Finalmente consegui aplicar para o cartão do OHIP, para poder usar o sistema público de saúde de Ontário, depois de 3 tentativas frustradas!
Cada província no Canadá tem seu próprio sistema de saúde. Para saber tudo o que você quiser sobre o OHIP, tem esse site oficial do governo de Ontário, onde eles explicam tudinho. Mas basicamente, esse sistema de saúde cobre consultas com o médico da família (que, pelo que eu entendi, é um clínico geral que vai ser a primeira pessoa que você contacta se estiver doente. Ele vai saber todo o histórico seu e da sua família e vai ser o primeiro a te consultar. Se necessário, vai te encaminhar para um especialista. Ouvi dizer que se não for emergência ou urgência, essa consulta com especialista pode demorar a acontecer. Porém, se for algo que precisa ser analisado logo, o serviço é muito rápido!), emergências, testes e cirurgias. Não cobre algumas coisas, como fisioterapia ou dentista, mas para isso existem seguros de saúde privados. Algumas empresas oferecem o que não é coberto pelo sistema público de saúde como benefício pra funcionários :)
Quem chega em Ontário como residente permanente tem direito a começar a usar esse sistema público apenas 3 meses depois que chega ao Canadá. Mas a aplicação pode ser feita a qualquer momento. A data que vai ser levada em consideração para começar a usar o sistema é o dia que chegou ao Canadá (ou, como chamam aqui, vai ser o dia do "landing").
Para a aplicação, é só ir a um ServiceOntario e levar 3 documentos obrigatórios: um que comprova o status no Canadá (fácil: o CoPr ou o Pr Card, por exemplo), um documento de identificação com foto (como o passaporte, por exemplo) e um comprovante de residência de Ontário, que foi o nosso problema para aplicar! Lá eles vão te dar um papel para preencher e assinar, que também pode ser encontrado aqui, vão tirar uma foto e pedir pra você assinar um outro papel (que vai ser sua assinatura oficial). E pronto! Em 4 a 6 semanas o cartão vai estar na sua caixa de correio :D
Conversamos com uns brasileiros que chegaram antes da gente e eles disseram que tinham aplicado para o OHIP com o contrato do apartamento para comprovar a residência. Então, esperamos até termos nossa cópia do contrato e fomos bonitinhos ao ServiceOntario com nossos documentos pra aplicar. Esperamos numa fila pequena para sermos atendidos e, na nossa vez, a moça deu o papel para preenchermos. Preenchemos e voltamos pro guichê. Ela olhou os documentos e, quando chegou no contrato, disse que não podia ser cópia, só o original (que não temos) -.-' deu um lista de documentos que podem ser usados para comprovar a residência e falou pra voltarmos outro dia.
Podíamos pedir um original do nosso contrato pra empresa que administra o nosso prédio, mas resolvemos tentar levar outros documentos como comprovante. Vimos na lista que a moça deu que tinha "bank statments". Então, esperamos até recebermos pelo correio nossas contas do cartão de crédito para irmos novamente. Fomos, mas a moça disse que não vale os bank statments do cartão de crédito -.-' só do chequings (conta corrente) ou savings (poupança) que são enviados por carta. Falamos que não recebemos essa informação por carta. Então, ela foi falando outras opções que poderíamos levar. Descobrimos que pode ser usado contas originais que chegam por carta (no nosso caso, só a hydro. O resto tudo é por e-mail) e paystubs/pachecks (caso tenham seu endereço).
Então, esperei até receber meu paycheck e fui de novo! E finalmente consegui aplicar para o cartão \õ/ :D usei o mesmo papel que assinei da primeira vez que fui. Demorou tanto pra eu conseguir o documento de comprovante de residência que nem precisei mais usar meu CoPr, mostrei logo o PR Card bonitão pra moça! xD
Também dá pra usar como comprovante de residência o Driver's license (que ainda não recebi) ou o Ontario Photo Card (documento de identificação de Ontario para quem não tem a Driver's license).
Até mais,
Mari =D
Que novela kkk
ResponderExcluirBota novela nisso! Mas deu tudo certo no final \õ/
Excluir