Saudações! Eu não sou a Mari nem o Armando, mas esse post é meu!
Eu sou o Dot e, a pedido da Mari, vou contar um pouco pra vocês de como foi minha saga para conseguir meu primeiro emprego aqui no Canadá e dar algumas dicas caso alguém queira o meu caminho das pedras!
As primeiras semanas (ou meses) depois da chegada são sempre aquela correria pra colocar a vida em rumo novamente depois da grande mudança e nesse pacote está a busca pelo emprego. Com a energia lá em cima e confiança de um domador de leões parti em busca de trabalho. O tempo foi passando, a pilha de currículos foi diminuindo, o domador já estava trabalhando com jabutis e nada.
Sempre vemos em guias de imigrantes e programas de adaptação ao Canadá que, para o canadense, fazer trabalho voluntário é importante e valoriza bastante seu currículo. Sendo assim decidi procurar um voluntariado que desse essa destacada no meu currículo e me ajudasse a obter experiência de trabalho canadense. E aí mora minha primeira dica:
Sim, eu sei, mas não tanto assim. Pense que você vai estar trabalhando sem ganhar um tostão e possivelmente pagando (transporte, por exemplo) pra trabalhar, então tem que ser algo verdadeiramente prazeroso. Não pense que só porque você é coveiro você tem que voluntariar num cemitério. A ideia é se inserir no mercado de trabalho, conhecer pessoas e criar contatos que possam confirmar que você é uma pessoa competente e supimpa. Caso você consiga ao mesmo tempo algo prazeroso e na sua área: Bônus!
2. Aproveite a experiência!
Você está estressado e sob pressão de procurar emprego. Use essa sua nova atividade prazerosa como terapia, escola e férias. Vá sempre! Muitos voluntariados te deixam livre pra escolher seus horários, você sendo uma presença constante no lugar vai mostrar a seus colegas sua confiabilidade e comprometimento além de passar umas horas sem aquela ansiedade.
E não é só isso! As primeiras 50 ligações receberão juntamente com a iogurteira TopTerm, uma baita experiência com o inglês! Você está num país novo com uma língua nova! Voluntariando você vai afiar seu inglês e aprender muito sobre a cultura dos canadenses.
Há também as vantagens que estabelecimentos oferecem a seus voluntários como acesso aos serviços, espaços e recursos. No meu caso, sou uma criança trabalhando numa loja de brinquedos onde eu posso abrí-los, brincar com eles e levá-los pra casa.
--
Corto aqui antes da última dica pra contar que, logo no fim do meu primeiro mês como voluntário, eu já estava decidido a, mesmo depois de conseguir emprego, continuar voluntariando. Acontece que surgiram duas vagas de emprego no lugar e, como eu estava no meio do acontecimento, já fiquei sabendo de imediato e apliquei.
A dica de criar contatos chega aqui. Minha entrevista foi quase surreal pois quase toda vez que os entrevistadores iam ler as perguntas preparadas aos candidatos eles riam pois já sabiam as respostas. Eles já me conhecem e sabem minhas capacidades, defeitos e peculiaridades. (Piromania só é defeito se você incendeia sem segurança.)
Fui contratado menos de um mês depois de começar a voluntariar. E fazendo algo tão prazeroso que eu faria (e fiz) de graça!
Não acho que a maioria dos casos de voluntariado acabe como o meu, onde o voluntário vira funcionário, mas acredito que vale demais a pena e os benefícios facilmente justificam o esforço.
Mas muito CUIDADO! Você pode gostar até demais e deixar a procura pelo emprego esfriar...
Mesmo que você odeie o monstrinho capitalista mercenário que mora dentro de você, você ainda precisa de dinheiro e um emprego vai ser sua segurança de poder continuar voluntariando de barriguinha cheia. Mantenha o foco e continue na busca do emprego. Eventualmente seu timing chega, especialmente com os novos contatos, inglês afiado, experiência canadense e aquele sapato lustrado estiloso que você achou na Mark's por $3,99.
É isso! Qualquer dúvida ou comentário não adianta falar com a Mari nem com o Armando porque o post é meu!
Fico por aqui, terráqueos! FUI!
Ola Mari, tenho lido muitas portagens sua. Parabens. Tmb estou trilhando meu caminho rumo Canadá tmb. Tenho pegado muitas dicas, muito obrigado
ResponderExcluirOii! Que legal! Fico feliz em ajudar! Boa sorte =D
Excluir