domingo, 20 de maio de 2018

Curso de inglês para formados em engenharia fora do Canadá - ELT

Fala gente beleza?

Hoje vou falar um pouco sobre o curso de business english para engenheiros que eu comecei a fazer em Janeiro. O curso consistiu em 8 semanas aprendendo a melhorar todo o processo para arrumar emprego e tem a possibilidade de acharem um lugar para fazer placement por 6 semanas para pegar a tão famosa experiência canadense.

Aqui no Canadá eles prezam muito a experiência daqui. Então como que nós Newcomers fazemos? Essa é a ideia principal do curso. Te preparar para conseguir a vaga do placement (ou até um emprego mesmo, por que não?) para daí você conseguir a experiência e a referência canadense (outra coisa que  eles fazem aqui é checar as suas referências de trabalho).

Começou com o currículo (como por no formato canadense, como fazer você pensar fora da caixa para mudar seus accomplishments e objetivos na sua experiência de trabalho), passando pela cover letter (modelos, o que por e o que não por nela) e a entrevista (quais as perguntas mais feitas, como se portar durante a entrevista, até treinar tom de voz eles treinam). Minha turma começou com 20 pessoas, mas no final ficou 16, sendo que 2 arrumaram o placement (estágio não-remunerado para conseguir experiencia canadense) muito rápido.

A escola onde eu tive aula parece aqueles colégios de High School que vemos em filmes americanos, só que estava com uns problemas de reforma. Por exemplo, o aquecedor  da minha sala não regulava, estava sempre no quente. Aí vocês podem dizer que é uma boa né com o frio que estava aqui em janeiro. Nadica de nada. Ficava tão calor na sala que a gente deixava a porta da saída de emergência aberta pra circular o ar.

Minhas aulas eram de segunda a sexta das 9:00 até as 14:30, com um break de manhã e depois uma pausa para o almoço. A maioria dos alunos falavam persa (mais da maioria eu acho) e quase todos eram do oriente médio. Acho que os únicos que não eram fomos eu e uma francesa que resolveu vir para Ontário ao invés de Quebec porque ela não queria ir pra um lugar que falava francês, ela queria o desafio de melhorar o inglês dela.

Achei o curso bem interessante e me ajudou demais tanto na prática do inglês como na enturmação com outras culturas (a hora do almoço durante o curso era legal porque eu via os hábitos alimentares das pessoas de outras nacionalidades e foi bastante interessante). Tivemos ainda que ler um livro para fazer uma apresentação da turma (que eu acabei não apresentando porque consegui o meu placement antes do fim do curso) e um projeto real pra simular o ambiente de trabalho. O meu foi analisar o telhado do prédio da instrutora e ver se era viável utilizar painéis solares pra economizar na conta de luz (mas esse eu também não apresentei por causa do placement).

Obs: Nas conversas que tive com o pessoal lá no curso curiosamtente nenhum conhecia o programa do Express Entry. Todo mundo veio com sponsor da esposa/marido que veio primeiro estudar e conseguiu pegar o visto de trabalho. Segundo eles esse processo que fizemos ia ser muito difícil pra eles de ter a pontuação.


Turma toda conhecendo a Biblioteca no centro de Toronto

Mesa da professora/instrutora

Corredor da escola (notaram os armários tipo os de filme?)

Fachada da escola

Minha visão da sala

Minha excelentíssima ptofessora;instrutora (acabou o curso e eu ainda não sei como chamar ela)

Um pouco do que a gente aprende no curso: no quadro tem perguntas comuns que fazem em entrevistas aqui no Canadá










 E é isso pessoal espero que gostem e que ajude em alguma coisa. Se quiserem mais informações só deixar abaixo nos comentários que a gente responde na medida que soubermos.

See Yah!

Armando

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)