Aqui em Ontario existe um programa de vacinação para a prevenção da gripe. Agora que o inverno está chegando, existem várias propagandas espalhadas pela cidade e várias farmácias ou locais participantes onde você (a.k.a. qualquer um) pode tomar a vacina.
Eu e o Armando estávamos nos preparando pra ir numa farmácia aqui perto pra tomar em algum domingo, mas acabou que ficamos enrolados e fomos postergando. Até que ele descobriu que ia ter uma campanha de vacinação gratuita organizada pelo governo da cidade de Toronto. Como tinha um local relativamente perto de casa, aproveitamos pra ir!! =D
Marcamos o horário no site e chegamos no local um pouquinho atrasados (tá, eu cheguei um pouquinho atrasada porque o ônibus enrolou, Armando já estava lá), que era na perto da praça de alimentação em tipo um shopping/centro comercial. Tinha várias mesas com várias enfermeiras dando vacina. Nós tivemos que preencher um documento com nossas informações (basicamente nome, endereço, se tínhamos alergia, se estávamos doentes, etc...) e dizendo que autorizávamos tomar a vacina! Anexado a esse papel tinha um outro com várias informações e riscos sobre a vacina. Achei bem interessante (e quase fiquei com medo de tomar hauhauah). Depois de preenchidos, falamos com um moço que estava na frente e ele nos indicou uma mesa vazia. Entregamos os papeis, a moça perguntou novamente se tínhamos alergia e, quando dissemos que não, nos aplicou a vacina. Pela primeira vez na vida tomei uma vacina que não doeu NADICA DE NADA! <õ>
Por fim, ela nos disse pra ficarmos esperando sentados numas cadeiras que tinham separadas ali perto por 15 minutos, antes de irmos embora pra casa. Então, ficamos lá esperando até dar nosso tempo e fomos embora (mas antes nos demos de presente uma janta no McDonalds pra ver se ganhávamos algo na promoção do Monopoly xD ganhamos um Muffin! Mas ainda estamos em busca da cartinha do aeroporto de Vancouver!! xD)! Achei bem diferente essa preocupação de fazer a gente ficar esperando! Nesse meio tempo, ouvimos outros brasileiros que também tinham ido tomar a vacina.
O engraçado é que, quando o Armando comentou isso com um colega de trabalho dele, ele disse "E você acredita nessas coisas?" <õ> uma colega minha teve uma reação meio parecida. Ela disse que existe uma ideia do governo de fazer a vacina de gripe obrigatória e comentou que não concordava muito, que eles tinham que deixar as pessoas escolherem se querem tomar ou não. E me perguntou se eu sempre tomava essa vacina. Eu disse que sim e ela perguntou se eu achava que funcionava. E eu disse que nunca tive gripe na vida (detalhe: ela estava meio doente há um tempinho). Fiquei pensando um pouco sobre o assunto e, pra mim, gripe sempre foi quase um conto de fadas: uma história que as pessoas contam, mas que nunca vi acontecer de verdade! De qualquer forma, achei bem curioso como diversas culturas lidam de forma distinta sobre as vacinas! E quando você pensa que existe um mundo inteiro de culturas e pensamentos diferentes, você percebe que seu mundinho é muito pequeno!
Até mais,
Mari! xD
PS: Não cheguei a pesquisar quanto custaria a vacina se tivéssemos ido tomar na farmácia mesmo, mas uma pessoa me disse que era pro volta de $40,00 por pessoa! Não sei se é verdade!
PS2: O único efeito colateral que tivemos foi no dia seguinte estar com a região onde foi aplicada a vacina meio dolorida quando mexia o braço (o Armando achou o braço dele meio inchado), mais nada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)