segunda-feira, 10 de junho de 2019

Doors Open Toronto

No finalzinho de maio desse ano teve um evento na cidade chamado "Doors Open Toronto". Nesse evento, vários prédios e organizações abrem suas portas pra população conhecer partes do local que normalmente não estão disponíveis para o público. Alguns oferecem tours, eventos, comidas, tudo de graça! O que é oferecido depende do local. Por exemplo, no sábado o prefeito de Toronto estava na sala dele recepcionando os visitantes que iam conhecer o prédio da prefeitura. Nós recebemos um convite muito especial pra ir no domingo ao Zoológico e a uma estação de tratamento de água! Claro que não perdemos a oportunidade.

Não preciso nem dizer que conhecer o zoológico por trás das câmeras foi simplesmente incrível, sensacional, fantástico, maravilhoso! Me senti de volta a faculdade, quando fomos conhecer o zoo de Brasília por dentro. A única diferença é que não vimos os animais de pertinho, como em Brasília (e ninguém passou susto com os elefantes nem fez carinho na girafa haha). Aqui nós conhecemos o prédio "administrativo", onde tinha 4 tours que tinha um responsável explicando tudo o que acontece (e fizemos todos): um sobre os programas de reprodução e conservação de genes (antes vimos dois vídeos bem interessantes sobre como o Toronto Zoo já ajudou na preservação e reintrodução de espécies nativas), um sobre nutrição dos animais, um sobre como eles planejam e fazem os recintos dos animais (pra parecer o máximo possível com o ambiente natural da espécie, ao mesmo tempo que protegem os animais e que as pessoas consigam vê-los sem interferir na rotina) e um pra conhecer a parte veterinária (eu já tinha visto um pouco na primeira vez que fui ao zoo, mas dessa vez a gente entrou nas salas que antes eu só tinha visto de fora e viu tudo de pertinho *-*). Claro que fiquei com vontade de trabalhar lá de novo <3 haha não tirei nenhuma foto porque foi um passeio mais pra conhecer e aprender do que com coisas bonitinhas. As lembranças ficarão na memória <3

O passeio pelo zoo demorou mais do que o esperado. Cada tour demorou uns 20 minutos e ainda tínhamos a fila de espera, sem contar que é longeee! Então, quando saímos, estávamos com fome e sem muito tempo pra ir a outros lugares. Paramos rapidinho no McDonalds no meio do caminho pra pegar algo e fomos pra estação de tratamento de água R.C. Harris Water Treatment Plant (tínhamos planos de conhecer mais um lugar, mas não ia dar tempo).

Algumas informações sobre o prédio que estavam no site do evento

Quando chegamos a estação, não acreditei no lugar incrível! A região é muito bonita e bem arrumada! Vale muito a pena uma visita pra um piquenique (ou imagina um esquibunda na neve nessas descidas?? *-*), só que o acesso não é tão fácil sem um carro. Tinha muita gente com seus cães também!

*-*

A família indo andar de caiaque no lago!!!!!!!!!! Porque não tem um esquema de aluguel de SUP ali na prainha?

Entramos nos 45 min do segundo tempo pra conhecer o interior do prédio e foi bem legal! Dava pra ver onde e como a água é limpa. Tinha muitas coisas escritas pra explicar o que acontece em cada etapa ou como são as coisas lá ou sobre fatos interessantes sobre a água. Foi bem legal e fui convencida a beber água da torneira daqui haha (antes eu usava uma garrafinha da Brita pra filtrar - sim mãe, eu sei que ainda tem toda a questão da água sair filtrada da estação, mas passar por canos sujos até chegar aqui. Mas tá sussa xD). O mais incrível é pensar que esse prédio funciona desde não sei quantos anos atrás!! E a estrutura toda foi construída há não sei quantos anos também!! É bem doido pensar que faziam prédios desse porte sem as tecnologias de hoje (se bem que a sensação que eu tenho é que mesmo com todas as tecnologias, alguns prédios conseguem ser piores que os antigos!)!

Depois de visitar esses corredores, não consigo imaginar como que eles não deixam aberto diariamente  ou que não haja visitação de vez em quando (tipo um museu ou algo do tipo)!

Concentrado lendo as informações!

A estação vista do lago


Muita gente curtindo um dia (não tão quente e bastante ventoso) no lago



Muita gente brincando de jogar pedras e fazê-las quicar na água (muitos talentos!)



Canoa ao resgate!

4 meios de transporte xD

A gente está ali beeem pequinininho!
É nóis!

Que foto incrível!! Ou seria o lugar? Créditos: Pati!

Que foto incrível. Ou seria o lugar? [2]  - como a câmera faz diferença! Créditos: Pati!

Ainda não sei pra que servia esse relógio/medidor de pressão/não sei o que era isso. Créditos: Paulo!

Quando acabou, consideramos a possibilidade de ir ao Poutine Festival, que estava acontecendo no mesmo fim de semana na Dundas Square (lembra que eu já disse que aqui acontecem mil coisas ao mesmo tempo e a gente tem que ficar escolhendo o que quer fazer?). Como estávamos muito cansados dos passeios resolvemos ir pra casa :)

Confesso que não estava botando muita fé nesse evento do Doors Open, mas agora mal posso esperar pro ano que vem pra conhecer outros prédios e a cidade!!!

Até mais,
Mari! =D

PS: Só pra deixar aqui o registro da estreia de uma churrasqueira com uma galera gente boa (afinal, verão no Canadá = churrasco) =D


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)