domingo, 19 de novembro de 2017

Aposentadoria no Canadá

Enquanto a data da viagem não chega, estamos pesquisando coisas que podem ser interessantes saber para nossa nova vida no Canadá. Uma delas (que eu já tinha pesquisado há um tempo, mas ainda não escrevi sobre) é a aposentadoria no Canadá. Essa semana a immi-Canada e a 3RA fizeram um hangout sobre este assunto e muito do que eles falaram eu já tinha pesquisado, mas fiquei feliz em saber que já tinha entendido tudo mais ou menos certo hehe xD vou compartilhar aqui o que eu tinha entendido, para deixar guardado e complementar com as informações dos vídeos.

Diferentemente do Brasil, as pessoas no Canadá não acham que o que eles vão receber do governo é o suficiente para uma aposentadoria para o resto da vida, então, recomenda-se que a aposentadoria total seja formada de diversas fontes

Uma dessas fontes da aposentadoria é o CPP (Canada Pension Plan), que funciona de forma semelhante ao INSS no Brasil, em que todo mês uma porcentagem do salário vai para esse plano e, quando for aposentar, o valor a ser recebido varia com o tempo e o valor de contribuição. Sugere-se que o valor recebido corresponda a cerca de 25% da aposentadoria, então, os ouros 75% devem vir de outras fontes. Por esse plano, só é possível se aposentar a partir dos 60 anos (com um desconto no valor recebido). Se esperar até os 65 anos recebe o valor integral e se esperar até os 70 recebe um aumento no valor (em Quebec, existe o QPP, que tem regras próprias e eu não fui pesquisar sobre ele xD)

Outra parte do dinheiro da aposentadoria no Canadá pode vir de um outro programa do governo, chamado Old Age Security, que pode se dizer que é um "seguro para idosos". O pré-requisito para participar desse programa é ter 65 anos e estar morando no Canadá há pelo menos 10 anos. Caso a pessoa tenha 65 anos e morado no Canadá por pelo menos 20 anos e depois mudou de país, também é elegível para participar do programa. Simples assim :) não precisa ter pago nada pra ninguém. No entanto, o valor recebido vai variar com o tempo que passou morando no Canadá a partir dos 18 anos. Para receber o valor integral, tem que ter morado no Canadá por 40 anos. Se morou menos, recebe um valor parcial calculado por x/40, sendo x a quantidade de anos que morou no Canadá.

Se por acaso você não se enquadrar nesses planos por não ter completado o tempo mínimo, pode se beneficiar de acordos bilaterais que o Canadá tem com diversos países (incluindo o Brasil). No caso do Brasil (o acordo em si pode ser lido em inglês aqui), o tempo de contribuição para o INSS pode somar ao tempo necessário para ser elegível para o OAS e alguns casos do CPP. Mas o valor calculado vai ser em cima do tanto de anos em que morou no Canadá. Inclusive, dizem as más línguas (e pelo que eu entendi dos exemplos didáticos no site do CIC), é possível você se aposentar nos dois países, se conseguir se enquadrar em algum programa nos dois. Mas vale frisar: o valor calculado para receber vai ser em cima do valor contribuído no país em que vai pedir a aposentadoria, os países não mandam o dinheiro correspondente ao que foi contribuído de um para o outro. Só o tempo de contribuição que conta. Considerando que logo devem mudar o plano do INSS no Brasil (e pode ser que mudem algo nos programas canadenses também, nunca se sabe), só quando for aposentar mesmo para saber como vai funcionar na prática. Como o acordo é recente, nunca vi nenhum relato de alguém que tenha conseguido se aposentar nos dois países, mas fica aí o pensamento...

Além disso, as empresas muitas vezes tem fundos de pensões próprios, que também funcionam para compor o valor de aposentadoria que uma pessoa vai receber. Nesse caso, existem alguns tipos de planos em que a empresa ou você e a empresa contribuem para esse fundo. Então, é sempre bom se informar no RH da empresa se eles tem algum plano nesse sentido e como ele funciona :D

As pessoas também podem optar por fazer planos privados, por meio de investimentos ao longo da vida, por exemplo. Mais uma vez, tudo vai depender do plano escolhido e da empresa contratada. 

Mas uma mensagem interessante que o hangout me deixou é que existem pessoas especialistas em assuntos financeiros, que ajudam as pessoas comuns a se planejarem para terem uma boa aposentadoria no futuro, ao invés de ficar dependendo do governo somente (eu já estava com essa ideia, mas saber que existe alguém especialista é melhor ainda!). Acho que vai valer a pena procurar um profissional desses depois que chegarmos ao Canadá :)

Até mais, 
Mari! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)