quinta-feira, 5 de março de 2020

Segunda prova prática pra Driver's License - G full (tirando a carteira de motorista de Ontário - Final)

FINALMENTE, depois de mais de um ano, finalizei meu processo de carteira de motorista aqui em Ontário! \õ/ aproveitei um dia que tinha feriado, aluguei um carro pra praticar e, com as orientações do Armando (que já tem a G dele), fui fazer a prova e passei!!! =D

Para tirar a carteira definitiva de motorista em Ontário (a famosa G, ou G full), é necessário fazer uma segunda prova prática, depois de ter passado na primeira e estar com a G2 (que eu contei aqui como foi o meu processo). Quem tem carteira do Brasil pode tentar fazer a prova G direto, depois da prova teórica (eu optei por não fazer esse processo). Quem tira a carteira do zero tem que fazer a prova teórica, prática 1, ficar um ano praticando e, depois, a prática 2 pra ter a definitiva. Uma outra opção pra quem já tem a carteira de outro país é fazer a primeira prática e depois a final, e não precisa esperar um ano entre as duas provas. A maior diferença entre as duas provas é que na segunda tem um pequeno trecho de rodovia, enquanto a primeira, não tem. Por acaso, a minha demorou mais de um ano, mas mais porque eu não estava com pressa do que qualquer coisa.

Quando começou o ano de 2020, tracei alguns objetivos para o ano, como por exemplo: mudar de emprego (eita!), o que me levou a percepção que talvez eu precise estudar novamente pra tentar mudar de área (eita!), comprar um apartamento (eita!) e finalizar o processo de carteira de motorista (porque, quando a minha G2 vencer, eu tenho que escolher fazer a prova G ou terei que fazer novamente a prova G2, então, é melhor já fazer logo se tiver um tempinho). Como sou uma pessoa meio ansiosa (trabalhando nisso) e objetiva, já comecei o ano marcando a data da prova: na terça-feira, depois do feriado. Minha ideia era alugar o carro no fim de semana pra praticar, com o Armando sendo meu instrutor (ele tirou a G dele no ano passado), e ir na terça de manhã fazer a prova.

Como o Armando fez a prova dele em Lindsay (porque quando ele fez era a data mais próxima que tinha e era um lugar mais de boas), eu optei por fazer lá também, porque ele poderia me passar todas as dicas. Nos programamos pra praticar no feriado, mas se provou uma tarefa bastante difícil, porque, como temos pouco tempo livre, acabamos tentando aproveitar ao máximo os dias que nós temos juntos, então, foi um trabalhinho conseguir encaixar tudo o que queríamos fazer no fim de semana do feriado. Felizmente, no fim, deu certo! =D

Passei os 3 dias dirigindo e ele me dando as dicas. Na segunda, fomos de manhã cedinho até Lindsay (1h30 de carro), pra eu aprender o caminho pra chegar lá. Chegando na cidade, pratiquei estacionar de frente, de ré e baliza, que são as 3 coisas que eles podem cobrar. Demos uma voltinha pela cidade e almoçamos por lá (e a cidade é tão pequena que a garçonete perguntou logo de cara se a gente era de fora). Depois, dirigi a volta toda e fomos passar o feriado do Family Day com uns amigos andando de patins xD

Na terça de manhã, levei o Armando pro trabalho e segui pra prova. Dirigir sozinha na estrada por 1h30 é bem diferente de dirigir acompanhada =O nunca tinha feito isso e foi estranho hehe cheguei faltando 10 minutos pra prova. Arrumei o carro (coloquei um papel pra bloquear a tela da câmera de ré, porque não podemos usar na prova) e entrei pra "avisar" que eu cheguei (tive que preencher umas informações no quioske automático, como placa do carro e modelo e quantas vezes dirigi em rodovias nos últimos 3 meses).

Carro preparado pra prova

Depois de tudo preenchido, voltei pro carro pra esperar a moça. Por sorte ou azar, de segunda pra terça nevou e muitos lugares estavam com neve acumulada. No dia da prova em si, estava chovendo. Isso não me preocupou muito, porque dirigir é a mesma coisa em qualquer tempo, mas muita gente prefere não fazer a prova de direção no inverno por esses motivos.

A moça chegou, explicou as regras da prova e foi dando as orientações pra eu seguir. Tive que virar a direita, a esquerda, parar no sinal vermelho, na placa de "Stop", fazer 3-point-turn, simular a parada em caso de pneu furado, fomos pra rodovia (ela falou que estávamos entrando na rodovia e que a velocidade era de 80 km/h) e voltamos pro centro, onde ela me pediu pra fazer uma parada de ré e uma de frente. E fim! Ela me deu os parabéns por ter passado, mas recomendou que eu melhore minha observação dos arredores (retrovisores e shoulder check). Não tive que fazer baliza (possivelmente porque não tinha nenhum carro parado na lateral das ruas que andamos ou por causa da neve). Eu percebi que em alguns momentos a prova a velocidade não estava tãão exatamente em cima, como é o recomendado pra prova. Mas ainda assim, passei! \õ/ sei que não foi a prova perfeita, mas não precisa ser perfeito pra passar ;) (aprendizados da vida)

Voltei pra pegar meu documento temporário, até receber o definitivo por carta, que chegou 2 semanas depois =D e, quem tira a carteira de motorista G com experiência de direção anterior, vai notar que,na frente do cartão tem 4 pontos, que indicam 4 anos de experiência (isso ajuda na hora de fazer o seguro do carro).

Almocei por Lindsay mesmo e voltei dirigindo, mais 1h30. No geral, gostei de fazer a prova lá, o único problema é que tem que ter disposição pra dirigir todo o caminho de ida e de volta. Se fossem duas pessoas seria beeem mais tranquilo!

Até mais,
Mari! xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)