domingo, 26 de abril de 2020

Oculista no Canadá

Salve meu povo! Voltei aqui de novo pra falar sobre como foi a experiência de ir ao oculista a primeira vez aqui no Canadá.

Pra quem usa óculos sabe que precisamos trocar pelo menos a cada 3 anos por n razões. Como tinha feito meu último óculos pra ficar bonito pro meu casório (2016), tava na hora de fazer um novo.

Pois bem, no shoping aqui perto de casa tem uma ótica que parecia boa e tinha optometrista pra poder pegar a receita do óculos (já que a minha estava velha  e era em português). Foi ai que fiquei surpreso, porque toda a minha vida sempre fui no oftamologista pra pegar receitas. Nem sabia da exixtência da profissão do optometrista aqui no Canadá. Pra quem como eu não sabia disso, a diferença principal entre um oftalmologista e um optometrista é que um oftalmologista é treinado para realizar uma cirurgia ocular. Seja a cirurgia realizada em ambiente hospitalar, por exemplo cirurgia de catarata, ou cirurgia no consultório, por exemplo a laser para retinopatia pós-catarata, glaucoma ou diabético. Mas ambos podem fazer receitas de óculos e remédios pros problemas mais comuns tipo conjuntivite.

Então vamos a um fato interrestante: Estava querendo ir ao oculista desde fevereiro do ano passado mas tava sempre enrolando pra ir. Em Junho fui dispensado do trabalho e tinha 15 dias restantes pra usar o plano de saúde da empresa então fui correndo pra conseguir usa-lo (então fica a dica amiguinhos não procrastinem porque você nunca sabe o dia de amanhã).

Quanto ao processo é bem tranquilo. Fui um dia no mercado (que tambem é no shopping) e voltando de casa passei no oculista pra saber como que fazia. O atendente me explicou que podia marcar a consulta pro optometrita pro dia seguinte ai depois era só escolher os óculos. Então marquei pro outro dia pela manhã pra ser atendido.

Fui atendido pela Dra Cherry Chong (é muito comum asiáticos mudarem o primeiro nome quando vem pra cá por motivos de ser muito complicado/quase impossível às vezes pronunciar o nome deles em inglês). Os exames que ela fez foram os que eu normalmente fazia no Brasil. O adicional que tinha foi um exame de fundo de olho pra saber se estava saudável. A Dra foi muito atenciosa e me explicou tudo sobre todos os exames. O que eu achei bem legal é que,  depois do exame, ela pegou umas lentes do armário e botou em uma armação pra "testar" se meu grau estava bom. Ai quando botei  armação eu tive aquele problema de parecer que o chão estava meio que "flutuando" (tipo quando você fica olhando pra superfície da água). Aí ela na mesma hora pegou outro par de lentes e resolveu o problema. Com a receita em "mãos" (no sistema da loja) comecei o mais difícil: escolher uma armação.

 Depois de muito escolher peguei uma armação mais fina que a antiga, porém feita de aço inoxidável pra ver se dura mais (normalmente os meus oculos já estão pedindo arrego no último ano de uso). Demorou mais ou menos 1 semana pra pegar os óculos e ficou ótimo no meu rosto. 

E detalhe o plano de Saúde particular cobriu tudo desde a consulta até os óculos! 

Até a próxima,
Armando out!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)