Agora que eu e o Armando temos carteira de motorista, nossa intenção é
usar dos serviços de aluguel de carro e carros compartilhados eventualmente,
quando houver a necessidade. Vou compartilhar aqui os que conhecemos e/ou já
usamos até agora:
Esse foi recomendação de outros brasileiros que conhecemos aqui e achei
o sistema deles beeeem legal!! Funciona tipo o Aribnb, só que pra carros. Ou
seja, uma pessoa tem um carro que não vai usar, então, deixa ele disponível no
aplicativo/site. Outra pessoa, cadastrada no site (tem que enviar carteira de
motorista e dizer o cartão de cobrança), vai olhar uma lista de carros
disponíveis pro dia e hora que quer aluga, escolhe um deles e faz a reserva! Dá
pra colocar filtros pro tipo de carro que quer (por exemplo, nós queríamos um
que tinha 6 lugares disponíveis). E é isso! Está alugado praquele período
escolhido.
Com a gente, um dia antes da reserva começar (que foi basicamente quando
a gente fez a reserva hehe ^^’) o dono do carro entrou em contato comigo pra
dizer que não estaria em casa quando a gente fosse pegar o carro, então, disse
onde iria deixar a chave e deu algumas instruções. Então, na hora que a reserva
começou, fomos até a casa dessa pessoa e pegamos o carro! Nesse momento, tem que
avisar no aplicativo que pegou e eles pedem pra tirar fotos de todos os lados
do carro e enviar pra eles.
Usamos o carro pelo dia e devolvemos na hora marcada no dia seguinte.
Sendo que tem que entregar com a mesma quantidade de combustível que tinha quando
pegou. Quando a gente encerra o aluguel, o aplicativo pede novamente pra tirar
fotos do carro e fim! No nosso caso, o dono do carro que alugamos permitia que andássemos
200 km sem pagar extra. Como andamos mais que isso, tivemos que pagar o excesso
de km (que era 0,40 por km). Esse pagamento nós arranjamos direto com o dono do
carro, não foi feito pelo aplicativo. Não lembro exatamente quanto ficou toda a
viagem, mas foi entre 100 e 150 dólares canadenses.
O Zipcar é uma das empresas de carros compartilhados aqui de Toronto, em
que você se cadastra no aplicativo/site, paga uma mensalidade (varia de acordo
com o programa que escolher, mas acho que o mínimo que paga é 7 dólares canadenses
por mês) e você pode alugar os carros deles por minuto/hora/dia e tem que
devolver no mesmo estacionamento que pegou, na hora que você disse que ia
devolver. Os carros ficam estacionados em vários pontos da cidade e tem um bem
pertinho da nossa casa! A
gasolina é por conta da empresa, bem como o seguro do carro. Você só tem que
pagar o valor por minuto do carro alugado, além da mensalidade/anualidade.
Quando fiz meu cadastro no site deles (tem que mandar número da carteira
de motorista e conta pra cobrança também) dizia que a aprovação geralmente
demorava 1 dia, mas às vezes poderia demorar mais e que, depois de aprovado, em
3 a 7 dias o cartão pra usar os carros chegaria em casa. Se desse tudo certo,
meu plano era buscar meus pais no aeroporto usando um carro da empresa.
Infelizmente, por algum motivo, minha aplicação demorou pra ser aprovada. Mais ou
menos uma semana depois que eu apliquei, eles me mandaram um e-mail pedindo pra
eu conferir o número da minha carteira. Eu conferi e estava correto. Então,
eles pediram pra eu mandar uma foto da minha carteira pra eles poderem aprovar
minha aplicação. Mandei a foto e uns 2 dias depois fui aprovada. Era só esperar
o cartão chegar pra poder usar o serviço deles!
Nesse momento, se o cartão chegasse no prazo de 3 dias, eu teria
conseguido levar meus pais no aeroporto. Mas novamente demorou e dois dias
depois que meus pais foram embora, meu cartão chegou. Esse processo de cadastro
demorou quase 3 semanas.
Então, fomos aproveitar que tínhamos o cartão e alugamos um carro num
domingo por 2h, pra ir ao mercado e pra eu poder mostrar pro Armando o trajeto
da prova de direção dele. Segundo nossos cálculos, usaríamos 1h30 pra fazer
isso, então, teríamos tempo de sobra. O aluguel pode ser feito na hora ou dias
antes, quando você escolhe a hora que quer pegar e devolver e olha os carros
disponíveis no estacionamento que quer. Cada carro tem um preço por hora
diferente, dependendo do tamanho e da idade do carro.
No dia do aluguel, ficamos esperando o carro chegar e a pessoa que
alugou o carro antes de nós chegou bem na hora pra gente pegar o carro
(estávamos preocupados se chegaria a tempo)! Usei meu cartão pra abrir o carro
(muito legal!) e quando entrei descobri que o carro não precisava de chave pra
ser ligado (muito chique!). Depois de perder um tempo arrumando espelhos e
entendendo como o carro funciona (onde tira o freio de mão, como faz pra ligar
o carro, etc...), saímos. Notei que o carro estava com exatamente ¼ de gasolina,
que é o mínimo que eles recomendam deixar no carro pra próxima pessoa. Então eu
sabia que eventualmente teria que abastecer, mas não tinha considerado isso no
meu cálculo de tempo.
Mostrei o caminho pro Armando, mas, enquanto estávamos por lá, erramos a
direção algumas vezes, o que demorou um pouco. Depois, seguimos para o mercado.
Tínhamos mais ou menos 1h e pouquinho pra fazermos nossas compras e devolver o
carro (que era o que tínhamos planejado mesmo). Mas agora tínhamos que incluir
nessa conta o abastecimento também. Fizemos nossas compras rapidinho e pagamos
(e, enquanto estávamos na fila, vimos que um funcionário da empresa foi mudar o
anúncio do preço da gasolina que tinha no estacionamento do mercado. Pra nossa
surpresa, o preço tinha diminuído!!! Nunca vi isso acontecendo ao vivo no
Brasil haha (até porque lá geralmente o preço só aumenta!!). Decidimos abastecer por lá mesmo, porque ia
poupar ter que achar um posto no caminho, mas, quando fomos em direção ao
posto, vimos as filas gigantescas, então, desistimos.
O Armando viu que tinha um posto perto da onde íamos passar na volta,
então, paramos nele. Mas quando fomos usar o cartão da empresa pra pagar a
gasolina (o cartão fica naquela paradinha em cima do banco do motorista, pra
proteger os olhos do sol), mesmo seguindo as instruções deles, não funcionou.
Tentamos novamente e nada. Nisso, faltava menos de 10 minutos para devolvermos
o carro. Então, decidi pagar a gasolina com meu cartão mesmo. Coloquei 30
dólares canadenses (acho isso muito estranho de você ter que decidir quanto
quer colocar antes de abastecer, sendo que não tem a opção “encher o tanque”
porque na verdade você escolhe quanto quer pagar e não quantos litros colocar.
Vai que você coloca um valor maior do que o carro precisa?) e quase foi o
suficiente pra encher o tanque!!
Voltei no modo rápido pra casa, porque já estávamos atrasados e eu
estava preocupada que tivesse alguém esperando o carro (porque né, sacanagem
com a pessoa). Quando deu nossa hora, falei pro Armando olhar meu celular
porque achava que tinha a opção de estender o aluguel, se não tinha ninguém
alugando o carro depois da gente. E, realmente, eu tinha recebido uma mensagem
com a opção de estender o período. O Armando tentou fazer isso, mas como tecnicamente
já tinha acabado nosso tempo com o carro (naquele momento, tínhamos 2 minutos
de atraso), ele não conseguiu fazer isso. Pelo menos fiquei mais tranquila
sabendo que ninguém iria alugar o carro depois, só iríamos pagar a multa de
atraso.
Chegamos em casa na maior correria, tiramos todas as nossas compras
correndo do carro (vantagem de morar no térreo <3) e estacionei o carro.
Coloquei o cartão no local indicado pra trancar o carro e fim da viagem! Poucas
horas depois recebi um e-mail deles com o resumo do nosso aluguel: 31,00 CAD
pelo aluguel e 35,00 CAD de multa pelo atraso!!!! Mandei dois e-mails pra eles,
um pedindo o reembolso da gasolina e outro expressando meu descontentamento
pelo ocorrido, afinal eu só atrasei porque tive que abastecer o tanque e deu
problema no cartão. Sugeri que eles deixassem bem claro no site/aplicativo que
o tempo de abastecimento vai ser incluído no tempo da viagem, ou seja, pra eles
recomendarem para as pessoas contarem que tem que abastecer o carro no cálculo
do tempo de aluguel. Eu entendo que eles tem que ter uma política bem rígida
contra atrasos, porque é sacanagem com a pessoa seguinte ter que esperar, mas
não esperava ter que contar com o abastecimento no meu tempo de aluguel.
Uns dias depois recebi um e-mail perguntando como tinha sido minha
primeira viagem com eles. Aproveitei pra olhar o site deles de novo, com minhas
informações e descobri que eles reconsideraram minha conta! Eles tiraram a
cobrança do atraso e consideraram que nossa extensão do período de aluguel de
meia hora. Além disso, descontaram do valor total da viagem o preço que eu
paguei na gasolina! Então, no fim das contas, paguei 6,00 dólares canadenses
pra eles (36.00 do aluguel – 30.00 da gasolina)!
A Enterprise é uma empresa que, aparentemente, funciona da mesma forma
que o Zipcar, talvez com um ou outro detalhe diferente (tipo preço por hora e o
preço da anuidade, por exemplo). Alguns estacionamentos tem carros das duas
empresas, mas outros tem só de uma ou de outra. Existe um estacionamento com
carros da Enterprise perto de casa, mas o do Zipcar é mais perto. Não usei o
serviço deles nem conheço ninguém que usou, mas é uma opção também.
Diferentemente do Zipcar, a Enterprise também tem lojas físicas onde
você aluga carros da forma tradicional. Quando os pais do Armando estavam aqui,
alugaram um carro por lá. Acho que a maior diferença é que, nesse tipo de
aluguel, a pessoa que aluga paga o seguro do carro também (a não ser que use o
seguro do cartão de crédito, que também existe aqui!), além do aluguel e da
gasolina, enquanto no esquema de carro compartilhado o seguro e a gasolina já
estão inclusos no valor do aluguel. Quando o pai do Armando chegou pra pegar o carro que descobriu desse esquema do seguro, então, acabou pagando mais do que tinha planejado (porque o preço no site não inclui seguro).
De forma geral, acredito que essa forma de compartilhamento de carros é
bem legal e mais barata do que ter um carro, se você não for usar um carro de
forma tão frequente assim. Acho que o único ruim desse sistema é que você tem
que devolver o carro no estacionamento que pegou e já tem que prever o tanto de
horas que vai gastar com o carro, pra deixar reservado naquele período
específico. Se tivesse um esquema de só pegar o carro mais próximo, ir até o
local desejado e encerrar a viagem lá (deixando assim o carro disponível pra
outra pessoa ir pra outro lugar) seria um sistema mais interessante. Acredito
que o Car2Go funcionava nesse esquema, mas infelizmente, devido a
incompatibilidades com o governo de Toronto, eles se retiraram da cidade esse
ano :(
Até mais,
Mari! XD
PS: Gostou da ideia do Zipcar? Eles me mandaram esse link pra indicar amigos. Não sei se dá desconto pra quem se cadastra por ele, mas fica aí a dica!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)