terça-feira, 20 de outubro de 2020

Toronto Household Hazardous Waste: como descartar corretamente o seu lixo em Toronto!

Uma coisa interessante aqui em Toronto é que eles se preocupam muito com o lixo. Além de vários programas de como descartar de forma correta (teve uma vez um evento no nosso prédio antigo), fornecer materiais pra você deixar em casa pra serem guias de descarte (eu sigo um que tenho pregado na geladeira), eles ainda fornecem muitas informações e locais de coleta pra lixo"perigoso", como medicamentos, oleo, baterias, e outros. Toda essa informação pode ser encontrada no site da cidade, mas vou colocar aqui o que eu já aprendi.

Resumidamente, o lixo deve ser dividido em 3: reciclável (mais ou menos parecido com o do Brasil), orgânico (em geral, produtos que se degradam na natureza, como restos de comida) e "garbage" (que seria o lixo que não se enquadra em nenhuma das outras categorias, como plásticos pretos - por algum motivo eles não conseguem reciclar - ou aquele pó que fica dentro do aspirador depois de limpar a casa). Mesmo com toda essa informação, ainda dá pra ficar um pouco confuso, ainda mais quando o seu prédio não tem um espaço claro pra descarte de garbage e orgânicos, mas a gente faz o nosso melhor no dia-a-dia. Em alguns dias certos, o caminhão vem e coleta o lixo do prédio ou das casas, que deixam as latas de lixo na frente e os caminhões só passam recolhendo. Por causa disso, um grande problema que se tem aqui são os guaxinins, que tem o costume de revirar e comer o lixo, quando as latas e conteiners ficam fora de casa de noite. Eles são seres super simpáticos, e um pouco assustadores quando se é pego de surpresa, que rondam a cidade durante a noite, junto com os gambás, coelhos, coiotes e raposas <3 inclusive, existem lixeiras produzidas para serem a prova de guaxinim e várias dicas no site da organização que cuida da vida selvagem de Toronto. Mas eles são muito espertos e já conseguiram vencer alguns dos mecanismos criados pra impedi-los de chegar no lixo.

Um coite avistado um dia desses durante o dia numa das minhas andadas de bike xD

Uma coisa curiosa que teve campanha nos trens de metro no ano passado pra ensinar a galera a descartar corretamente é com relação a roupas. Elas não devem ser jogadas no lixo reciclável (porque as máquinas não conseguem separá-las e acabam quebrando)! Uma opção é usar um dos pontos de coleta de doação de roupas que tem espalhados pela cidade (é sério, tem vários, todos ligados a uma organização como forma de doação, como o Diabetes Canada! Com certeza tem um perto da sua casa ou pelo seu caminho), ou levar em algum evento de trocas/doação de roupas ou levar em um brechó, como o Value Village. Até onde eu sei, eles vão separar as roupas que podem ser usadas/vendidas e dar um fim apropriado as que não podem mais ser usadas, o que inclui doar pra outros países (a CBC fez um artigo bastante interessante sobre isso em 2018, que basicamente conclui que não tem uma solução fácil pra o descarte de roupas e que o ideal é as pessoas terem um consumo consciente).

Com relação aos lixos perigosos, existem duas opções: levar um dia que tiver evento de coleta perto da sua casa, ou levar nos pontos de coleta fixos. O site da cidade fornece todo o tipo de informação, inclusive quando e onde vão ter eventos itinerários de coleta ou o que cada ponto de coleta recebe. Como eu tinha uns remédios vencidos e um pouco de oleo que já estavam esperando ser levados há muuuuito tempo resolvi criar vergonha na cara ir um dia desses em um dos pontos de coleta fixo pra finalmente levar isso!

Pegamos um dia que tínhamos alugado um carro nas férias (sim, minhas férias renderam muito haha), colocamos tudo o que queríamos levar em uma caixa e fomos. O lugar que fomos na Victoria Park é meio que um galpão gigante bem sinalizado, pra mostrar onde ir pra levar o seu lixo. Fomos até o local indicado, tinha um portãozão aberto com uma mesa. Colocamos nosso lixo na mesa e tocamos uma campanhia. Um moço apareceu, olhou, falou que estava tudo certo e fomos embora! Bem tranquilo e saímos com a sensação de que estávamos fazendo a coisa certa :) também tive a sensação de ser a única pessoa no mundo que já fez isso. Então, aqui fica a dica pra espalhar a ideia e quem sabe mais pessoas descartarem seu lixo corretamente e ajudar o meio ambiente!! :D

"We don't need a handful of people doing zero waste perfectly. We need millions of people doing it imperfectly."  - Anne Marie Bonneau, Zero Waste Chef 

(Tradução livre: a gente não precisa de algumas pessoas reduzindo a produção de lixo perfeitamente. A gente precisa de milhões fazendo isso imperfeitamente)

Até mais,

Mari! xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)