segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Comemorando 3 anos de Canadá!

Dia 5 de dezembro fez 3 anos que aterrissamos aqui! Não dá pra acreditar como passou rápido. E, ao mesmo tempo que parece que foi ontem, temos a impressão que já vivemos muito mais do que isso aqui.

Com certeza, quando chegamos, nunca iríamos imaginar que chegaríamos onde chegamos em tão pouco tempo. Comprar uma casa? Comprar um carro? Ter gerbil? Não estavam nos nossos planos há 3 anos atrás nem se tivéssemos ficado no Brasil. Aterrisamos num mundo novo com milhares de novas possibilidades.

Felizmente todas as nossas expectativas de quando chegamos foram superadas e tudo tem sido melhor do que o planejado! Desde meu emprego de madrugada (quem diria que eu sobreviveria por 2 anos? Quem disse que não era possível achar emprego na área? Quem esperava ganhar mais do que o salário mínimo logo que chegou?), até a paz de andar na rua sem preocupação (dá pra voltar andando ou de bike tranquilamente às 5h da manhã ;) minha maior preocupação era os coiotes, guaxinins e gambás no caminho), passando pelos passeios, pelas pessoas, pelo frio (quem liga se está -30 ou quando você mal consegue ver 1 m de distância por causa de neblina ou neve? xD mas sério... é indescritível a sensação de ver a neve caindo em câmera lenta, tudo parece tranquilo e calmo quando está branquinho, e tem váááárias atividades pra aproveitar no frio), pelo calor (dá pra curtir praia aqui também!), pelas preocupações com dinheiro (no fim das contas, só ficamos no negativo mesmo nos primeiros meses, antes do Armando começar a trabalhar), eu não mudaria nada, porque tudo levou a chegarmos onde estamos. E, com certeza, ainda temos muito pela frente, mas levo comigo a certeza de que estamos no melhor lugar que poderíamos estar!

Além disso, oficialmente, a partir de hoje, baseado nas leis atuais, podemos aplicar pra nos tornarmos canadenses! <3 Claro que precisamos desembolsar ai belos $1200 CAD, fazer mais umas provinhas e esperar mais ou menos um ano (pelo menos, é o tempo previsto no momento), mas é só um pequeno esforço pra finalizar um processo que começou lá em 2016! Na prática, a maior diferença é que vamos poder votar aqui. Mas no fundo, é uma sensação de "agora eu sou dessa terra também" ou de "esse lugar me acolheu". E pode deixar que vou contar por aqui a medida que o processo for andando! ;D

Oficialmente também (apesar de que há umas divergências de opinião aqui), pelas leis brasileiras (aqui está a informação no site do consulado), não poderemos continuar com a nacionalidade brasileira se formos adquirir a canadense. Maas ninguém vem caçar você pra perder a nacionalidade, é mais se der algum ruim e eles forem analisar seu histórico e ver que está lá, perde a nacionalidade. Opcionalmente, a pessoa pode se voluntariar pra perder a nacionalidade. O que também é meio asusstador, por pensamentos do tipo "essa é minha origem e eu vou perder ela (?)". Parece que uma parte importante da sua vida vai ser apagada. E tem todas as implicações de que sua família está toda lá, ai sempre que for visitar, vai ter que ter visto de turista. O que é muito louco de se pensar (e eu nem sei como fazer <õ>). A única outra coisa que muda é que não irei mais precisar votar pra presidente do Brasil (o que por um lado é bom, porque ai não vou mais precisar ficar me mantendo informada do que acontece lá, mas por outro é ruim, porque atualmente é meio que a única forma de tentar ajudar de algum jeito a situação. Se bem que minha 'ajuda' não adiantou nada em nenhuma das eleições, então, não sei se vale a pena). Ainda existe um processo de pedir a nacionalidade de volta, mas tem que revogar a nova nacionalidade adquirida.

Divagações a parte, vamos aproveitar pra comemorar de uma forma bem canadense essa conquista (pena que com o COVID não dá pra fazer muita coisa, mas a gente faz o que dá!)! 


Até mais,

Mari! xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)