pesquisa, eu não tenho TEMPO atualmente pra isso. As primeiras visitas pra pesquisa demoram de 1 a 2h e acontecem no período da manhã. Antes, eu trabalhava a tarde, então, não tinha problema. Mas agora, eu trabalho de manhã. Não dá pra perder um dia de trabalho pra ir lá fazer a pesquisa... a pesquisa ia pedir um compromisso que no momento, não posso dar. Então, fiquei tranquila com a decisão de tomar uma das vacinas aprovadas pra uso geral!

Fez sentido? Provavelmente não. Mas minha cabeça funciona assim haha esse post ficou muito grande, vou contar como foi a vacina no próximo!

Até mais, 

Mari! xD

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Hortinha 3.0: 2 meses!

 As coisas andam meio devagar aqui no quesito plantinhas... elas estão demorando pra engatar. Consigo fazer as sementes germinarem, mas tá difícil ir pra frente.

Além disso, teve umas friacas aqui em abril (a última neve do ano), que possivelmente atrapalhou um pouco as mudinhas, mesmo eu tendo coberto tudo pra dar uma segurada. Vamos ver se agora que a temperatura está realmente estabilizando, teremos uma melhora *cruza os dedos*

20 de abril estávamos assim: salve-se quem puder!!

Aqui vão os updates:

- Meus rolinhos não deram certo. Todas as plantas morreram/não nasceram.

- Ervilha (plantada 14 de março): está de vento em popa!! As folhas estão com umas partes mais brancas, não sei se é normal ou algo errado. Ainda não apareceu nenhuma vagem. Plantei mais duas no vaso do morango (RIP), mas não tive sucesso.


- Vaso 1 (alfaces, espinafre e tomate): os alfaces estão bem pequeninos ainda e tem quase um mês de plantados (o que me deixa meio preocupada, porque no curso que eu fiz disseram que alface é uma planta de ciclo rápido que em um mês já dá pra colher. Bom, os meus já estão fazendo aniversário e estão bem nenéns ainda...). Mesma coisa pro espinafre  (plantado dia 3 de abril lá fora - nasceu dia 10), que aparentemente aguenta mais o frio. Tem umas duas semanas que apareceram mais duas folinhas, o que é um bom sinal, eu acho. O tomate foi a transferência do tomate que eu comecei na estufa (plantei dia 28 - nasceu dia 3 - coloquei pra fora dia 26). Eu transferi quando já tinha nascido duas folhas 'verdadeiras' e já tinha mais de 5 cm de tamanho (quando recomendam transferir). Esperei passar a friaca do dia 20, mas ainda assim, ele morreu ontem :( não sei se transferi cedo demais ou o que... fui nos meus arquivos pessoais do meu primeiro tomate e ele já estava beeem maior quando eu transferi (na real, cresceu beem mais rápido também... então não sei se estou fazendo algo errado ou se é só porque é uma variedade diferente).

Antes dos alfaces, esse era o vaso do Brocolis, que não nasceu.


Tulipas: pelo menos, uma história de sucesso!! \õ/ tive uma flor que abriu! Uhulll \õ/ 2 acho que não vão abrir... por algum momento a flor não cresceu e parece meio seca. E um tá meio capenga, sem saber pra onde vai haha




VICTORY!!!

- Vaso 2 (beterraba, alho poró, alface iceberg e ???): a beterraba (plantei dia 10 de abril na estufa - nasceu dia 13), que está meio capenga (sem querer na transferência eu arranquei uma folinha), mas tem um pontinho verde que parece folha nova, então, estamos no aguardo; o alho poró (plantado dia 10 de abril na estufa - nasceu dia 13 e foi transferido dia 26, depois da friaca) também está meio capenga, não acho que vai muito mais pra frente e já estou pensando em plantar mais um pra substituir (não é possível que não vou conseguir um alho poró nessa bagaça!!); o alface foi plantado direto lá fora dia 8 de abril - nasceu dia 12 e está igual aos outros alfaces; e tem uma plantinha que eu não sei o que é haha apareceu na minha estufa  no dia 13 de abril e estava crescendo bem. Depois da friaca coloquei lá fora (dia 26) pra ver se vingava e eu descobrir o que era, mas hoje quando eu fui ver ela estava meio caída :( acho que nunca saberei (mas, por exclusão, eu diria que era milho. Só que meu pai disse que o formato da planta de milho é diferente. Então, não tenho ideia do que poderia ser)


- Flores pras abelhas (plantado direto lá fora dia 20 de março): Mais uma história de sucesso até o momento! Se a horta não funcionar, ano que vem planto só flor hahaha 


- Morangos: finalmente declarados mortos. Li que tem um teste que você pega e corta a raiz, se tiver marrom por dentro é porque teve dano pelo frio. Se tiver branquinho, quer dizer que está bom ainda. Fui cortando pezinho por pezinho aqui e todos estavam marrons :( (e descobri que eu tinha 5 pés, não 3 como eu tinha pensado!!). Agora que estou com o vaso livre, plantei mais ervilha no dia 26 (já que meu outro pé está crescendo lindamente), mas as duas sementes que eu plantei não nasceram :(

RIP morango D:

- Estufa: enquanto as plantinhas foram morrendo, continuei plantando outras sementes pra substituí-las. no momento, tenho crescendo uma beterraba (plantada dia 10 de abril - nasceu dia 13), que está começando a mostrar um começo de folhas novas só agora; um tomate (plantado dia 2 de maio - nasceu dia 4), que eu plantei direto da semente de um tomate que compramos (quis fazer o experimento e DEU CERTOOO! \õ/ foi bom porque o tomate que eu tinha plantado lá fora morreu logo em seguida, então, já tenho o substituto) e um brócolis (plantado dia 26 de abril, nasceu dia 29)


- Orégano (plantado direto lá fora em 20 de março): tem umas folinhas minúsculas se proliferando, mas não sei se é o orégano mesmo ~.^ mas já tem uns dias que estão ali e não vão pra frente...


- Ninho de passarinhos: fico feliz em anunciar que temos filhotes de House Sparrow!!! \õ/ pelos piados, são dois!! =D <3

Armando descobriu que na York University também tem esquema de alugar um terreninho pra fazer plantação. Nos inscrevemos na lista de espera, mas estamos esperando até agora por uma resposta rsrsrs pra esse e pro outro que aplicamos na prefeitura de Toronto (mas esse acho que já não rola mais não pra esse ano).

Estou meio frustrada por tantas falhas (será água demais? Água de menos? Plantei lá fora na época errada? Tinha que deixar crescer mais dentro antes de transferir? Está faltando adubo? Tem adubo demais?). Mas também tive meus sucessos (que são o que realmente importa!). São MUITAS dúvidas, e tem MUITA informação disponível. Só que quando eu vou pesquisar, me sinto perdida sem saber qual informação é válida, ou onde buscar. Sendo que a vez que eu tentei o tomate sem saber de nada há dois anos, foi quando deu mais certo haha mas seguimos firmes nos experimentos. E o que vier é lucro! xD

Até mais,

Mari! xD

PS: Descobri essa fazenda que vende muda de uva sem semente e maracujá (que é beeeeeem difícil de achar aqui)!! Fiquei super animada, pena que é em Quebec (e meio carinhos hahaha quem sabe ano que vem... se bem que não sei se minha varanda teria espaço pra isso e morangos e blueberries e, quem sabe, framboesas xD)

PS2: Achei (na verdade, o Armando achou) esses vasos aqui que são muitooooo interessantes. Mas fica pro ano que vem

sábado, 8 de maio de 2021

Censo

 Enquanto no Brasil estava a polêmica de que o censo de 2021 foi cancelado, fomos surpreendidos com uma cartinha aqui pra gente participar do censo canadense!!! Nunca tinha visto/conhecido/ouvido falar de ninguém que já participou do censo na vida haha então achei bem legal isso.

Uhull!

Dentro da carta tinha as instruções de como proceder: teríamos que entrar num site e digitar o código que estava na carta até o dia 11 de maio. Como estava a toa em casa, já fiz logo!

Ao colocar o código da carta, ele já puxa seu endereço. Ai começam as milhões de perguntas sobre quantas pessoas moram com você, profissão de cada uma, algumas informações sobre a casa, as contas, profissões, a língua que fala, nacionalidade... fiquei quase uma hora respondendo. Mas era tudo bem simples e fácil de entender.

Achei bem legal que é um sistema todo online, não tem aquele negócio de bater na porta e ter que atender, como eu ouvia dizer que era no Brasil. Só não sei dizer se aqui sempre foi assim ou se é por causa do COVID ~.^

Até mais,
Mari! xD

PS: A propaganda que o governo canadense postou no facebook pra lembrar as pessoas de responder ao censo, em homenagem ao dia 4 de maio (May the fourth be with you xD)

Como não amar esse país??? hahahaha

sábado, 1 de maio de 2021

Cobaias pra vacina de COVID canadense!!

Desde ano passado, quando ouvi que estavam testando vacinas de covid em pessoas, fiquei interessada! Já participei como cobaia de algumas (pensando bem aqui... ja foram várias mesmo!) pesquisas aqui em Toronto e claro que eu me interesso em participar de mais uma e contribuir para a ciência desenvolver uma vacina pra tentar melhorar o caos que estamos vivendo recentemente (não tanto aqui... mas estamos há mais de um ano em lockdown, então, quanto antes pudermos encontrar pessoas de novo, melhor!). Na verdade, eu nunca participei em pesquisas de medicamento e tals, as outras que eu participei eram de comida ou psicológicas, mas achei que a vacina ia ser mais tranquilo do que, tipo, um remédio pra câncer!

De qualquer forma, comecei a pesquisar. E pesquisar. E pesquisar. Passei dias, meses e anos pesquisando, até que, finalmente, em janeiro, colhi os frutos!!! Achei um lugar chamado LMC Manna Research que ia começar um clinical trial de uma vacina canadense. Na mesma hora me cadastrei e, no dia seguinte, recebi a ligação pra fazer um screening e ouvir algumas explicações sobre a pesquisa e tirar dúvidas. Eles fizeram váárias perguntas sobre questões de saúde e remédios que eu tomava. Com sorte, consegui entrar no critério deles e agendamos uma visita, pra fazer mais outro screening.

No dia marcado, fui lá. Eles me explicaram com mais detalhes como seria a pesquisa  e me deram um "contrato" pra assinar. Nesse dia, descobri que a pesquisa duraria 13 meses <õ> e que eu não poderia tomar outra vacina, a não ser que saísse da pesquisa. E que também teria a chance de tomar placebo ao invés da vacina. Fiquei meio em dúvida se queria participar mesmo ou não: por um lado, queria ajudar e ganhar o dinheiro, além, de quebra, ter a chance de receber a vacina (naquele momento, as vacinas estavam realmente em falta e as expectativas de receber uma logo eram bem baixas). Depois de pensar um pouco, decidi participar. No pior dos casos, era só sair da pesquisa, certo? Contrato assinado, começou o segundo screening: coleta de sangue e teste de PCR de COVID (a famosa cutucada no cérebro). Se tudo estivesse nos conformes, eu iria voltar lá dentro de 10 dias pra primeira dose!!

Passei esse site dessa empresa pra vários amigos e me surpreendi que muitos não conseguiram passar pelo screening do telefone <õ> com sorte, o Armando e mais alguns amigos passaram e já tomaram ou vão tomar as vacinas em breve! \õ/

De lá pra cá, já tomei as duas doses e fiz mais um teste de PCR (falando assim parece que foi super tranquilo, mas cada vez que eu ia lá minha ansiedade batia: será que eu me meti numa furada? Será que vou ter reação? Será que vou morrer? hahaha - ainda mais que tinha muita especulação e falatório sobre as vacinas aprovadas. Quer dizer, ainda tem. E é impressionante como isso afeta a gente, mesmo achando que não afeta). Cada vez que eu vou lá, também tenho que fazer testes de urina e de sangue, pra eles acompanharem como estão meus níveis de anticorpos e saberem se tive a resposta adequada. Eles só não podem me dizer os resultados, mesmo eu estando morrendo de curiosidade pra saber em qual grupo eu cai e como estão os dados dos outros participantes também!!! xD também já pedi pra receber uma parte do dinheiro ($400 dólares canadenses, dos $950 CAD, que é o total que eles vão me pagar, se e quando eu chegar ao fim do estudo), que usei pra comprar uma GoPro 7 que será usada pra filmar meus futuros vídeos de bike e carro pela cidade!

Se você está em Toronto e tiver interesse, eles ainda estão recrutando (pra essa e outras pesquisas de vacina de covid)! E, enquanto estava escrevendo esse post, achei esse outro link pra pesquisas de vacina. Não me cadastrei nele, porque já estou participando dessa outra, mas fica ai a dica! (e se você testar, me conta como foi!!)

Se você está no Brasil, descobri essa semana que uma outra vacina canadense chamada Medicago vai começar as pesquisas no Brasil!! Fiquei empolgada e mandei pra minha família, mas descobri que é beeem difícil achar onde se cadastrar como voluntário no Brasil (não que achar pra aqui tenha sido fácil também, porque não foi!). Só achei esse link da CPQuali e esse outro da vacina Janssen, que parecem ser promissores. 

Depois que eu entrei no estudo, fui pesquisar mais sobre a vacina/empresa. A vacina que eu estou testanto é a Providence, e eu fiquei muito orgulhosa de mim mesma depois que li essa reportagem, logo quando começaram, que só 60 pessoas iam participar da primeira fase. E eu consegui ser uma delas!!! Foi muita cagada e sorte ao mesmo tempo! =D mas depois disso não teve muito mais divulgação sobre a vacina, apesar de que eu tenho procurado bastante pra saber como anda a pesquisa e se já tem algum resultado!! Tomara que em breve eles divulguem algo!

Até mais,

Mari! xD