terça-feira, 6 de abril de 2021

E mais um Tax Return completo!

Novamente chegou aquela época do ano pra fazer o Tax Return. Dessa vez, optamos por fazer com um contador porque imaginamos que seria complicado depois da compra da casa + carro + Uber que fizemos no ano passado.

Pedimos referências pra amigos e, uma das opções que nos deram foi o Rodrigo. Ele foi super rápido em nos responder depois do contato inicial. Nos mandou um questionário sobre as informações necessárias, respondemos e em menos de uma semana nos mandou pra verificarmos as informações. Depois de tudo checado, ele já enviou logo e na mesma hora que ele mandou e-mail avisando que tinha enviado, já recebi o e-mail do CRA informando mudança de endereço e também tinha a confirmação no site do CRA de que foi recebido.

Ele também foi bem rápido em responder nossas dúvidas, porque notamos na checagem que no Tax Return não constava nenhuma informação da casa nem do carro, e ele disse que não precisava mesmo! Fiquei chocada, porque lembro que quando preenchi o imposto de renda no Brasil eu tive que colocar essas informações. Acho que aqui funciona meio diferente. No fim das contas, só o Uber mesmo que teria sido a parte chata, se fôssemos preencher sozinhos. Na verdade, ele comentou que poderíamos acrescentar o carro junto com a declaração do Uber (já que ele foi usado como instrumento de trabalho), mas como recebemos bem pouco dinheiro no ano (porque não fizemos muito), achamos que nem valia a pena colocar as informações necessárias (que basicamente era o quanto gastamos com o carro pro Uber).

Outras coisas que pudemos acrescentar no tax return foram as aulas que eu fiz na Seneca (apesar de não serem muitas, eles incluem o report e dá pra ser declarado) e as coisas médicas que não foram cobertas pelo OHIP ou plano de saúde. E uma coisa que descobrimos quando o Armando não recebeu a carta do T5 dele do banco e eu sim, é que eles só mandam se os rendimentos da poupança forem maior que 50 dólares no ano! Armando precisou esperar umas 3h no telefone, divididas em duas ligações pra o banco, pra descobrir isso! -.-'

Depois disso, acho que até conseguiriamos ter feito sozinhos usando os programas que dá pra comprar pra isso, como o Ufile, que já usamos anteriormente. Mas confesso que foi bom também não ter que passar algumas horas esquentando a cabeça tentando decifrar onde colocar cada informação, mesmo que, de forma geral, não tenha muito mistério. O programa é bem claro e objetivo, com esquema de colocar informações baseado nos números das linhas e tals, que é a mesma forma que o CRA usa. Ainda assim, sempre dá aquela insegurança de fazer algo errado e esquecer alguma informação importante! Com o contador acabou ficando mais fácil nesse aspecto.

Até mais, 

Mari! xD

PS: Armando está até agora chateado que vai ter que pagar pro CRA esse ano hahah

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)