Depois de muito esforço da minha parte para não comprar um carro, finalmente surgiu a necessidade de um. Tentei me esforçar ao máximo pra não precisar, já que, no geral, Toronto é uma cidade bastante acessivel de transporte público (e esse foi um dos motivos de termos vindo pra cá), e eu estava tentando introduzir a bike pra ir pros lugares (o que, além de divertido e super saudável, é muito possível por causa das ciclovias e ruas não tão movimentadas). Porém, meu novo emprego acabou ficando um pouco distante demais (22.5 km por trecho ainda dava pra fazer em uma hora de bike, o que eu achava ótimo já que ainda fazia exercícios, mas o novo trabalho são 38 km aí fica um pouco pesado!), além de ser em outra cidade com transporte público não tão bom (eu demoraria umas 2h de ônibus), então, precisamos realmente comprar um carro.
Minha sorte é que o Armando sempre quis comprar um e estava ligado já em valores, promoções e carros mais recomendados. Muitas das marcas que eram comuns no Brasil, não são aqui. Sem contar que, além de mais marcas, aqui a gente encontra modelos diferentes dos vendidos no Brasil, então, nossa referência era zero. Conversando com pessoas que moram aqui há mais tempo, as marcas que ele considerou melhores (por causa da disponibilidade e preço de conserto) foram, na ordem: Hyundai, Honda, Toyota e Mazda.
Alguns dos critérios que achamos que seriam importantes devido as condições climáticas (lê-se: inverno com neve) pra encontrar no carro foram: 4x4, alto, com aquecimento no volante e nos bancos (faz toda a diferença quando o carro está estacionado fora). Da minha parte, eu queria muito um carro elétrico, ou pelo menos híbrido. Maaasss infelizmente os preços não são muito acessíveis e acabaram ficando bem fora do nosso orçamento =( então, tivemos que optar por um poluidor de gasolina e teremos que compensar plantando muita árvore ao longo da vida ^^'
Considerando que nossa necessidade de carro foi de "nenhuma" para "pra ontem", assim que fui contratada e dei meu aviso prévio de duas semanas no trabalho antigo, Armando já olhou o que tinha a melhor oferta baseado nos nossos critérios e foi assim que acabamos comprando um Tucson da Hyundai. Na época, eles estavam com uma promoção de 0% de juros, que podia dividir o valor do carro em suaves prestações por 8 anos. Era isso mesmo o que estávamos querendo!
Então, o Armando entrou em contato com o vendedor da concessionária pra marcarmos um encontro pra venda. Como já sabíamos o que queríamos, o vendedor nem perdeu tempo. Só mostrou os modelos (desde a versão básica, até a ultra mega power com bancos de couro e teto solar), e optamos pelo que tinha o valor mais acessível pra gente. Só tinha mais um em estoque, e só poderíamos pegar dali uma semana. Demos os $1000.00 pedidos pra segurar o carro, enquanto eles iam analisar nossos documentos pra saber se seríamos aprovados para o financiamento. Uns 3 dias depois ligaram falando que estava tudo certo! Agora era só fazer o seguro, dar a entrada e terminar de assinar os papéis.
Pegamos o resto do (pouco) dinheiro que conseguimos guardar depois do (feliz) rombo no orçamento feito pela entrada da casa, e demos de entrada no carro, pra conseguirmos que as parcelas diminuíssem um pouco pra caber melhor no bolso. Agora, estamos pagando cerca de $165,00 CAD a cada duas semanas. A concessionária ainda nos deu os pneus de inverno (que nos custariam mais de $1200 CAD), revisões de graça e garantia de 3 ou 5 anos, dependendo do item (que foi um dos motivos de não querermos um carro usado: não queremos surpresa no orçamento por um bom tempo).
Com os papeis da aprovação, tivemos que encontrar um seguro de carro (que é obrigatório e você só pode tirar o carro da loja depois que manda pra eles o comprovante). Eles analisam vários fatores pra determinar o valor que vamos pagar, como o histórico da carteira de motorista. Escolhemos o do
TD, que o Armando tem desconto por causa do trabalho e que é o mesmo que pagamos pro seguro da casa. Além disso, esse foi o que tivemos o contato mais fácil, os outros foram meio enrolados, e estávamos precisando com urgência. Pagamos cerca de $300.00 por mês <õ> sorte que a gasolina aqui é barato, geralmente fica perto de $1.00 por litro, então, acaba que não sai tão caro essa parte!
Por ter todas essas etapas antes de sair com o carro, precisei alugar um outro por uns dias pra ir nos primeiros dias de trabalho, mas na quarta-feira já conseguimos pegar o nosso mesmo! =D
Depois disso, só faltou comprar acessórios/itens de necessidade, como: tapetes, kit de emergência (que tem coberta para aquecer, caso o carro quebre a estrada no frio!!!), líquido pra limpar os vidros no inverno, removedor de gelo dos vidros (pra quando neva e o carro está do lado de fora), paradinha pra guardar os pneus extras quando não estão sendo usados (que bom que temos um storage!!)...
Duas coisas que achei impressionantes aqui: eu pensava que meu carro era grande, mas, ao andar na rua, percebi que ele é pequeno quando comparado aos carros ao redor; e que as vagas dos prédios e na rua em geral são bem grandes, porque não ficamos apertados em nenhum momento (com excessão de quando fomos ao shopping Yorkdale, que tinha umas vagas bem pequenas).
Até mais,
Mari! xD