Nem acredito que há mais ou menos 2 anos eu estava começando a pensar em fazer um College de Pharmacy Technician aqui e agora, já acabei!
Foram muitos meses de esforço e estudo, mas agora é só correr pro abraço :D
Eu escolhi o curso de Pharmacy Technician por causa da minha experiência de trabalho como Pharmacy Assistant e porque, pelas minhass pesquisas, é uma área em extrema demanada. Fiz um curso online de noite do CTS College, que me permitiu trabalhar enquanto tinha a aulas. Foi puxado, mas nada impossível. A única parte presencial do curso é a parte prática, que é divida entre os terms. Depois que acabam as aulas, tem que fazer mais 2 meses de estágio, um mês numa community pharmacy (basicamente, numa loja hehe) e um mês numa farmácia em um hospital.
O curso ensina tudo o que você precisa saber pra ser um Pharmacy Technician em Ontário. Acho que por eu já ter um background de área de saúde (estudei veterinária no Brasil), não foi um curso difícil. Mas é bastaaante trabalhoso, como atividades pra entregar toda semana. Mas, ao mesmo tempo, isso facilita na hora da prova: se você vai bem nas atividades, não precisa de uma nota muito alta na prova pra passar na matéria.
Agora que o curso acabou, é seguir pra certificação pra ser oficialmente uma Pharmacy Technician. Pra certificação, é preciso fazer 3 provas (uma teórica, uma prática e uma sobre leis e ética) e mais um estágio (mas esse pode ser feito no seu local de trabalho, só precisa ter um preceptor). E só então, depois de tudo isso, é que eu realmente serei uma Pharmacy Technician.
Essa não é uma área tãão comum no Brasil, mas, posso dizer que é um curso bastante interessante pra quem está por aqui e quer abrir o leque de oportunidades de trabalho. Trabalho não falta! Desde que eu comecei a trabalhar como Pharmacy Assistant, já recebi vários convites pra entrevista de emprego no LinkedIn, tanto de recruiters de empresas de farmácia quanto de managers direto, sendo que eu nem estava procurando emprego. E quanto eu falava que estava estudando pra ser Pharmacy Technician, abria o olho ainda mais do pessoal.
Esse curso também pode ser uma opção pra quem veio como farmacêutico do Brasil e quer se inserir no mercado na mesma área. Atualmente existe até um bridging program que facilita o processo. Caso você tenha um diploma de farmácia do exterior, pode aplicar no Ontario College of Pharmacists e eles vão dizer quais cursos que você precisa fazer pra ser Pharmacy Technician. Encontrei alguns deles durante as minhas aulas, então, é bom que não precisa fazer todos os cursos. Alguns deles me disseram que no futuro pretendem tentar a prova pra ser farmacêutico aqui também, mas vão tentar o technician primeiro porque é mais fácil, mais barato, mais rápido e já vão trabalhando e ganhando experiência antes de fazer o de farmacêutico. Então, fica ai a dica ;)
A prova prática só é realizada duas vezes ao ano, uma em abril e em setembro. A de leis tem 4 vezes por ano e o estágio só depende de agendar com o preceptor. Existe uma empresa que tem cursinhos preparatórios para as provas chamada Pharmachieve, o que achei interessante e talvez use pra ajudar no estudo. Mas muitos professores disseram que ia ser jogar dinheiro fora porque eles já ensinaram tudo o que a gente precisa saber pra prova hehe
Agora, vou curtir uns dias de descanso antes de começar a estudar novamente!
Até mais,
Mari! xD
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)