Com o crescimento das plantinhas, chegou a hora que eu estava curiosa: a transferência de vasos! Um dia passamos no Dollarama e comprei o resto dos apetrechos que faltavam: vasos, ferramentas e terra. Também comprei um fertilizante no Canadian Tire e os itens podem ser vistos aqui embaixo:
Escolher o tamanho do vaso foi o mais complicado, porque eu não tinha noção nenhuma e cada lugar na internet dizia uma coisa diferente. Me baseei por uma informação que eu li (não lembro onde, talvez na própria embalagem dos tomates), que eles tinham que ficar a 8 cm de distância entre eles. Se eles tem que ficar 8 cm de distância, então, cada um precisa de 4 cm de espaço. That being said, eu poderia comprar um vaso com 4 cm de diâmetro, certo? Então, esse foi meu parâmetro haha
Coloquei a terra comprada no vaso e comecei a peripécia do transplante. Tentei tirar os pezinhos sem quebrar a raiz. O primeiro eu senti algumas coisas se rompendo lá embaixo logo no começo, então, "desfiz" a terra ao redor dele com os dedos até que ele soltou e eu transferi mega rápido. Os outros foram mais fácil, porque já estavam "soltos". Depois de todos em seus devidos vasos (um deles eu deixei no original, só coloquei um pouco da terra nova junto com a antiga), coloquei o fertilizante e água.
Mais ou menos uma hora depois voltei pra olhar e veio a decepção: estavam todos murchinhos/caidinhos. Achei que iam morrer. Então, fiz a única coisa que eu poderia ter feito: coloquei um moooooonteeeeee de água. Mas muita água mesmo (pros meus parâmetros) e esperei.
Murchinho, murchinho |
Acho que não dá pra ver, mas a folha mais baixa estava tocando a terra! |
Precisei resolver umas coisas fora de casa, então, deixei as plantinhas já esperando que quando eu chegasse iam estar mortas.
Mas um milagre aconteceu e quando eu voltei elas estavam de pé de novo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! UFA! =D
Exército de plantinhas |
UHULL!! |
YEY!! |
AEAEAEAEAEAEAEAEAE! |
\õ\ \õ/ /õ/ |
Como todo bom experimento científico: tem as datas da plantação e da transferência registradas no vaso haha |
Desde então estou colocando fertilizante uma vez por semana (recomendado pelo pacote das sementes) e colocando água todo dia. Teoricamente essa terra era pra segurar mais água e eu não precisar regar tanto, mas acho que como fica dentro de casa, fica bem ressecado, então, eu sempre tenho que colocar muita água.
Como tem 4 plantinhas, minha ideia era colocar as 2 do vaso grande do lado de fora quando esquentasse o tempo e 2 deixar do lado de dentro e ver quem cresce mais/melhor. Coloquei as duas do lado de fora quando começou a fazer 10 graus Celsius, achando que o tempo ia firmar, mas infelizmente esfriou de novo e tive que trazer elas correndo pra dentro. Elas ficaram caidinhas de novo e algumas folhas "queimaram" de frio <õ> depois de uns dias dentro de casa elas se recuperaram (mas acho que não 100%, porque nunca mais ficaram de pé retinhas) e coloquei fora de novo. Mas again as temperaturas caíram e começou a ventar e tive que trazer pra dentro de novo. O crescimento das duas de dentro está mais estável, eu acho.
Inclusive, os pezinhos de salsa estão cada vez maiores e até nasceram mais 3 depois de mais de um mês!! Fiquei bem surpresa com isso.
Em breve volto com um update de 2 meses de plantações! =D
Até mais,
Mari!
PS: o único porém dos vasos foi que o roxo não é de plástico, é de bambu. Ai em menos de uma semana na janela (que fica um pouco mais frio que o resto da casa) ele rachou!!! Armando fez um remendo com silver tape que está segurando as pontas, mas não recomendo muito vasos desse material. A ideia é muito boa, mas não funciona (no frio, estamos suspeitando)!
PS2: Se vocês forem assistir Shazam! (muito bom, recomendo!), prestem atenção nas cenas do lado de fora e do metrô e aproveitem os cenários da cidade de Toronto! =D Dica: a estação que aparece fica na linha verde/dois ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)